sábado, 28 de janeiro de 2012

Jornalistas Taurinos Unem-se - Pela defesa da tauromaquia dos "ataques mediáticos políticos e radicais" (!) que o espectáculo tauromáquico tem sofrido


Criada em Angra do Heroísmo a União Mundial de Jornalistas Taurinos (vídeo)

Publicado: 2012-01-28 18:21:30 | Actualizado: 2012-01-28 18:21:30
Por: Luciano Barcelos



Uma informação taurina verdadeira com qualidade, uma comunicação livre e segura dos valores da festa e dos toiros são fundamentais para defender a tauromaquia dos ataques mediáticos políticos e radicais que o espectáculo tem sofrido, concluiu-se hoje no II Fórum da Cultura Taurina, em Angra do Heroísmo, nos Açores.


A reunião congregou jornalistas e aficionados da Europa e da América do sul.

A grande novidade, surgiu no último minuto da sessão de encerramento, quando foi anunciada a criação da “união mundial dos jornalistas taurinos”. 

Ovacionada por toda a sala, não só a criação da “união” como a decisão de a sua sede passar a ser nos Açores, e pela escolha do seu primeiro presidente, o jornalista venezuelano “El Vito”, Vítor José Lopes, que em Caracas, defende não apenas a festa brava, como a manutenção de todos os valores históricos e culturais que segundo ele, estão a ser aniquilados pelo actual regime de Hugo Chavez..

Se em França a tauromaquia foi considerada património cultural da nação, há países como a Venezuela, onde estão a tentar acabar com este ritual..

Do encontro na ilha Terceira, que reuniu cerca de centena e meia de taurinos, sai a certeza da necessidade de alterar a forma de entregar o discurso, a cultura e a arte da festa brava, para que possa chegar a novos públicos. 

É necessária, dizem os participantes, uma linguagem tão simples como a que é utilizada pelos anti-taurinos.

Notícia: Vasco Pernes

Sem comentários:

Enviar um comentário