sexta-feira, 9 de março de 2012

Publicidade Longe da Crueldade - Apelo enviado pelos MAT a título de início de campanha

Apelo enviado pelos Marinhenses Anti-touradas, no passado dia 1 de Março, às principais agencias de meios de comunicação, Cc à RTP1, TVI e SIC, e a algumas associações.

Assunto: Publicidade Longe da Crueldade - Apelo

Exmos. Srs.,

Esta nossa mensagem pretende ser, acima de tudo, um apelo para que a V/ agência, nos diversos meios em que atua, não beneficie, direta ou indiretamente, a indústria tauromáquica.

Em relação, concretamente, ao meio televisão, o nosso pedido é o de que procedam de forma a que o planeamento e contratação da comunicação comercial audiovisual correspondente às campanhas das V/ marcas/clientes nunca contemplem programas de desrespeito pelos animais, nomeadamente, espetáculos tauromáquicos, e que, inclusive, sempre que se verifiquem alterações nas grelhas de programação que levem a que inserções de spots planeadas passem, por este motivo, a coincidir com aqueles programas, seja efectuada uma recolocação da publicidade inicialmente contratada.

A tauromaquia é uma atividade onde impera a extrema crueldade contra animais indefesos, crueldade essa que nem sempre é perceptível para quem assiste a touradas pela televisão. Os cavalos sofrem física e psicologicamente. Os touros, totalmente desrespeitados, sofrem ainda mais e por um período de tempo mais alargado. Em termos muito gerais, e reportando-nos exclusivamente ao período que se inicia algumas horas antes do espetáculo em si, estes seres sencientes começam a sofrer e a ficar debilitados durante a fase de preparação para as corridas à portuguesa - seja, por exemplo, durante o transporte ganadaria-praça, em que o stress os faz perder cerca de 10% do seu peso, seja na preparação dos seus cornos (vide sff http://www.youtube.com/watch?v=sKycgcoxedQ). Na arena, não faltam sinais de medo, confusão, stress, exaustão, dor e muito sofrimento, sinais estes que, por desconhecimento, nem sempre são identificados (vide sff http://mgranti-touradas.blogspot.com/2012/03/corridas-portuguesa-sinais-de.html). Já fora do alcance da vista do público, os ferros/bandarilhas são arrancados, à força, do dorso das vítimas, o que lhes provoca enormes buracos e feridas e um sofrimento-atroz marcado por ensurdecedores berros de dor. Por fim, na quase totalidade dos casos, resta-lhes aguardar um a três dias, em tremenda agonia, pelo abate em matadouro.

Razões para desejarmos a abolição da tauromaquia e tentarmos enfraquecer a indústria tauromáquica não nos faltam. Daí o nosso apelo à V/ agência, na esperança de que resulte numa quebra no número de inserções publicitárias comerciais correspondentes às touradas veiculadas pela RTP1 e pela TVI, e de que essa quebra contribua para a redução do número de corridas de touros televisionadas, com a decorrente perda de benefícios económicos, e não só, para os promotores dos eventos, artistas, outros participantes e para a indústria tauromáquica em geral.

Aproveitamos a presente mensagem para vos dar conhecimento de que vamos meter em marcha campanhas contra as marcas que, doravante, optarem por marcar qualquer tipo de presença no decurso, interrupções, ou intervalos imediatamente anteriores ao inicio: das emissões de espetáculos tauromáquicos pelos canais generalistas nacionais de sinal aberto. Com vista à obtenção do impacto pretendido, já contactámos outras organizações pela abolição das touradas que se mostraram disponíveis para agir em articulação de esforços connosco na hora de iniciar/divulgar estas campanhas e, no que se refere à divulgação, contamos ainda com alguns dos nossos apoiantes/seguidores, sendo que, em breve, vamos solicitar a estes que vos enviem o texto que se encontra em anexo.   

Na expectativa do bom acolhimento deste nosso apelo,
Com os melhores cumprimentos,
MARINHENSES ANTI-TOURADAS

(Anexo enviado:
Texto que se encontra abaixo do tracejado em
http://mgranti-touradas.blogspot.com/2012/03/publicidade-longe-da-crueldade-envio-de.html)

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