quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Viana do Castelo - Mensagem de Apoio MAT

Mensagem enviada para a CMVC, com conhecimento aos media e à Associação Animal:

Exmo. Sr. Eng.º José Maria Costa,
Digníssimo Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo:

Excelência,

Somos um Movimento Cívico criado por inspiração na declaração de Viana do Castelo como “Cidade Antitouradas”. Orgulhosos, enquanto portugueses, dessa louvável decisão, pioneira no nosso país, aí tomada em 2009, quando confrontados, em Abril desse mesmo ano, com o anúncio de um primeiro espectáculo tauromáquico destinado à nossa cidade, contactámos nessa altura a Associação Animal para que também na Marinha Grande fosse apresentada uma moção antitouradas semelhante àquela que foi aprovada para valer nessa bela cidade minhota, e continuamos atualmente os nossos esforços no sentido de que se siga, assim, por aqui, esse maravilhoso exemplo que Viana do Castelo deu a Portugal. 

Apresentados que estamos, vimos, por este meio, manifestar o nosso total apoio à posição tomada por esse Município, na pessoa de V. Exa., no que se refere à não-autorização, e firmeza quanto à manutenção dessa não-autorização, da tourada que alguém quer impor a Viana do Castelo no próximo dia 19. É uma posição que faz todo o sentido, quer à luz da declaração de "cidade antitouradas" adoptada, quer por respeito das regras e princípios aplicáveis nas áreas de intervenção dos Planos de Ordenamento da Orla Costeira - essa faixa litoral de 500 metros de largura que cremos que alguns juízes nem sabem que está sujeita a regras especiais de proteção, ainda para mais num espaço com as características daquele que está neste caso em causa.

Infelizmente, ainda há autarcas que apoiam espetáculos violentos e deseducativos em que se desrespeitam e maltratam animais, ignorando até os/as muitos/as e muitos/as cidadãos/ãs que tal tipo de espetáculos condenam. Há desde aqueles que oferecem bilhetes para as touradas comprados com dinheiros públicos (ex. 42 mil euros num só ano em Santarém), aos que colocam recursos das autarquias ao serviço da montagem de praças, passando pelos que, “simplesmente”, ignoram o incumprimento de alguns requisitos no âmbito do processo de licenciamento; não sendo, neste último caso, de estranhar que já se tenham realizado  corridas de touros em praças ambulantes colocadas praticamente em cima de vias rápidas de trafego automóvel muito intenso e sem qualquer elemento separador de proteção, ou “paredes-meias” com casas de saúde que têm em regime de internamento utentes com doenças do foro mental (como aconteceu em Barcelos), isto só para dar alguns exemplos. Talvez por isso, os defensores da tauromaquia estejam convencidos de que vale tudo em qualquer parte. Talvez por isso, pensem que é igualmente simples chegarem a um lugar onde foram assumidos compromissos municipais de não-autorização da promoção e realização de touradas no concelho, e fazerem uma tourada com vista para o mar, em que não só destroem os animais, como também o coberto vegetal e etc.

Felizmente, a contestação social de que a tauromaquia é alvo é cada vez maior, é crescente o número de autarcas que fazem os possíveis para que as suas cidades sejam mais modernas e civilizadas, e existem já, nos 8 países em que a tauromaquia ainda está por abolir, mais de 100 vilas e cidades que se declararam antitouradas. Felizmente, Viana do Castelo faz parte dessa lista, e não nos restam dúvidas de que, pelos animais e pelo ambiente, no que depender desse Município a que V. Exa. preside, essa  corrida de touros do dia 19 - que mais parece uma birra que quem não aceita que Portugal se esteja a tornar mais evoluído e civilizado -, não se realizará.

Congratulando V. Exa. pelas valorosas atitudes que tem vindo a tomar face à pressão de que está a ser alvo por parte da cruel indústria tauromáquica,
Com os melhores cumprimentos,
MARINHENSES ANTI-TOURADAS

2 comentários:

  1. http://www.youtube.com/watch?NR=1&feature=endscreen&v=_jufsDCmpj0

    http://www.youtube.com/watch?v=6HFtLaPybyY

    Há várias razões para ser antitouradas ou qualquer outra forma de tortura sobre animais ou sobre pessoas (que afinal todos somos animais e partilhamos mais de 97% de ADN).

    1- Do ponto de vista Cristão não se deve fazer aos outros o que não queremos para nós. Assim, só podemos matar animais para alimentação, com o menor sofrimento possível, e nunca para diversão sanguinária. Quem não percebe isto, não se pode considerar um espírito superior, com uma ética e moral elevadas, ou ir a Fátima ou adorar a Deus - não faz sentido e é uma fraude religiosa. E se é agnóstico ou ateu, continua a prevalecer a questão ética.

    2- Uma questão de tecnologia. Nós torturamos o touro ou caçamos por prazer porque sabemos fabricar aço. Se o touro tivesse inteligência suficiente para fazer ferramentas de aço, eu queria ver onde estaria a pseudo bravura dos dito aficionados?? Nesta circunstância o touro teria enormes possibilidades de matar em dois tempos qualquer atrevidote que o enfrentasse.

    3- A tourada, ou qualquer outra atividade sanguinária, é em última instância a manutenção nos tempos modernos das matanças do coliseu da Roma imperial e da tortura e morte dos cristãos e escravos.

    4- A tradição nem sempre está certa. Ainda há poucos séculos, era tradição escravizar humanos e enriquecer à custa disso. Assim surgiram muitas das fortunas atuais. Também era tradição acusar o vizinho de feiticeiro ou judeu, para este ser queimado vivo na fogueira. Também era tradição apedrejar até à morte a mulher considerada adúltera. E muitos mais exemplos de má tradição podem ser apontados.

    5- Para manter a supremacia dos maus, basta que os bons não façam nada. Assim faz todo o sentido enviar às arenas as forças policiais e afastar os pró-touradas, já que não querem viver de uma forma moral elevada, tal como se faz com os ladrões ou assassinos. E até para estes, nós condenamos a aplicação da pena de morte ou maus tratos.

    6- O enriquecimento à custa de espetáculos de sangue. Os membros da Protoiro, e outros agentes deste tipo, são a favor da tourada porque esta é a forma de ganharem muito dinheiro à custa dos espetadores (moralmente ainda pouco elevados) que lhes pagam os bilhetes. Esta atividade dá dinheiro a criadores de touros, a cavaleiros e outros intermediários nesta maléfica diversão. Seria muito mais útil para a humanidade se desenvolvessem outras verdadeiras atividades criadoras de riqueza para o seu semelhante, sem o recurso ao sofrimento do que quer que seja.

    7-Lembrem-se de duas simples verdades: bastava que os insetos se extinguissem para que em 50 anos toda a vida na terra se extinguisse... Se a humanidade acabasse, a vida na terra floresceria. A nossa vida não vale mais do que a de outra espécie qualquer e ainda assim o humano detem razão e capacidade de escolha. Consegue mudar o rumo da propria vida. Um animal não o consegue fazer e no entanto sente alegria, tristeza, DOR...

    A tourada é sempre um atraso na nossa evolução e mais tarde ou mais cedo será abolida, como muitas outras más práticas.
    O facto de muita gente gostar de tourada, só demonstra uma realidade observável na história: raramente as maiorias populares tiveram razão. As maiorias populares são facilmente hipnotizáveis e manipuláveis e é através destas técnicas que os protouradas ainda arrastam atrás de si os incautos e moralmente pouco elevados.

    Cultura? Tradição? Os aficionados são simplesmente pessoas com medo da mudança, da evolução, pobres em imaginação e criatividade e com medo de perderem esta fonte de dinheiro.

    Por isso tenho pena de todos os que praticam e defendem as touradas... Não raiva nem vontade que morram... Apenas pena. Apetece dizer: perdoais-lhes que não sabem o que fazem...

    Carlos Rodrigues

    ResponderEliminar
  2. Investіgаnԁo іnicialmentе erа este mаteгiаl espeсialmente usаndo o Google quanԁο eu tгoρecei em ѕеu web-ѕite.
    Uma gгande quantіdаde de conteúdo brіlhante aqui.
    Inquestionaνelmente um pаra os meuѕ favs.
    Jogar
    Have a look at my web blog - namoroonline

    ResponderEliminar