sábado, 29 de maio de 2010

47 - Capeia Arraiana


A Capeia Arraiana é um espectáculo tauromáquico típico do concelho do Sabugal.

A festa popular começa de manhã. Indivíduos montados em cavalos, acompanhados por outros que se deslocam em motos, tractores, camionetas e viaturas todo-o-terreno, vão esperar touros ao campo e encaminham-nos para uma praça. À entrada da praça, os espectadores que os aguardam, gritam, com o intuito de encorajar os cavaleiros e os touros. Entretanto, as portas dos curros abrem-se. Alguns homens, munidos de varas compridas encimadas de aguilhões, forçam os touros a entrar no curral. Ainda durante a manhã, é lidado um primeiro touro (da forma abaixo descrita).

Da parte da tarde, a festa popular continua. Autorizada a capeia por uma personalidade da terra considerada honrada pelo povo, os espectadores manifestam o seu contentamento com gritos e palmas. São lançados foguetes.

A LIDE PELOS ADULTOS

Cerca de 30 homens, protegidos por uma armação pontiaguda, feita com toros de madeira, denominada forção, enfrentam um touro. Açulam-no a marrar contra o forcão e tentam evitar que ele o contorne. Quando entendem que o animal já deu o seu melhor, largam o forcão, e alguns dos que estavam a lidar a vítima, bem como outros que se encontravam a assistir, desafiam o touro a correr em todos os sentidos, com o objectivo de o cansar ainda mais, e de o confundir, para o conseguirem agarrar. Frequentemente, um homem atira-se à cabeça do touro e em poucos segundos saem homens de todos os lados que se atiram para cima do bovino e o imobilizam. São lidados 6 touros.

A LIDE PELAS CRIANÇAS

A meio da festa, é metida na praça uma vaquinha para que as crianças possam imitar os adultos. A lide é feita com um forcão mais pequeno do que aquele que os mais crescidos utilizam. As mães das crianças, embora talvez sintam receio do que possa acontecer aos seus filhos, gritam para os encorajar. TRISTE!

Ao fim da tarde, os touros ainda têm que ter forças suficientes para regressar aos campos encaminhados pelos cavaleiros.

Há algumas localidades da região da Guarda em que as Capeias Arraianas são tradição. Em Lisboa, não o são. No entanto, há quem insista em realizar imitações desta barbaridade no Campo Pequeno.

quinta-feira, 20 de maio de 2010

46 - 3.ª Grande Corrida Vidas/Correio da Manhã na TVI - Por favor, proteste

Hoje, 20 de Maio, a TVI transmitirá a “3.ª Grande Corrida Vidas/Correio da Manhã”. Por favor, manifeste a sua indignação.

Por favor, envie o texto abaixo sugerido, ou outro da sua autoria, para relacoes.exteriores@tvi.pt

Exmos. Senhores,

Tendo conhecimento que irão transmitir, hoje, 20 de Maio, uma corrida de touros, venho manifestar a minha profunda indignação e repulsa pela opção de um canal televisivo que, constato agora, hipocritamente, tem tentado, nas sua novelas, "defender" a causa animal!

Na civilização romana havia um "espectáculo" parecido com a tourada em que ... em vez de touros, usavam pessoas!

Há cerca de 2 anos, um dito artista sul americano deixou um cão amarrado, morrer à fome, chamando a isso "arte"!

Em Portugal, proibiram-se os animais nos circos, alegando que vivem em condições deploráveis!

Nas touradas, ferem-se e matam-se deliberadamente os animais!!!!...

As touradas ou qualquer outra actividade que provoque sofrimento em seres sencientes, ou seja, seres com a capacidade de experienciar o sofrimento (seja a nível físico, seja a nível psíquico) não é, nunca foi e nunca será uma forma de arte, nem cultura, nem espectáculo!

Querer transformar a barbárie em espectáculo e dar-lhe cobertura e publicidade é um retrocesso na história e evolução da humanidade e uma prova de insensibilidade e ignorância!

Que os animais ainda não têm direitos garantidos pela lei portuguesa, todos sabemos. Que os devem ter, também o sabemos, e são muitas as pessoas que lutam por tais direitos! Para que Portugal reconheça e integre na ordem jurídica, a Declaração Universal dos Direitos dos Animais, proclamada pela UNESCO em 1978.

É inconcebível que uma Televisão dê cobertura ao sofrimento gratuito provocado ao animal, nas arenas, para gáudio, entretenimento e satisfação sádica de um punhado de homens e mulheres, desculpar-me-ão o termo, psicopatas, que têm prazer com o sofrimento dos animais.

Como telespectadora, tudo farei para dar conhecimento e informar todas as minhas redes de contacto de tal hipocrisia e da vossa opção editorial!

Sem mais,
[Nome]
[Localidade]