segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Vinhais e Outras que Tais - Sinais de declínio

Dizem os blogs tauromáquicos que uma tourada ontem realizada em Vinhais, na praça de touros mais a norte de Portugal, contou com, citamos, "menos de terzentas pessoas contando com forcados, cocheiros, campino. emboladores empresário e afins".


Este espectáculo tauromáquico fez parte do programa da XXXII Feira do Fumeiro de Vinhais, que contou com mais de 50.000 visitantes.


A avaliar pelo que mostram as fotos, diríamos que assistiram a esta corrida de touros menos de 30 pessoas, numa praça inaugurada o ano passado, em que foram investidos 464.630,21€, e que tem capacidade para 4.000 espectadores.


Tenham sido menos de 300 (trezentas e não "terzentas") ou menos de 30 (trinta), as pessoas que marcaram presença, estes números reflectem bem que a tauromaquia só tem expressão em alguns lugares de Portugal, muito centrados no Ribatejo e Alentejo, e encontra-se em avançado estado de declínio.   


Espectadores em menor número do que forcados e afins

"Contenção de custos" - pelo adiamento do encerramento da actividade

Já nem os músicos querem actuar em touradas
Fotos, excerto citado, e números: http://sortesdegaiola.blogspot.com/2012/02/vinhais-corrida-com-poupanca-condizer.html

6 comentários:

  1. Um declínio a pique. O povo está a começar a aprender que não é chique ir a uma tourada. E hoje muita gente quer ser chique. E viva esta pretensão. Ser chique é outra coisa. Dá estatuto na sociedade. Ser aficionado é ser marginalizado. É ser parolo.

    ResponderEliminar
  2. Não diríamos melhor, Isabel. Os nossos agradecimentos pelo seu comentário.

    ResponderEliminar
  3. Vocês anti-touradas são uns porcos de merda! Não vão acabar com nada em Portugal seus cães de merda! Não merecem nada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Além de malcriado, és covarde! Deixa de ser anónimo, pois ninguém te fará mal por defenderes o teu ponto de vista; conquanto ele o seja defendido sem recorrer ao insulto gratuito. Eu, que sempre apreciei a arte do toureio, a cavalo ou a pé, recuso-me a assistir, ainda que na televisão, a tão covarde e cruel forma de tratar animais.

      Eliminar
    2. Há que evoluir-mos! Eu evoluí. Ainda que apreciador, a intelectualidade e a minha intenção de cada vez ser melhor, fez-me perceber quão ignobilmente nos tratamos uns aos outros e as outras espécies. Mesmo a maneira voraz como comemos grandes grandes quantidades de carne, além de pôr em risco a sustentabilidade do planeta, é uma ignomínia. Não digo que deixemos de a comer, mas mais racionalmente e exigir-mos que o tempo de vida desses animais para esse fim criados seja passado de forma mais natural possível e o abate se faça sem lhes infligir sofrimento psíquico e físico.

      Eliminar
  4. Não se enerve, Sr. Anónimo. Deixe lá os cães e os porcos de fora do seu discurso e escolha melhor as palavras que utiliza porque escrever "m****" não lhe fica nada bem e como não vamos eliminar o seu comentário depois ainda nos chamam mal-educados também a nós. O progresso da humanidade trará naturalmente a abolição das touradas. E não interessa o que merecemos ou deixamos de merecer. Quem não merece a tortura a que os sujeitam são os bovinos. Quem não merece a utilização que lhes é dada são os cavalos de lide.

    ResponderEliminar