Carta enviada à CM e BV de Barcelos, Cc Minho Anti-touradas
Excelentíssimo Senhor Presidente da Direção dos Bombeiros Voluntários de Barcelos,
Excelentíssimo Senhor Presidente da Câmara Municipal de Barcelos,
Tomámos conhecimento de que está a ser anunciada uma tourada para decorrer nesse município no dia 6 de Maio (http://www.taurodromo.com/agenda/1087/corrida-de-toiros-barcelos-6-de-maio-de-2012.aspx).
A indústria tauromáquica, encontrando-se em avançado estado de declínio, está a tentar, recorrendo a praças ambulantes, entrar em zonas do país onde a tradição das touradas não existe e, para que se torne menos intolerável para as populações, recorre a manobras como a beneficência. Não é pois de estranhar a escolha desse concelho nem a componente da angariação de verbas para a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Barcelos, chegando-se ao cúmulo de se invocar a memória de alguém que já não se encontra com vida, na tentativa de se justificar que se acabe violentamente, aos poucos e sob aplausos, com a vida de animais inocentes (http://www.barcelos-popular.pt/index.php?zona=ntc&tema=3&lng=pt&id=4017).
Perguntando-nos por que motivo a generosidade dos BVB não se vai estender a estes inocentes seres, concluímos que talvez seja por falta de noção do sofrimento que, na realidade, está contido nas touradas. E, por isso, pedimos ao Sr. Presidente da Direção dos BVB o favor de transmitir aos seus homens, o seguinte:
- A tauromaquia é uma atividade onde impera a extrema crueldade contra animais indefesos. Os cavalos sofrem física e psicologicamente. Os touros, totalmente desrespeitados, sofrem ainda mais e por um período de tempo mais alargado. Em termos muito gerais, e reportando-nos exclusivamente ao período que se inicia algumas horas antes do espetáculo em si, estes seres sencientes começam a sofrer e a ficar debilitados durante a fase de preparação para as corridas à portuguesa - seja, por exemplo, durante o transporte ganadaria-praça, em que o stress os faz perder cerca de 10% do seu peso, seja na preparação dos seus cornos (vide sff http://www.youtube.com/watch?v=sKycgcoxedQ). Na arena, não faltam sinais de medo, confusão, stress, exaustão, dor e muito sofrimento, sinais estes que, por desconhecimento, nem sempre são identificados (vide sff http://mgranti-touradas.blogspot.com/2012/03/corridas-portuguesa-sinais-de.html). Já fora do alcance da vista do público, os ferros/bandarilhas são arrancados, à força, do dorso das vítimas, o que lhes provoca enormes buracos e feridas e um sofrimento-atroz marcado por ensurdecedores berros de dor. Por fim, na quase totalidade dos casos, resta-lhes aguardar um a três dias, em tremenda agonia, pelo abate em matadouro.
Os BVB ainda estão a tempo de, numa atitude de grande coragem, decência e bondade, se dissociarem da “Grandiosa Corrida de Touros” a seu favor. Fica o nosso apelo a essa nobre Instituição, na pessoa do Sr. Presidente da Direção Dr. Vitor Coutinho.
Face ao exposto, bem como à forte contestação social de que a tourada em causa está a ser alvo, e tendo em conta que a realização de corridas de touros em praças ambulantes carece de autorização e licenciamento por parte do Município onde se pretende a instalação destas, apelamos à Câmara Municipal de Barcelos, na pessoa de V. Exa, Sr. Presidente Miguel Costa Gomes, para que recuse conceder qualquer licença ou autorização para a realização desta, ou de qualquer outra, tourada.
Agradecendo antecipadamente a atenção dispensada e ficando na expectativa de uma resposta a esta mensagem que esperamos que seja positiva,
Com os melhores cumprimentos,
MARINHENSES ANTI-TOURADAS
Marinha Grande – Portugal
Que o Galo de Barcelos cante bem alto antes da data prevista para a aplaudida morte lenta dos 6 inocentes bovinos!...
Não sabem mesmo o que dizem, quanto mais falam menos acertam. Vivam as vossas vidas e deixem a dos outros.
ResponderEliminarOra nem mais! os taurinos só falam asneiras e a mensagem para eles é essa mesmo:
ResponderEliminarVivam as vossas vidas e deixem as dos outros, como sejam as dos touros, em PAZ!
Estúpidos, idiotas, insensíveis,... os taurinos fazem-me sofrer tanto que chego a ter-lhes ódio.
ResponderEliminar