terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Por Favor Escreva ao Director-Geral do Património Cultural

Por Favor Escreva ao Director-Geral do Património Cultural
Peça-lhe que não considere a tauromaquia passível de inscrição no Inventário do Património Cultural Imaterial Nacional
 
De acordo com o Jornal “O Mirante” (http://www.omirante.pt/noticia.asp?idEdicao=54&id=49891&idSeccao=479&Action=noticiaa Câmara Municipal de Vila Franca de Xira vai apresentar uma candidatura para que os festejos tauromáquicos locais sejam reconhecidos e passem a constar no Inventário Nacional do Património Cultural e Imaterial (INPCI) de Portugal.
 
Infelizmente, o novo Director-Geral do Património Cultural (a quem tem que ser dirigida esta petição) é o antigo Secretário de Estado da Cultura, Elísio Summavielle, ele próprio um aficionado e frequentador do Campo Pequeno. De qualquer forma, esse facto não nos demoverá de contactá-lo.
 
Se ainda não o fez, por favor assine e divulgue esta petição o máximo possível para que consigamos um número de assinaturas representativo, e dessa forma possamos fortalecer o nosso caso: http://www.peticaopublica.com/PeticaoVer.aspx?pi=ANIMAL
 

Por favor copie a mensagem abaixo sugerida, pela Associação ANIMAL, ou envie a sua própria mensagem para:
 
 
 
Exmo. Senhor Dr. Elísio Summavielle,
Digníssimo Director-Geral do Património Cultural,

Excelência,

Tive conhecimento de que a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira se prepara para candidatar os seus festejos tauromáquicos ao Inventário Nacional do Património Cultural e Imaterial (INPCI) de Portugal. A tauromaquia é uma actividade que apenas subsiste em 9 países do mundo, sendo que cada vez mais cidades e vilas - e até mesmo regiões -, se declararam e vão declarando livres desta prática. É com pesar que vejo o meu país a tentar andar no sentido inverso ao do resto do mundo, que cada vez mais se apercebe que, à parte de quaisquer gostos pessoais, há actividades que não conseguirão manter-se por muito mais tempo, dada a contestação social que enfrentam, e que é baseada em pressupostos morais que já não podem ser ignorados.

De acordo com um extenso estudo elaborado em 2007 pelo CIES-ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa (http://www.animal.org.pt/pdf/Valores_e_Atitudes_face_a_Proteccao_dos_Animais_em_Portugal.pdf ), a maioria dos portugueses não só rejeita a tauromaquia, como também quer as touradas proibidas por lei em Portugal. A vontade da população portuguesa não pode ser posta de lado, e não pode compadecer-se das paixões e interesses de lobbies locais e regionais.

Assim, venho pedir a V. Exa. se digne considerar o meu pedido, e não permita que a tauromaquia conste do Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial de Portugal.


Muito respeitosamente,
de V. Exa,

Nome:
Cidade:

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Petições Contra a Tauromaquia


Entre as várias petições online que visam prevenir uma maior proteção da tauromaquia ou solicitar a sua proibição, destacamos as que se seguem, com um pedido de não sejam ignoradas, mas sim subscritas e divulgadas.

1) = Criada Hoje = Petição Tauromaquia no Inventário do Património Cultural Imaterial Nacional NÃO!
A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira prepara-se para candidatar os seus festejos tauromáquicos ao Inventário Nacional do Património Cultural e Imaterial (INPCI). Não vamos permitir, pois não? Por favor, assine e divulgue esta petição. (Urgente)

2) Petição Tauromaquia a Património Cultural Imaterial da Humanidade NÃO
Consta que lobby tauromáquico português está a preparar uma candidatura para elevar a tauromaquia a Património Cultural Imaterial da Humanidade. Mais vale prevenir… Por favor, assine e divulgue esta petição.

3) Petição Pela abolição das touradas e de todos os espectáculos com touros
Esta foi, até agora, subscrita por mais de as 44.000 pessoas e aproxima-se, em termos numéricos, cada vez mais, daquela que, entre as de todos os géneros, obteve até hoje mais subscrições em Portugal. Que tal “rebentarmos com a escala” e mostrarmos quantos somos? Por favor, assine e divulgue esta petição.

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Vinhais e Outras que Tais - Sinais de declínio

Dizem os blogs tauromáquicos que uma tourada ontem realizada em Vinhais, na praça de touros mais a norte de Portugal, contou com, citamos, "menos de terzentas pessoas contando com forcados, cocheiros, campino. emboladores empresário e afins".


Este espectáculo tauromáquico fez parte do programa da XXXII Feira do Fumeiro de Vinhais, que contou com mais de 50.000 visitantes.


A avaliar pelo que mostram as fotos, diríamos que assistiram a esta corrida de touros menos de 30 pessoas, numa praça inaugurada o ano passado, em que foram investidos 464.630,21€, e que tem capacidade para 4.000 espectadores.


Tenham sido menos de 300 (trezentas e não "terzentas") ou menos de 30 (trinta), as pessoas que marcaram presença, estes números reflectem bem que a tauromaquia só tem expressão em alguns lugares de Portugal, muito centrados no Ribatejo e Alentejo, e encontra-se em avançado estado de declínio.   


Espectadores em menor número do que forcados e afins

"Contenção de custos" - pelo adiamento do encerramento da actividade

Já nem os músicos querem actuar em touradas
Fotos, excerto citado, e números: http://sortesdegaiola.blogspot.com/2012/02/vinhais-corrida-com-poupanca-condizer.html

sábado, 11 de fevereiro de 2012

O início da causa animal

BLOGUE de HISTÓRIA e ESTÓRIAS: O início da causa animal: A emergência do Direito Natural e consequentemente a consciência dos Direitos do Homem no panorama filosófico e político na segunda metade...

(Clicar no título para ler o artigo completo, s.f.f.)