sábado, 23 de junho de 2012

A Tenta



1. O QUE É A TENTA

A “tenta” é um teste daquilo a que alguns chamam de bravura do (chamado) gado bravo de lide. Faz-se a praticamente todas as fêmeas e a alguns machos quando estas/estes têm cerca de 2 anos de idade.

1.1. A tenta das fêmeas

Um homem, o tentador (geralmente um picador profissional), montado em cima de um cavalo cujos olhos estão vendados e armado com uma vara de 2,5m com um aguilhão na ponta, provoca cada vaquinha de modo a que esta invista contra o cavalo, para assim a "castigar" (termo utilizado no meio tauromáquico), espetando-lhe o aguilhão entre as espáduas, e repetindo este processo várias vezes quando é conseguida a recarga. Muitas das jovens vacas são ainda lidadas de muleta. Tudo isto é feito nos tentadeiros das ganadarias (redondéis ou pequenas praças de touros). Participam, para além do picador (que tem o papel principal), amadores e toureiros (ou ex toureiros) profissionais, o ganadeiro e o pessoal superior da ganadaria. Assistem, frequentemente, muitos convidados.



1.2. A tenta dos machos

1.2.1. No tentadeiro
Para as tentas feitas em tentadeiro, o procedimento é basicamente o mesmo tanto para fêmeas como para machos. As diferenças que existem visam que estes, que são dotados de uma excelente memória, se um dia chegarem a ser torturados também numa corrida de touros, não se recordem da tenta, já que isso pode ser uma desvantagem para quem os vier a lidar em praça. Assim sendo, enquanto nas tentas das fêmeas, na primeira fase, os toureiros de turno utilizam o capote para afastar as vaquinhas do cavalo, para que elas, preferencialmente, voltem a investir contra o cavalo e sejam novamente picadas com a vara; nas tentas dos machos são utilizados, para o efeito de os afastar provisoriamente do cavalo, ramos de eucalipto ou choupo. 

1.2.2. Em campo aberto
Uma vez que o tentadeiro pode dar a conhecer um ambiente semelhante ao de uma praça de touros - com todas as desvantagens que daí poderão advir decorrentes da capacidade de aprendizagem e excelente memória dos bovinos -, os machos são quase sempre tentados "a campo aberto". Dois cavaleiros separam de um grupo o indivíduo que querem tentar, servindo-se para Isso de longas varas com que, de seguida, o perseguem até o conduzirem ao local onde se encontra o tentador. Quando o animal perseguido percebe que lhe taparam o caminho, num instinto de defesa tenta atacar o tentador, que aproveita para o "castigar", da mesma forma como se "castiga" em tentadeiro: picando-o repetidamente com o aguilhão da vara dos 2,5m. Há animais que são espetados 12 (DOZE) ou mais vezes. Não é raro que este procedimento decorra imediatamente a seguir a um outro teste, igualmente cruel: acosso e derrube

2. A VIOLÊNCIA DAS TENTAS

2.1. A tenta como ato violento para os bovinos

Ao serem picados com o ferro afiado e comprido que lhes rasga e perfura a pele, a carne e os músculos, estes animais que estão a ser testados sentem dores fortíssimas. Fazendo por libertar-se da vara, empurraram o cavalo montado pelo picador, o que faz com que a vara lhes perfure ainda mais o corpo e os deixe severamente feridos e enfraquecidos. Para alguns, os maus tratos do dia não terminam após estes lances de varas nem depois da lide de muleta, porque são ainda violentados pelo cravar de bandarilhas por indivíduos com mais ou menos experiência, incluindo alunos de escolas de toureiro.

2.2. A tenta como ato violento para os cavalos

Os cavalos, que estão mal protegidos, apenas pelo “peito” - uma espécie de capa de borracha e algodão - sofrem as investidas dos bovinos e ficam frequentemente com lesões, em especial lesões internas nem sempre visíveis, que a tal estrutura, supostamente protectora, não consegue prevenir. Além disso, são derrubados com alguma frequência, devido às referidas investidas, ocorridas num momento em que eles estão de olhos vendados e com os movimentos dificultados pela estrutura que os deveria proteger, mas que não só não os protege convenientemente como é desconfortável e pesada.


3. O DESTINO DAS VÍTIMAS TESTADAS

3.1. O destino das fêmeas

À generalidade das fêmeas que são atraídas pelos cites do picador, e que investem várias vezes contra o cavalo e obtêm boa nota na tenta, é-lhes atribuída a função de procriar até aos 13/14 anos de idade, normalmente, dois anos sim, um ano não. Quanto às que não são atraída pelos cites do picador, fogem do cavalo ou da vara ou, por outros motivos, obtêm má nota final, vão para o matadouro. Arriscamos dizer que é o que acontece a cerca de 50% das vacas testadas. (De referir que algumas vaquinhas nem chegam a ser testadas em tentas, pois são torturadas ainda antes disso, por exemplo em treinos de toureiros e de alunos de escolas de toureio, e perdem a vida antes de completarem os 2 anos de idade.)

3.2. O destino dos machos

O destino de cada macho pode depender da classificação obtida no lance de varas, mas também de outras classificações, como a que obtiver numa eventual complementar lide de muleta ou num eventual anterior teste de acosso e derrube. Regra geral, os machos que obtiverem muito boas notas em todos os testes a que forem submetidos ficam na ganadaria a cobrir vacas, dependendo a continuação desta função das características dos filhos que forem tendo. Já os que obtiverem má nota no lance de varas, mas boa nota num anterior teste de acosso e derrube, ficam na ganadaria para poucos meses ou poucos anos depois serem torturados para gáudio de pessoas que pagam para ver. Os que tiverem má nota no lance de varas e que não tenham sido alvo de acosso e derrube, bem como os que embora tendo boa nota no lance de varas ainda forem toureados de muleta e já nesta fase não convencerem quem os está a avaliar, são abatidos. 

Gado "Bravo" de Lide?

[Texto: Marinhenses Anti-touradas]

7 comentários:

  1. Que HORROR!
    Nem um guionista de filmes de terror se lembraria de tal BARBARIDADE!
    Só mesmo as BESTAS HUMANAS!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordamos, Isabel. E o horror é ainda maior do que aquele que aqui foi descrito. Não é fácil descrever atrocidades como estas.

      Eliminar
  2. Sou absolutamente contra este tipo de espectaculos.

    ResponderEliminar
  3. boas...existe alguma petição online contra estas barbaridades?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Gonçalo. Que tenhamos conhecimento, não existe. Mas mesmo que passe a existir, não temos como conseguir a proibição das tentas em geral enquanto a tauromaquia for legalmente permitida, pois o argumento de se fazerem tentas é estas servirem para seleccionar os animais para as touradas, bem como os seus reprodutores. Além disso, como as tentas são feitas em espaços privados (nas ganadarias), mesmo que fossem proibidas, seria difícil haver fiscalização. Quanto à sorte de varas (que é muito semelhante às tentas mas decorre, por exemplo, numa primeira fase das touradas espanholas), já foi proibida em todo o Portugal.

      Eliminar
    2. Actualização: desde a entrada em vigor da Lei n.º 8/2017, de 3 de março, que estabelece um estatuto jurídico dos animais, as tentas deixaram de ser permitidas (embora se saiba que continuam a realizar-se).

      Eliminar
  4. Sou totalmente contra essas atrocidades. Eles têm medo, sente dores .chega de tanta maldade com os animais, desejo de coração ,que um dia vocês paguem por cada hora de sangue derramada por esses inocentes.

    ResponderEliminar