quinta-feira, 5 de maio de 2011

Tourada na Marinha Grande - Pedido de Não autorização

Peça ao executivo camarário da Marinha Grande para Não autorizar a tourada anunciada para o próximo dia 21 de Maio

Por favor, envie a mensagem sugerida pela Associação ANIMAL, ou a sua própria mensagem, se preferir, 

Para: presidente@cm-mgrande.pt,paulo.goncalves@cm-mgrande.pt,tereza.coelho@cm-mgrande.pt,marina.pedrosa@cm-mgrande.pt,cidalia.ferreira@cm-mgrande.pt,judite.santos@cm-mgrande.pt,paulo.vicente@cm-mgrande.pt,ana.domingues@cm-mgrande.pt

Cc: campanhas@animal.org.pt

Mensagem Sugerida:

Exm.º Senhor Presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande
Ex.mos Senhores Vereadores da Câmara Municipal da Marinha Grande

Excelências,

Tomei conhecimento de que está anunciado um espectáculo tauromáquico em praça desmontável para acontecer na Marinha Grande, no próximo dia 21 de Maio. Sendo o concelho da Marinha Grande tão rico em beleza natural, factor grandemente responsável pelo afluxo de turistas à região, é chocante que mais uma vez se venha a manchar com um evento destes, que pela sua natureza cruel, já não pode ter lugar numa sociedade civilizada.

Conforme V. Exas. terão conhecimento, em Portugal, nos concelhos onde não existam praças de touros fixas ou onde as praças de touros fixas sejam propriedade e/ou administradas pelos municípios, cabe a esses municípios decidirem se autorizam ou não a realização de espectáculos tauromáquicos. Mesmo não tendo poder legislativo para proibí-los, têm poder administrativo para não os autorizarem. Têm, além do mais, e é isso que está aqui principalmente em questão, o poder, o dever e a responsabilidade política, social e moral de decidir sobre se aceitam que animais sejam barbaramente torturados num espectáculo público nas vilas e cidades que administram.

Soube ainda que, em 2009, a Associação ANIMAL terá submetido à apreciação do Executivo Municipal de V. Ex.as a Moção "Cidade Anti-Touradas",  cuja resposta aguarda até hoje. Esta seria uma excelente oportunidade para V. Exas. analisarem o referido documento e tomarem a decisão mais ética: a de tornarem a Marinha Grande na 2.ª Cidade Anti-touradas portuguesa. Em Espanha já existem 82 cidades e vilas que tomaram esta decisão, 4 em França, 2 no Equador, 3 na Colombia e 2 na Venezuela, e os números estão sempre a crescer.  

Face a este pedido e a estas palavras claras, sérias, fundadas nos melhores princípios, numa ética racional e no desejo de que Portugal seja cada vez mais um país moderno e progressista que não admita a crueldade contra animais, peço a V. Exas. uma decisão urgente – e saliento que a decisão que peço a V. Exas. é a única moral, social e politicamente aceitável: a de não autorizarem a tourada que está a ser anunciada para 21 de Maio, nem qualquer outra tourada, em qualquer altura ou lugar, no concelho da Marinha Grande, e que considerem tornar a V. cidade numa “Cidade Anti-Touradas”.

Agradecendo antecipadamente a atenção de V. Ex.ª e ficando na expectativa de uma resposta a esta mensagem,

Com os melhores cumprimentos,

De V. Exas,

Nome:
Cidade:
E-mail:

17 comentários:

  1. Marinhense Aficionado11 de maio de 2011 às 21:31

    Lá vêem os 30 gatos pingados para aqui de novo contra as touradas.
    Tauromaquia é uma tradição Portuguesa por isso respeitem.
    Sou Português sou Aficionado.

    ResponderEliminar
  2. AHHH Ainda Gostava de ver a cancelarem a tourada de 21 de Maio os Bilhetes ja tão quaze todos vendidos não são 30 gatos pingados como o Aficionado disse e muito bem que vão cancelar. Em vez de andarem a gastar dilheiro em bandeiras camisolas com os simbolos juntem é dinheiro para dar ração aos animais abandonados.

    ResponderEliminar
  3. Em vez de certas pessoas escreverem lixo gastem o dinheiro em coisas dignas e não em touradas.

    O dever de proteger os animais é de todos não só de alguns.

    Não faltará muito que estas mobilizações passem de 30 "gatos pingados" como esses imbecis dizem para centenas de pessoas e nesse dia nós vamos ver como é!

    É esta gente atrasada que leva Portugal para o buraco onde está!

    Não têm qualquer direito de exigir respeito perante atrocidades, perante tortura e perante algo que já devia estar na lei como crime!

    Mas para lá caminhamos e por muito que as gentes atrasadas da tauromaquia queiram salvar o seu negócio sujo, isso não vai ser possível! :)

    Cumprimentos!

    ResponderEliminar
  4. Acho que só não serão mais de 100 pessoas na Marinha Grande porque com manobras de diversão cuidadosamente preparadas conseguiram atrasar tudo (e etc..) mas a continuarem assim vai haver outro 25 de Abril na Marinha Grande e da próxima vez será uma luta ainda mais evoluída contra a opressão de seres indefesos. Essa gentalha ainda não entendeu que se está a meter na terra errada. Não perdem pela demora. Concordo com o Sérgio e é de mensagens dessas que esta luta precisa. Se houver protesto, eu vou e levo um amigo também.

    ResponderEliminar
  5. Marinhense Aficionado16 de maio de 2011 às 22:18

    Eu já trabalho e pago os meus impostos para pagar a ração aos animais que estão no governo e funcionários públicos.
    Mas graças a deus ainda tenho 15€ para esta grande festa ;)
    Sou Português sou aficionado!!
    Preocupem se com as condições que os cavalos/burros dos ciganos estão.

    ResponderEliminar
  6. Sou português, abomino touradas17 de maio de 2011 às 00:03

    Também sou português, tenho dinheiro para comprar uma praça de touros dessas de latão que vão meter na Marinha Grande, mas tenho melhores formas de gastar o meu dinheiro. Possivelmente o Marinhense Aficionado também tem dinheiro para ir às putas e talvez elas consintam. Mas prefere pagar para ver violentar animais indefesos. Consigo é que eu não me preocupo. Lol

    ResponderEliminar
  7. Marinhense Aficionado17 de maio de 2011 às 19:40

    Não preciso que se preocupe comigo.
    eu é que me preocupo com os desgraçados que devem trabalhar para si para estar ai a dizer que tem assim tanto dinheiro.
    Mas essa praça de latão vai estar cheia.
    Por isso talvez na marinha haja muito aficionado.
    Mas manifestantes são sempre os mesmos (30)
    levem os animais de estimação para parecerem mais ;)
    Descansem e tratem do vossos animais como eu trato dos meus.

    ResponderEliminar
  8. Sou português, abomino touradas disse...18 de maio de 2011 às 02:34

    Como se uma merda de uma praça de latão custasse assim tanto dinheiro. Sou médico psiquiatra e não tenho ninguém a trabalhar para mim. Há formas honestas de enriquecer sem ser à custa dos mais desfavorecidos, sabia? Fique sabendo que só não vou à manifestação por me ser complicado deslocar à Marinha Grande no dia 21. Tenho muita pena dos seus animais. Não era eu que queria estar na pele deles.

    ResponderEliminar
  9. se correr bem sao 3000 pessoas na tourada contra 10 ou 20 k nao tem mais nada k lutar. lutem contra o desemprego por ex. obrigado pelo vosso comtributo para a tourada. assim cada vez mais gente vai á tourada.

    ResponderEliminar
  10. Marinhense Aficionado23 de maio de 2011 às 19:54

    Então não dizem números da manifestação???

    ResponderEliminar
  11. Os números da manifestação não fazem com que se possa recuar no tempo e salvar os animais da crueldade a que foram sujeitos. Também não fazem ressuscitar os bovinos que foram mortos após longas horas, mais do que um dia, de sofrimento.

    ResponderEliminar
  12. Anda tudo doido à procura dos números da manifestação. Já vi vários números entre 20 e 40.... Pelo que me disse uma pessoa que esteva lá era mais gente que o ano passado e estiveram mais de 40 pessoas, mas também gostava de saber por vosso intermédio quantos foram. De notar que sou contra as touradas.

    ResponderEliminar
  13. Chegámos a ser entre 30 a 40 pessoas no final da manifestação. Como muita gente chegou atrasada é normal que tenham surgido números muito diferentes, consoante o horário em que foi efectuada a contagem. A divulgação do protesto por parte dos MAT falhou. Os contratempos foram mais que muitos. Muita gente pensou que não ia haver tourada porque os Jornais locais chegaram a noticiar que ela tinha sido cancelada. Por exemplo, a quase totalidade das pessoas que protestou em 2009 não marcou presença em 2011 porque não teve antecipadamente conhecimento da manifestação. Enfim, reconhecemos que houve algumas falhas da nossa parte e o importante é que não se repitam em eventuais próximos protestos. Ainda assim, o protesto, que foi promovido por uma das maiores organizações de defesa dos direitos dos animais, teve bastante impacto e o saldo é, obviamente, positivo.

    ResponderEliminar