quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Penela quer proibir touradas no concelho

In Diário de Coimbra, 30/09/2011:


Assembleia Municipal votou ontem proposta e autarquia vai legislar nesse sentido. Será o terceiro concelho a assumir uma posição contra a festa brava


A proposta foi ontem aprovada na reunião da Assembleia Municipal, com uma abstenção. Paulo Sousa, da bancada social-democrata e veterinário do município, autor da moção, ficou satisfeito com o resultado, mas sublinha que não tinha dúvidas que essa seria a decisão, tendo em conta que «Penela é um concelho culturalmente evoluído» e com uma forte tradição na «defesa e protecção dos animais e da natureza».


Paulo Sousa rejeita quaisquer radicalismos e aceita que a tourada constitui uma tradição com peso em algumas franjas do país. Respeita, ainda, aqueles que são adeptos dessa tradição e «pretendem mantê-la viva». Todavia, sublinha «há locais próprios», criados por essa mesma tradição de aficionados da festa brava e é «nesses locais que se deve manter». Ou seja, não se trata de uma acção de protesto contra as «touradas a nível nacional», mas tão só por «zelar para que elas não se realizem no concelho», considera.