segunda-feira, 12 de março de 2012

Dr. Vasco Reis - Mensagem enviada no âmbito da Campanha "Publicidade Longe da Crueldade"

No âmbito da Campanha "Publicidade Longe da Crueldade" que visa ser um contributo para o fim da emissão televisiva de touradas, o Dr. Vasco Reis, médico veterinário, a quem muito agradecemos esta acção em concreto e tudo o que, corajosamente, tem feito pela abolição da tauromaquia, enviou para as agencias de meios e estações de televisão a seguinte mensagem: 

Dr. Vasco Reis - Médico Veterinário membro da AVAT
Exmas. Senhoras e Exmos. Senhores,

Porque,o senso comum indicia e a ciência confirma plenamente, que os touros e os cavalos são seres vivos sencientes, capazes de sentir dor e prazer, físicos e psicológicos, bem como sentimentos de angústia, stress e ansiedade, atracção ou repulsa, de modo comparável em elevadíssimo grau aos seres humanos, pois anatómica, fisiológica e neurologicamente estas três espécies, bovina, equina e humana, são muito semelhantes;


Porque, o senso comum indicia e a ciência confirma plenamente que touros e cavalos, antes, durante e depois das touradas estão sujeitoa a enormes riscos e sofrimento;


Venho comunicar-vos o seguinte: não mais consumirei/utilizarei produtos/marcas/serviços doravante promovidos na televisão generalista no decurso de touradas, suas interrupções ou intervalos imediatamente anteriores ao inicio das suas emissões; tal como, não mais contribuirei para o aumento das vendas de qualquer organização que, de algum modo, promova o seu nome, marca ou imagem nesses mesmos espaços/blocos de publicidade. Guiar-me-ei por campanhas - contra essas marcas - que sei que vão ser postas em marcha e que tenciono divulgar nas redes sociais em que estou presente, por e-mail etc.


Considero inadmissível que a RTP1, canal público de televisão, transmita corridas de touros, desvalorizando a violência gratuita que lhes está associada e a impar contestação social de que são alvo. Não consigo imaginar o que poderá levar qualquer outro canal de sinal aberto a substituir programas habituais por outros, cruéis, de menor audiência. Espero que os anunciantes passem a dissociar-se totalmente da indústria tauromáquica, não a beneficiando, nem mesmo de forma indireta, havendo, nesse sentido, um cuidado especial em todas as operações relacionadas, quer com a escolha dos programas a patrocinar (se aplicável), quer com a dos dias e blocos pretendidos para a difusão dos seus spots publicitários.


Na certeza de que a V/ agência dará a devida atenção a esta minha mensagem e desempenhará o seu papel de forma a continuar a contribuir positivamente e o mais possível para o sucesso dos seus clientes,

Com os melhores cumprimentos,
Vasco Manuel Martins Reis, médico veterinário

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