sábado, 27 de abril de 2013

Petição "Semanas Académicas de Leiria SEM Garraiadas" - Mensagem enviada (26/04)


Exmo. Senhor Presidente do Instituto Politécnico de Leira,

Exmo. Senhor Diretor da ESTG,

Exmo. Senhor Diretor da ESECS,

Exmo. Senhor Diretor da ESSLei,

Exmo. Senhor Diretor do ISLA Leira,

Exmos. Senhores membros dos corpos diretivos da Federação Académica de Leiria e das Associações de Estudantes da ESTG, ESECS, ESSLei e ISLA Leiria,

(Cc. Região de Leiria, Jornal de Leiria, Diário de Leiria, Rádio Liz, Rádio 94 FM e Rádio Central FM)

Escrevemos-vos a propósito da garraiada incluída no programa da Semana Académica de Leiria 2013 e de eventuais futuras, e para procedermos ao envio de uma petição cujas assinaturas foram recolhidas online. Além desta, temos também uma petição em papel, com cerca de 500 assinaturas, recolhidas maioritariamente em Leiria que, lamentavelmente, ao que tudo indica, não vamos ter a oportunidade de entregar. Esta última tem como principal destinatário a Associação de Estudantes da ESTG – organizadora da garraiada prevista para o próximo Domingo –, mas uma mensagem que enviámos por e-mail para esta associação, na passada quarta-feira, está até ao momento sem resposta, não se tendo concretizado numa reunião presencial para entrega da dita petição em papel.

Entre as várias modalidades da tauromaquia, contam-se as garraiadas. Nas académicas, abusa-se de jovens bovinos, para divertimento de estudantes.

O que nos diz o senso-comum, está cientificamente comprovado. Os bovinos, enquanto seres sencientes, têm a capacidade de experienciar o sofrimento a nível físico e psíquico e de ter percepções conscientes do que lhes acontece e do que os rodeia.

E é um facto que nas garraiadas académicas, sendo ou não utilizadas farpas, se inflige sofrimento físico e psicológico gratuito aos jovens animais que pode até culminar na morte, como aconteceu, por exemplo, durante uma garraiada académica em Vila Real, em que uma bezerra morreu por quebra de pescoço.

O sofrimento começa na captura e “preparação” das vítimas para esta prática tauromáquica, com intervenções que as enfraquecem. Continua durante o transporte, causador de claustrofobia, pânico, acentuada perda de peso e desgaste. Prossegue num recinto, fixo ou improvisado, com ludíbrio e maus-tratos infligidos pelos estudantes, que deixam as vítimas assustadas, esgotadas anímica e fisicamente, e lesionadas (quando não até mesmo mortas). E não deixa de estar presente na recolha, novo transporte, etc., havendo lesões que deixam marcas para o resto da vida.

Estas práticas ancestrais contribuem para insensibilizar, habituar e até viciar os estudantes no abuso cruel exercido sobre animais, o que pode propiciar mais violência futura sobre animais e pessoas.

São muitas as pessoas conscientes e compassivas que, em relação a esta prática de violência sobre os mais fracos, sofrem solidariamente e se sentem fortemente indignadas. Não é por acaso que tivemos um número muito significativo de pedidos para agirmos no sentido de tentar impedir a realização da garraiada prevista para o próximo dia 28. Nem é por acaso que a petição que colocamos online atingiu mais de 2.500 subscrições em 65 horas.

As garraiadas não devem realizar-se onde não são novidade, e muito menos, em sítios onde não existe tradição, como é o caso de Leiria.

As associações de estudantes devem posicionar-se contra estas práticas que envergonham as festividades académicas.

As escolas devem ter presentes os fundamentos éticos em que assentam, preocupar-se em formar cidadãs e cidadãos que se pautem por princípios de civilidade, e, como tal, tomar atitudes contra estes eventos cruéis e anti-educativos que tanto mancham o seu bom nome.

Face ao exposto, as cidadãs e os cidadãos que subscreveram as petições vêm apelar a V. Exas. para que seja cancelada a garraiada académica que está programada no âmbito da Semana Académica de Leiria 2013 e para que procedam de forma a que, no futuro, não se incluam mais garraiadas, ou outras práticas de maus-tratos aos animais, nos programas das semanas académicas.

Link para a Petição na AVAZ: http://www.avaaz.org/po/petition/Semanas_Academicas_de_Leiria_sem_Garraiadas_1/?fsdPDeb&pv=2

Anexo: PDF das subscrições NOTA IMPORTANTE: A própria AVAZ enviará já de seguida a petição para os destinatários da mesma, de acordo com a instrução que acabámos de dar.

Gratos/as pela atenção dispensada,

Com os melhores cumprimentos,

MARINHENSES ANTI-TOURADAS

1 comentário:

  1. It operates in conjunction with your i - Tunes account, or you
    can have a number of other connections, based upon what you
    want to view. There are Blu-ray home theater systems which have the capability
    to stream Netflix, Pandora, You - Tube, or other media
    applications, Apple TV and Roku XD is technology that basically gives
    you the option to not have to pay for a Blu-ray player.
    You can edit and set for conversion here, such as file and title name, bit rate,
    frame rate, file size, frame resolution, aspect ratio,
    volume, and so on.

    My blog post new apple tv

    ResponderEliminar