terça-feira, 13 de outubro de 2009

24 - Marinha Grande - Touradas NÃO!

Até mesmo em Espanha, berço da tauromaquia, as praças de touros estão cada vez mais "às moscas". Infelizmente, há quem insista em manter vivas as touradas em países como Espanha e Portugal. As imagens que se seguem, e que mostram a forma cruel como os touros são desrespeitados, são de uma tourada em Barcelona, mas poderiam ter sido captadas em Barrancos. Felizmente, a Marinha Grande não é Barrancos. Queremos o fim das touradas. Touradas na Marinha Grande? Nem mais uma!

7 comentários:

  1. preocupem-se com coisas sérias, se não fossem as touradas já nem toiros existiam.

    cresçam e apareçam!

    ResponderEliminar
  2. Pois é isso mesmo que estamos a fazer, a preocuparmo-nos com coisas sérias! O sofrimento a que estão sujeitos os touros (ou toiros) e também os cavalos é algo muito sério. Por isso estamos, profundamente, empenhados em acabar com as touradas (e com as toiradas, também), pelo menos, na Marinha Grande. Não sei em que se baseia para dizer que «se não fossem as touradas já nem toiros existiam». Para aqueles que são toureados, o melhor era mesmo que nunca tivessem existido. Quanto ao "cresçam" é isso mesmo que estamos a fazer, a crescer. Quanto ao "apareçam", andamos, de facto, um pouco desaparecidos, mas tencionamos voltar a aparecer. «Quem é vivo, sempre aparece».

    ResponderEliminar
  3. Não há direito que se faça isto que se vê no video a um ser vivo. Não dá para entender que não seja proibido. É mesmo muito horrivel.

    ResponderEliminar
  4. A tourada é uma tradição. Não há direito que se acabe com uma tradição. Ainda bem, que começou a haver tourada na Marinha Grande, porque assim podemos assistir sem sair daqui. Isto que voces estão a fazer não vai dar em nada, porque se há tourada no resto do país, também tem que poder haver na Marinha.

    ResponderEliminar
  5. Lena: Em primeiro lugar, não estão a ser permitidas touradas em todos os concelhos de Portugal (felizmente). E há até aqueles em que, mesmo tendo existido praças de touros, não estão, ainda assim, a ser autorizados espectáculos tauromáquicos, como é o caso de Viana do Castelo. Quanto à Marinha Grande, é muito triste que um concelho em que nunca houve qualquer tradição tauromáquica tenha acolhido duas corridas de touros entre Agosto de 2008 e Abril de 2009. A tauromaquia está em declínio, a indústria tauromáquica tenta sobreviver a todo o custo, incluindo através da realização de corridas de touros em praças portáteis montadas em localidades onde não há qualquer tradição tauromáquica, e cá estão pessoas como a Lena a aceitar que a Marinha Grande sirva de palco à tortura de animais. Quanto ao argumento da "tradição" em Portugal, parece impossível que uma mulher entenda que as tradições se devem manter apenas por serem tradições. Fossem todas as mulheres como a Lena e eu preferiria não ter nascido (ou ter nascido homem). Sabe o que lhe digo? TOURADAS NÃO - QUE SE LIXE (Com "F" Maiúsculo e Muito Grande) A TRADIÇÃO!

    ResponderEliminar