sábado, 8 de março de 2025

Acção de Envio de Mensagens | Contribuição para Consulta Pública - Oposição à inventariação da "Vaca das Cordas"


Está a ser feita uma tentativa de inscrição da "Vaca das Cordas" de Ponte de Lima no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial (de Portugal). Não podemos permiti-lo.

Por favor, envie uma mensagem da sua autoria, ou a mensagem abaixo sugerida, para os endereços indicados. 

Assunto: Contribuição para Consulta Pública - Oposição à inventariação da "Vaca das Cordas"

Para: inpci@patrimoniocultural.gov.pt

Bcc: marinhenses.antitouradas@gmail.com

Exmos./as. Srs./as., 

Venho, por este meio, expressar a minha total oposição à tentativa de inscrição da "Vaca das Cordas" no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial.

Esta prática, que consiste em restringir o movimento do animal e sujeitá-lo a uma situação de stress e sofrimento, não representa um valor cultural que deva ser protegido, mas sim uma forma de exploração e subjugação animal. 

A cultura e as tradições devem evoluir para refletir princípios éticos e de respeito pelos seres sencientes. O sofrimento dos animais não pode ser legitimado sob o argumento da preservação cultural, especialmente quando há um claro desrespeito pelo seu bem-estar. 

Há um crescente reconhecimento da necessidade de repensar práticas que envolvem sofrimento animal, promovendo alternativas que respeitem a dignidade de todos os seres sencientes. 

Apelo ao Instituto do Património Cultural para que não valide esta prática através da inventariação da mesma. 

Aguardo a consideração de V. Exas. sobre este assunto, na expectativa de que haja um parecer que reflita os valores de progresso e respeito que a sociedade contemporânea exige. 

Com os melhores cumprimentos, 

[Nome]

[Outros dados pessoais]

9 comentários:

  1. Mensagem enviada. Recebi o apelo por e-mail e vi também agora aqui. Obrigado uma vez mais pelo vosso trabalho.GC

    ResponderEliminar
  2. ai que ainda não fiz e vcs ate me enviaram mail.. vai já

    ResponderEliminar
  3. Até quando se pode enviar? Para saber se ainda vale a pena partilhar nos meus grupos...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite. O período da consulta pública terminou ontem. É preferível não haver mais divulgação, pois as mensagens que vierem a ser enviadas já não serão tidas em conta. Os nossos agradecimentos pela sua oferta de ajuda. Bom resto de domingo e boa semana.

      Eliminar
    2. Rectificação: O período da consulta pública termina apenas no dia 7 de abri. Afinal são 30 dias úteis. Sim, por favor partilhe. Pedimos desculpa por estarmos a comentar como "anónimo", mas acontece com alguma frequência não conseguirmos responder de outro modo. Esperando que eventualmente ainda volte aqui, por favor envie-nos uma mensagem por e-mail, para que lhe possamos explicar melhor por que, afinal, faz sentido continuarmos a divulgar esta acção de envio de mensagens. Os nossos agradecimentos e até breve por e-mail (esperamos). Marinhenses Anti-touradas

      Eliminar