domingo, 19 de dezembro de 2010

Instrumentos de Tortura/Matança utilizados em Portugal: ESTOQUE


O estoque/espada é um instrumento que incorpora uma lâmina pontiaguda de 80 cm. A sua função é cortar a veia cava caudal e a aorta posterior, localizadas na cavidade torácica, mas, de acordo com um estudo realizado em Espanha, ela não é devidamente cumprida em cerca de 80% das ocorrências.

Na maior parte dos casos, o que sucede é serem danificados nervos que comprometem o sistema músculo-esquelético da caixa torácica, o que, associado a grandes lesões do pulmão direito provoca uma dramática dificuldade respiratória. Nestes casos, o sangue passa do pulmão para os brônquios e partir daí chega à traqueia e sai pela boca e pelo nariz.

Acontece ainda, com alguma frequência, a espada tocar a parte externa dos pulmões e o bovino engolir o seu próprio sangue; e chega a acontecer a lâmina entrar no fígado e no estômago do animal!

A estocada que esta foto documenta foi efectuada por um aprendiz de matador, em Barrancos, e não foi bem sucedida. A vítima acabou por ser abatida, sob aplausos, por via da “puntilla” (um outro instrumento de tortura/matança).

8 comentários:

  1. Não compreendo... Pode chamar-me limitado mentalmente, mas continuo sem atingir a razão que leva um grupo de pessoas a lutar, E BEM, pelo fim da tortura de uma espécie animal, enquanto indirectamente, e pelos seus actos e opções condenam à extinção (com ou sem tortura) outras tantas espécies.
    Sei que é fácil na Sociedade dos dias de hoje deixarem-se levar pela atracção da aparente comunicabilidade. Mas tudo o que fazemos neste Planeta tem impacto...
    Continuem a lutar pelo fim da tortura a animais desta espécie, mas tentem acabar com a destruição (com ou sem tortura) de animais de outras espécies.

    ResponderEliminar
  2. Olá, dB. Pedimos-lhe, antes de mais, o favor de nos explicar, o mais detalhadamente possível, o que o leva a afirmar que pelos nossos actos e opções condenamos à extinção (com ou sem tortura) outras tantas espécies.

    ResponderEliminar
  3. Já se esqueceram? Não foi assim há tanto tempo que vos dei a conhecer o outro lado do FB...
    Sempre que aqui venho ler as vossas mensagens... custa-me ver aquela coisa ali no topo do lado direito... mas deve ser "trauma" meu... deixem lá.

    ResponderEliminar
  4. Não nos esquecemos, mas podia estar a referir-se a mais alguma coisa. Mais logo responderemos ao seu comentário.

    ResponderEliminar
  5. Olá, dB,

    O ideal seria lutarmos por melhores condições de vida e mais direitos para TODOS os animais de TODO O MUNDO. Porém, as nossas limitações não nos permitem fazer muito mais do que tentar que uma cidade como a nossa, onde a tauromaquia não é tradição, não volte a ser palco de corridas de touros. E é nisto que estamos focados.

    O ideal seria que quem luta por melhores condições para os animais nunca contribuísse, de forma alguma, para que alguns indivíduos e algumas espécies sejam afectadas. Também sabemos que dificilmente isso acontece: seja quando activistas pelos direitos dos animais utilizam sprays para fazer barulho em protestos, seja quando imprimem folhetos de sensibilização, principalmente quando não utilizam papel reciclado, seja, até mesmo, por utilizarem computadores: um mal necessário,... e poderíamos deixar mais exemplos.

    Quanto ao Facebook, concordamos que deveria haver uma saída em massa dessa rede social e talvez, dessa forma, se conseguisse fazer com que a empresa não tivesse dúvidas de que se lhe exige Responsabilidade Ambiental. A questão é que não somos nós, Marinhenses Anti-touradas, isoladamente, que podemos conseguir esse resultado. Repare que há muitas organizações "pela Natureza" que continuam no fb. O ideal seria o/a dB conseguir que essas organizações dessem o primeiro passo. Na impossibilidade de o conseguir, talvez fosse de encarar a possibilidade de criar um grupo no próprio fb a alertar para a situação e, na altura certa, eliminá-lo e sugerir aos membros desse grupo a mesma atitude.

    Conclusão: Se nós achássemos que a nossa saída, neste momento, do fb seria condição necessária e suficiente para a empresa alterar, conforme convém, as fontes de energia a que recorre e aquelas a que se prepara para recorrer, acredite que sairíamos hoje mesmo dessa rede social. Se algumas organizações ambientais organizarem uma campanha de boicote ao fb e derem o exemplo, aí, já fará sentido tomarmos a mesma atitude, fazendo parte de um todo. É que essas organizações ambientais ainda estão todas lá no fb! Enquanto não houver uma campanha de pressão bem organizada, continuaremos no fb, sob pena de não resolvermos nada com a nossa saída e ela poder até comprometer seriamente a possibilidade de a Marinha Grande se tornar cidade antitouradas.

    Caso queira perceber melhor a razão de acharmos que podemos comprometer seriamente a possibilidade de a Marinha Grande se tornar cidade antitouradas, se sairmos do fb, por favor, deixe-nos o seu endereço de e-mail e teremos todo o gosto em explicar-lhe melhor esta questão, em privado.

    Entendemos perfeitamente a sua posição nesta matéria e damos-lhe os nossos parabéns pelo seu esforço. Esperamos que também entenda a nossa.

    Com amizade,
    MAT

    ResponderEliminar
  6. Criminosos. Como é possível? Até fiquei enjoada.

    ResponderEliminar
  7. ainda nao vi qual o mal das touradas.

    ResponderEliminar
  8. Há anónimos que ainda não viram muitas coisas. Para ver, não basta visualizar...

    ResponderEliminar