sábado, 27 de junho de 2026

Banco de Sangue Animal esclarece que não patrocinou a Feira do Mundo Rural de Mêda 2026


A recente Feira do Mundo Rural de Mêda esteve envolvida em polémica. O programa incluiu várias actividades de desrespeito pelos animais, entre as quais uma tourada de praça. Esta actividade, durante a qual foi derramado sangue de animais, contou com diversos apoios públicos, entre os quais uma comparticipação de 25 mil euros. Centenas de pessoas enviaram uma mensagem à autarquia local, demonstrando indignação perante a realização desta actividade, que teve lugar pela primeira vez em Mêda, e os respectivos apoios públicos.

Entre estas pessoas, houve quem reparasse que um logotipo do Banco de Sangue Animal figurava no cartaz oficial da referida feira. Assim, questionámos esta entidade no sentido de apurarmos se teria patrocinado ou apoiado o evento em causa.

A resposta veio esclarecer a situação: o Banco de Sangue Animal informou-nos de que não patrocinou nem publicitou o evento e esclareceu ainda que o logotipo utilizado no cartaz corresponde a uma versão antiga da sua identidade visual.

Partilhamos a célere e esclarecedora resposta que nos foi remetida pelo Banco de Sangue Animal:

"Exmos. Senhores,

Agradecemos desde já o vosso contacto e o interesse demonstrado. 

Esclarecemos que o Banco de Sangue Animal não patrocinou ou publicitou o referido evento, nem tinha qualquer indicação prévia relativamente à programação do mesmo.

A nossa instituição patrocina eventos de natureza médica, ciêntífica ou académica, em linha com a nossa missão e princípios. No início deste mês patrocinamos e estivemos presentes na EVECC - Congresso Europeu de Medicina Veterinária de Emergência e Cuidados Intensivos, que decorreu na Escócia, por exemplo.

Importa ainda clarificar que o símbolo que surge no cartaz não corresponde ao logótipo atual do Banco de Sangue Animal. (infra poderão ver a linha atual dos nossos logos).

Trata-se de uma versão antiga da nossa identidade visual, que deixou de ser utilizada há vários anos, pelo que não entendemos como, nem porque motivo foi incluída no referido material.

O que fizemos, como temos vindo a fazer há muitos anos e em diversos contextos, foi contarmos com a presença de uma Enfermeira Veterinária do BSA no recinto, com o objetivo de esclarecer tutores de cães e gatos sobre a atividade do BSA e como podem contribuir para salvar outros animais em clínicas e hospitais veterinários. É um trabalho de divulgação que fazemos de Norte a Sul do País e que nada tem que ver com patrocínio ou apoio a este tipo de eventos.

Reforçamos o nosso compromisso com o bem-estar animal e lamentamos qualquer eventual mal-entendido.

Com os melhores cumprimentos,

(...)"

Sem comentários:

Enviar um comentário