quinta-feira, 2 de novembro de 2017

Queixa Bem-Sucedida ao Provedor do Telespectador da RTP

Na sequência de uma mensagem ao Provedor do Telespectador da RTP por nós sugerida (acção em que participaram algumas pessoas, às quais muito agradecemos), o Senhor Provedor respondeu o seguinte:

 “(...) Darei conhecimento da sua queixa a quem de direito e penso tratar esta questão em próximo programa Voz do Cidadão”.

Esta acção de envio de mensagens contribuiu assim para que o assunto “tauromaquia” seja incluído, pela primeira vez durante o mandato de Jorge Wemans, num programa “Voz do Cidadão”.

Mais uma pequena grande vitória!

As declarações do Presidente do Conselho de Administração da RTP que estiveram na origem da mensagem que deu os referidos frutos podem ser ouvidas aqui:


Aguardemos agora por um episódio do “Voz do Cidadão” centrado na emissão televisiva de touradas, que inclua também uma abordagem à postura dos colaboradores da RTP que vão apoiando, muitas das vezes de forma imprópria, a indústria tauromáquica.

6 comentários:

  1. O Estado (governo) não deve financiar qualquer espetáculo tauromáquico
    A RTP deve parar de emitir esses “espetáculos“ vergonhosos, e bárbaro!
    A tauromaquia não é cultura nem arte! Aqui cabe a responsabilidade dos partidos políticos, que se encontram na Assembleia da República, e em particular ao PAN (que se diz defensor dos animais). E mais não digo, porque posso ser multado ou preso, como alguns dos cidadãos que se opõem a estas e outras atitudes, por parte dos sucessivos governos deputados e juízes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estamos de acordo em tudo. Já houve propostas nesse sentido, mas não resultaram (https://www.youtube.com/watch?v=1bYtjiF8wNY). Há que voltar à carga! Bom fim-de-semana.

      Eliminar
  2. Felicidades pela reclamação. Esperemos que seja eficaz daqui em diante.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os nossos agradecimentos, Francisco. Provavelmente, não será eficaz. Mas "água mole em pedra dura tanto bate até que fura"... Na nossa opinião, se se conseguirem pequenas vitórias, como deixarem de ser utilizados ferros com bandeiras RTP e os colaboradores da RTP deixarem de elogiar a tauromaquia durante as touradas, ficaremos mais perto do fim da emissão televisiva de touradas. Bom Domingo e boa semana.

      Eliminar
  3. Publicamente o digo, mais uma vez: OBRIGADA AMIGOS MARINHENSES ANTI-TOURADAS! Tenho muito orgulho em ter-vos como tal.
    Aquyi fica, para que outros amigos possam ler, as palavras com as quais respondi ao Provedor da RTP.
    Um gr abraço p tod@s.


    Carta proposta pelos amigos Marinhenses contra as touradas, que enviei para o Provedor da RTP:

    Exmo. Sr. Provedor

    Acabei de saber, via redes sociais, que o Presidente do Conselho de Administração da RTP tomou partido a favor da tauromaquia, durante uma entrevista no decorrer da tourada emitida pelo canal 1 em 12/10/2017. Referindo-se às touradas, não só proferiu afirmações como é um “bom espectáculo” e é “um espectáculo familiar”, como deu a entender que a RTP as vai continuar a emitir, dizendo que “é uma parceria para continuar”.

    Considero inadmissível que, perante um tema tão fracturante como a tauromaquia, e num contexto em que o processo mais volumoso de queixas que existe na RTP é o que respeita à emissão de touradas, um membro do conselho de administração tenha a atitude que acabei de descrever.

    Manifestada que está a minha indignação, peço a V. Exa. que faça o que for possível para que, enquanto a RTP não deixar de emitir touradas, representantes dessa estação de televisão não aproveitem a emissão das mesmas para se mostrarem e para tentarem beneficiar a indústria tauromáquica. Parece-me que é o mínimo que se deve exigir.

    Com os melhores cumprimentos,

    Nazaré Oliveira


    Resposta que a RTP me enviou a 16 outubro:

    RTP - Provedor do Telespectador




    Exmo(a) Senhor(a)

    Encarrega-me o Senhor Provedor do Telespetador de lhe transmitir a seguinte resposta:
    Agradeço a sua mensagem.
    O Presidente do Conselho de Administração da RTP, Gonçalo Reis, exprimiu a sua opinião favorável às touradas, congratulou-se com a sua transmissão televisiva e sublinhou que a parceria Campo Pequeno-RTP “é para continuar”. Mas também referiu com clareza que a decisão de transmitir touradas é da responsabilidade do Diretor de Programas. Este já exprimiu publicamente que, pessoalmente, é contra as touradas. A intervenção do presidente da RTP não é decisiva, mas vem colocar mais pressão sobre o Diretor de Programas da RTP1 para que continue a transmitir touradas.
    Darei conhecimento da sua queixa a quem de direito e penso tratar esta questão em próximo programa Voz do Cidadão.
    m/ cumprimentos,

    Jorge Wemans
    Provedor do telespetador”

    Susana de Faria
    Gabinete de Apoio aos Provedores



    A minha resposta ao Provedor do Telespectador, dia 17 outubro 2017

    Exmo Senhor Provedor do Telespectador da RTP Jorge Wemans

    Muito obrigada pela sua resposta.

    Considero, mais uma vez o digo à RTP, que é inadmissível a transmissão de espectáculos como este, claramente ofensivos do respeito que nos merecem todos os animais e da dignidade com que todos devem ser tratados.
    No século XXI, como telespectadora dos canais da RTP, é terrível constatar que, a este nível, a RTP continua a insistir em espectáculos degradantes como este, contribuindo, deste modo, para a defesa e manutenção das touradas.

    Num país que se pretende desenvolvido e atendendo ao papel importante que a RTP tem (deve ter) na cultura portuguesa, é sinónimo de retrocesso e até de confronto com os seus telespectadores manterem/insistirem na transmissão destes espectáculos.

    Inqualificáveis, as declarações do senhor Gonçalo Reis, Presidente do Conselho de Administração da RTP.

    Espero, sinceramente que, tal como refere no email que me enviou, dê conhecimento da minha queixa a quem de direito e que trate esta questão num próximo programa Voz do Cidadão.

    Considero, também, que o próprio Conselho de Administração da RTP deveria tomar uma posição sobre o seu Presidente cujas declarações públicas são, claramente, um atentado às boas práticas de quem, num cargo como esse, deveria ser ponderado, respeitador e não desafiante e provocador.

    Com os meus cumprimentos


    Nazaré Oliveira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Nazaré. Também temos muito orgulho em tê-la como amiga. Muito obrigados pela sua amizade e por toda a sua colaboração no âmbito desta nobre causa que nos une. A sua resposta está excelente. Esperemos que o Provedor faça mesmo um programa em que aborde o tema em causa e que, se o Presidente do Conselho de Administração não for demitido, este último deixe de nos provocar (tem toda a razão quando refere que este senhor deveria ser "ponderado, respeitador e não desafiante e provocador", pois já não é a primeira vez que ele aproveita a presença em touradas televisionadas para tecer elogios à tauromaquia, sempre em tom de desafio e de provocação). Muito gratos por tudo. Abraços e tudo de bom.

      Eliminar