quinta-feira, 21 de dezembro de 2023

Campinos em Festa II – Parte 3/5: Crianças Toureiam Cães Durante "Espectáculo" Autorizado pela IGAC

No dia 26 de Novembro de 2023 realizou-se na praça de touros de Coruche um “espectáculo tauromáquico” de “variedades taurinas” que foi autorizado, dirigido e eventualmente fiscalizado pela IGAC – Inspecção Geral das Actividades Culturais.

Embora não fazendo parte do cartaz, foi permitido que crianças entrassem na arena para fazerem umas brincadeiras parvas com um cão.




Estas crianças “brincaram” aos toureiros recorrendo “apenas” a capotes, mas a IGAC não devia ter permitido que um cão fosse colocado na arena e que acontecessem estas cenas tão tristes. 

Como se não bastasse estas crianças, bem como outras da mesma idade, terem assistido às cenas de violência inerentes à lide dos bovinos, quando a ONU já recomendou, mais que uma vez, a Portugal que afaste os menores de 18 anos de idade da tauromaquia, é natural que se tenha passado a mensagem de que se podem "tourear" canídeos. Isto é gravíssimo, tendo em conta que é provável que muitas das crianças que assistiram ao evento Campinos em Festa II tenham cães, enquanto animais de companhia. 

Esperemos que estas crianças não venham a tourear os seus cães nas suas casas, com uma imitação de toureio a pé, recorrendo a mantas e eventualmente também a facas. 

1 comentário:

  1. Nota adicional à publicação: Não só não devia ter sido permitido que este cão e estas crianças entrassem na arena, como se levantam outras questões, como, por exemplo, nos recintos de espetáculos de natureza artística os espectadores não poderem entrar com animais ou objetos suscetíveis de perturbar a realização do espetáculo ou o público, exceptuando-se os cães de assistência, nomeadamente os cães-guia, os cães para surdos e os cães de serviço (o que não parece ser o caso).

    ResponderEliminar