terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Por Favor Escreva ao Director-Geral do Património Cultural

Por Favor Escreva ao Director-Geral do Património Cultural
Peça-lhe que não considere a tauromaquia passível de inscrição no Inventário do Património Cultural Imaterial Nacional
 
De acordo com o Jornal “O Mirante” (http://www.omirante.pt/noticia.asp?idEdicao=54&id=49891&idSeccao=479&Action=noticiaa Câmara Municipal de Vila Franca de Xira vai apresentar uma candidatura para que os festejos tauromáquicos locais sejam reconhecidos e passem a constar no Inventário Nacional do Património Cultural e Imaterial (INPCI) de Portugal.
 
Infelizmente, o novo Director-Geral do Património Cultural (a quem tem que ser dirigida esta petição) é o antigo Secretário de Estado da Cultura, Elísio Summavielle, ele próprio um aficionado e frequentador do Campo Pequeno. De qualquer forma, esse facto não nos demoverá de contactá-lo.
 
Se ainda não o fez, por favor assine e divulgue esta petição o máximo possível para que consigamos um número de assinaturas representativo, e dessa forma possamos fortalecer o nosso caso: http://www.peticaopublica.com/PeticaoVer.aspx?pi=ANIMAL
 

Por favor copie a mensagem abaixo sugerida, pela Associação ANIMAL, ou envie a sua própria mensagem para:
 
 
 
Exmo. Senhor Dr. Elísio Summavielle,
Digníssimo Director-Geral do Património Cultural,

Excelência,

Tive conhecimento de que a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira se prepara para candidatar os seus festejos tauromáquicos ao Inventário Nacional do Património Cultural e Imaterial (INPCI) de Portugal. A tauromaquia é uma actividade que apenas subsiste em 9 países do mundo, sendo que cada vez mais cidades e vilas - e até mesmo regiões -, se declararam e vão declarando livres desta prática. É com pesar que vejo o meu país a tentar andar no sentido inverso ao do resto do mundo, que cada vez mais se apercebe que, à parte de quaisquer gostos pessoais, há actividades que não conseguirão manter-se por muito mais tempo, dada a contestação social que enfrentam, e que é baseada em pressupostos morais que já não podem ser ignorados.

De acordo com um extenso estudo elaborado em 2007 pelo CIES-ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa (http://www.animal.org.pt/pdf/Valores_e_Atitudes_face_a_Proteccao_dos_Animais_em_Portugal.pdf ), a maioria dos portugueses não só rejeita a tauromaquia, como também quer as touradas proibidas por lei em Portugal. A vontade da população portuguesa não pode ser posta de lado, e não pode compadecer-se das paixões e interesses de lobbies locais e regionais.

Assim, venho pedir a V. Exa. se digne considerar o meu pedido, e não permita que a tauromaquia conste do Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial de Portugal.


Muito respeitosamente,
de V. Exa,

Nome:
Cidade:

Sem comentários:

Enviar um comentário