sábado, 24 de fevereiro de 2024

Viana do Castelo conclui reconversão de antiga praça de touros em multiusos desportivo


A Câmara de Viana do Castelo anunciou esta sexta-feira a conclusão da empreitada de reconversão da antiga praça de touros em complexo desportivo, iniciada em 2021, num investimento próximo de cinco milhões de euros.

A obra, que ascendeu a 4.894.362 euros, permitiu transformar os 3.800 metros quadrados e cerca de 65 metros de diâmetro da antiga arena “numa estrutura multifunções para servir o desporto e os jovens, apta para a prática de várias modalidades em simultâneo como ginástica, esgrima, patinagem artística, hóquei em patins e basquetebol”.

O piso 0 da antiga praça de touros, desativada desde 2009, ano em que a cidade se declarou anti- touradas, “conta agora com áreas comerciais, com acesso pelo exterior e independentes do edifício principal, receção, secretaria e administração, balneários, salas de treino/aquecimento, área de ginástica rítmica e artística/campo de jogos, área de ginástica de trampolins e saltos, campo de jogos e área técnica.

No primeiro piso da Praça Viana foi construída uma bancada com 240 lugares, sala de troféus, restaurante, bar, cozinha e instalações sanitárias públicas.

De acordo com a memória descritiva do projeto, a reconversão da antiga praça de touros foi executada “tendo como base o edifício existente e mantendo as caraterísticas arquitetónicas ao nível da fachada exterior e volumetria”.

A “forma, a implantação, e a estrutura principal do edifício atual foi mantida, mas a função adaptada m nova vertente desportiva”.

A reconversão da antiga praça de touros está integrada no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU), candidatado a fundos comunitários do Portugal 2020. A Praça Viana é gerida pela Escola Desportiva de Viana (EDV), em regime de comodato assinado, em 2021, entre a autarquia e a coletividade que conta atualmente com 1.300 atletas. A obra foi contestada, nos tribunais, pela Federação Portuguesa de Tauromaquia (Pro Toiro) para travar “a demolição da antiga praça de toiros”.

A Praça Viana agora concluída vai integrar a futura Cidade Desportiva que o município pretende criar. Trata-se de “um corredor verde desportivo entre a Praça Viana e o complexo desportivo Manuela Machado, com infraestruturas de desporto e lazer”

Em Jornal Vilaverdense, 23 de Fevereiro de 2024,

2 comentários: