quinta-feira, 13 de agosto de 2009

23 - Câmara da Marinha Grande proíbe corrida na Praia de Vieira

Câmara Municipal da Marinha Grande não autoriza tourada na Praia da Vieira de Leiria

No seguimento de pressão criada e mantida pela ANIMAL em articulação com Movimento de Marinhenses Anti-Touradas – Por favor, agradeça ao Município Marinhense pela decisão tomada.

A tourada que esteve originalmente anunciada para o dia 19 de Julho na Praia da Vieira de Leiria, no concelho da Marinha Grande, e que tem estado a ser alvo de apelos e protestos dirigidos ao Executivo Municipal da Marinha Grande gerados e mantidos pela ANIMAL em articulação de esforços com o movimento “Marinhenses Independentes Anti-Touradas” (http://mgranti-touradas.blogspot.com/) foi finalmente não autorizada pelo Município Marinhense. Organizada pelo empresário tauromáquico João Oliveira – que tentou organizar uma tourada em Braga que a ANIMAL também levou a que não fosse autorizada pelo Município de Braga, há largos meses atrás –, a tourada da Praia da Vieira estava agora anunciada para 16 de Agosto, mas, numa decisão positiva que veio corresponder aos milhares de apelos dirigidos ao Município Marinhense por milhares e milhares de amigos dos animais, a Câmara Municipal da Marinha Grande não autorizou este evento tauromáquico, como noticia o site pró-touradas “Farpas Online”, em http://farpasblogue.blogspot.com/2009/08/camara-da-marinha-grande-proibe-corrida.html.

Por favor, envie a seguinte mensagem de agradecimento – ou escreva a sua própria mensagem, se preferir – aos decisores municipais da Marinha Grande, congratulando-os por não terem autorizado esta tourada e pedindo-lhes que transformem esta louvável decisão numa medida mais abrangente: a de não voltarem a permitir que o concelho da Marinha Grande possa alguma vez voltar a ser palco de touradas. Por favor, envie a sua mensagem para: alb.cascalho@cm-mgrande.pt; gap@cm-mgrande.pt; relacoes.publicas@cm-mgrande.pt; sergio.moiteiro@cm-mgrande.pt; joao.pedrosa@cm-mgrande.pt; artur.oliveira@cm-mgrande.pt; geral@cm-mgrande.pt; Com Conhecimento (Cc) a: campanhas@animal.org.pt; Com Cco (Bcc) a: marinhenses.antitouradas@gmail.com

Mensagem Sugerida pela Associação ANIMAL

Exm.º Senhor Presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande

Ex.mos Senhores Vereadores da Câmara Municipal da Marinha Grande

Excelências,

Acabei de saber que a Câmara Municipal da Marinha Grande tomou a corajosa e louvável decisão de não autorizar a tourada que o empresário João Oliveira pretendia organizar na Praia da Vieira de Leiria – inicialmente anunciada para 19 de Julho mas entretanto adiada para 16 de Agosto.

Quero, pois, expressar o meu contentamento relativamente a esta medida, bem como as minhas mais sinceras felicitações e agradecimentos à Câmara Municipal da Marinha Grande, na pessoa de V. Ex.as, por não terem autorizado este espectáculo de tortura de animais – do qual, muito sintomaticamente, até a corporação de bombeiros local se dissociou, o que é especialmente notável considerando que esta instituição havia originalmente sido mencionada como beneficiária da dita tourada. É com enorme satisfação que registo que tanto os Bombeiros Voluntários da Vieira de Leiria como a Câmara Municipal da Marinha Grande foram sensíveis aos apelos de milhares e milhares de portugueses que se preocupam com os animais, tendo ambas as instituições, em ângulos diferentes mas igualmente importantes, decidido não cooperar com este evento de violência contra animais que mancharia o concelho que V. Ex.as administram.

A Marinha Grande é, felizmente, uma cidade que não tem qualquer tradição ou actividade tauromáquica e que, ao invés disso, tem antes uma admirável história de lutas cívicas e políticas por direitos fundamentais. É especialmente por isso que acredito que a Marinha Grande não deve, em circunstância alguma, ser palco de uma actividade terrível de tortura de animais, que ofende os mais elementares princípios éticos, assim como se opõe ao progresso moral, social e político que todas as cidades devem prosseguir e cultivar e que a Marinha Grande deve certamente cultivar especialmente, dado o seu histórico.

Reitero, por isso, o meu apelo para que a Câmara Municipal da Marinha Grande não autorize qualquer evento tauromáquico neste concelho, agora ou em qualquer outro momento futuro, sendo certo que, se o V. Município proceder desta forma, nomeadamente se o fizer declarando a Marinha Grande uma “Cidade Anti-Touradas” tal como a Câmara Municipal de Viana do Castelo procedeu na belíssima cidade minhota que administra, será ainda mais felicitada do que já está a ser por esta decisão quanto a esta tourada em particular.

Agradecendo novamente a atenção de V. Ex.as e ficando na expectativa de uma resposta a esta mensagem, que espero que possa ser positiva,

Com os meus melhores cumprimentos,

[Indique o SEU NOME AQUI]
[Indique a SUA CIDADE AQUI]
[Indique o SEU ENDEREÇO DE E-MAIL AQUI]

36 comentários:

  1. Simplesmente FANTÀSTICO!

    ResponderEliminar
  2. Não há tourada, não há manifestação! Era desta que um empresário tauromaquico ia ver onde estava, mas pronto, fica para a próxima, se houver próxima, esperemos que não.

    ResponderEliminar
  3. VITÓRIA! Vão fazer touradas para a terra deles que aqui não são bem-vindos!

    ResponderEliminar
  4. Eh, eh, eh, "coitadinho" do João Oliveira. Estou cheio de "peninha" dele. Viva os touros!

    ResponderEliminar
  5. Dou os Parabéns e agradeço o excelente trabalho do Movimento anti-touradas.
    É nos pequenos actos que se vê a Grandeza do Homem.Obrigada Dr. Alberto.
    Graça

    ResponderEliminar
  6. Um justo agradecimento também ao Sr. Sérgio Moiteiro. Ele foi o primeiro a dizer que a tourada não iria ser autorizada e o que disse cumpriu-se. Desta vez o Presidente e o Vice-presidente da CMMG estão de Parabéns.

    ResponderEliminar
  7. A tourada foi cancelada. Que FIXE! Beijinhos para o Cascalho, para o Moiteiro e para o Joãzinho da cultura que é tão lindo.

    ResponderEliminar
  8. Não entendo porque querem acabar com as touradas na Vieira de Leiria. Se não se fizerem lá fazem-se noutro lado qualquer e estão a prejudicar a economia da Vieira. Existem tão poucas actividades que atraiam gente de fora e acabaram com uma que trás gente e que é bom para o comercio.

    ResponderEliminar
  9. Nós queremos que as touradas acabem em todos os locais do mundo onde ainda se realizam esses espectáculos bárbaros! Estamos a fazer todos os possíveis para que acabem no concelho da Marinha Grande. Como a Praia da Vieira faz parte do concelho da Marinha Grande, tentámos que a porcaria (para não utilizar uma palavra mais forte) da corrida de touros que estava prevista para hoje não se realizasse. E não é que conseguimos?! Se acha que existem poucas actividades que atraiam gente de fora à Viera, porque não se torna organizador(a) de algumas? Mas que não impliquem a tortura de animais S.F.F. Eles não têm a culpa de haver tanta gente estúpida no mundo e não merecem ser torturados. Já quanto à "economia" da Vieira, nem entendo bem o que será que isso significa, mas sobre economia, as economias dos países mais civilizados estão de melhor "saúde" do que as dos países ditos do 3.º Mundo. Uma sociedade verdadeiramente civilizada não deve permitir que se desrespeitem os direitos dos animais.

    ResponderEliminar
  10. Parabéns aos MARINHENSES INDEPENDENTES ANTI-TOURADAS e à ANIMAL por terem conseguido evitar uma tourada no concelho da Marinha Grande. Já é tempo de começar a haver mais cidades anti-touradas em Portugal, espero que a Marinha Grande seja assim declarada.

    ResponderEliminar
  11. Viva o Sporting. Viva os touros. Viva a Marinha Grande.

    ResponderEliminar
  12. Além de acabarem com as touradas na Marinha Grande há uma coisa que vos aconselho a fazer: arranquem os cartazes que fazem publicidade às touradas na Nazaré. Esses tipos não têm o direito de vir encher a Marinha de cartazes. Hoje vi colar cartazes a fazer publicidade a uma tourada na Nazaré e a outra em Alcobaça. Eles que metam cartazes na terra deles. Se vocês não tratarem de arrancar os cartazes, mais dia menos dia quem começa a arrancá-los sou eu.

    ResponderEliminar
  13. De facto, isso até mete nojo. No entanto estamos a tentar não ir por essa via (de arrancar os cartazes) porque temos algum receio de perder a razão. Mas fica aqui o seu conselho que registámos.

    ResponderEliminar
  14. Não os arranquem, atirem-lhes tinta vermelha pra cima. Também axo k alguém tem k fazer alguma coisa. Chega de cartazes de touradas na Marinha.

    ResponderEliminar
  15. apoiado.Cardoso está nervoso.Coitadinho tenho pena.....

    ResponderEliminar
  16. Tita, acho que me expliquei mal. Sou seguidor deste blog e sou contra as touradas. Quando digo viva os touros o que quero dizer é que eles vivam sem serem vitímas das touradas. Não é um viva às touradas mas sim um viva aos touros. Também apoio que se rasguem ou manchem de tinta os cartazes que fazem publicidade às touradas. Somos companheiros de luta anti-touradas?

    ResponderEliminar
  17. O meu icon de seguidor é o que tem o simbolo do sporting.

    ResponderEliminar
  18. Desculpas aceites, Tita, eu tinha-me explicado mal. Marinha Grande a cidade anti-touradas!

    ResponderEliminar
  19. Sou portugues sou aficionado24 de agosto de 2009 às 15:10

    Como me mandaram um convite para amizade facebook que recusei dei-me ao trabalho de entrar aqui para dizer que devem estar bebados. A tauromaquia está mais forte que nunca e nem voces nem ninguem a vai conseguir enfraquecer.

    ResponderEliminar
  20. Sou anti-touradas e marinhense24 de agosto de 2009 às 21:31

    Meu caro aficionado: Eu, que estou a responder-lhe, e que faço parte de um grupo de pessoas que está a tentar que a Marinha Grande seja declarada cidade anti-touradas, nem nunca bebi álcool, pelo que dificilmente estarei bêbada! Ainda que esteja a falar em sentido figurado continua enganado, não estamos “bebados”, nem mesmo “bêbados”, não senhor. A tauromaquia em Portugal, tal como nos poucos países em que ainda existe, está em pleno declínio e não é por acaso que "meia dúzia" de parvos começam a organizar esses espectáculos cruéis, que são as corridas de touros, em localidades em que os mesmos nunca foram tradição. A Marinha Grande, não tem, FELIZMENTE, qualquer tradição tauromáquica e não faltam pessoas por cá que não vão permitir que as corridas de touros continuem a acontecer neste concelho. Por cá até já batemos no Mário Soares, não teremos qualquer problema em arrear num qualquer organizador de touradas, se tal for necessário, para cortar este mal pela raiz. Aqui na Marinha Grande, NÃO. Se não conseguirmos evitar touradas noutros locais, OK, mais dia, menos dia, elas acabarão, agora na nossa terra não queremos cá torturadores! Marinha Grande a cidade anti-touradas!

    ResponderEliminar
  21. Acho muito bem que corram com essa gentalha da vossa terra. Parabéns pela vossa coragem.

    ResponderEliminar
  22. É grande a minha felicidade ao ver que começam a existir movimentos locais de combate às touradas. Elas vão acabar em breve, cada vez tenho mais a certeza disso.

    ResponderEliminar
  23. A fátima não deve estar boa da cabeça. As touradas em portugal e em espanha não vão acabar nunca. Cada vez estão melhores e vão a mais lugares. Ainda gostava de saber quanto estão a receber as pessoas da Marinha Grande que estão a manter esta palhaçada.

    ResponderEliminar
  24. Uma activista dos MIAT30 de agosto de 2009 às 00:43

    Ó anónimo das 21:59, a sua interpretação dos factos anda distorcida! Cada vez se realizam touradas em mais lugares, pois é! Mas isso não é nada bom sinal para os taurinos. O que se está a passar é que a tauromaquia está em perfeito declínio e as tentativas que estão a ser feitas para a salvar passam por andar a montar praças portáteis em sítios onde não há tradição tauromáquica, na esperança de que se encontrarem novos públicos. Cada vez há touradas em mais lugares, mas cada vez são menos as pessoas que vão assistir. Na Marinha Grande não vale a pena esforçarem-se - não vos queremos cá! Tenham vergonha e não venham para aqui! Quanto ao que o anónimo diz que gostava de saber (quanto estão a receber as pessoas da Marinha Grande...) o anónimo é que não deve estar bom da cabeça! Nós não estamos no sector da tauromaquia. Para nós não se resume tudo a dinheiro. Queremos acabar (e vamos conseguir acabar) com a palhaçada das touradas na Marinha Grande para ninguém vir para cá torturar animais em espectáculos que entretêm pessoas sádicas (quase todas de fora). Queremos ainda dar a Portugal mais uma cidade anti-touradas e enfraquecer assim a tauromaquia em Portugal. Esclarecido?

    ResponderEliminar
  25. Muito bem esclarecido. Incrível como estas pessoas julgam que tudo se faz apenas por dinheiro. Mas enfim temos de perdoar estes limitados...

    ResponderEliminar
  26. Eu não consigo perdoar esta gente. É um grande defeito (ou não) que tenho. Estes limitados têm que deixar de poder assistir à porcaria das touradas. A única forma de isso se conseguir é acabando com elas! No que depender de mim, na Marinha Grande não assistem a mais nenhuma. Amanhã temos que falar para trocarmos impressões sobre como avançar no sentido que faz sentido. Tem que se agendar outra reunião de anti-taurinos. Se à reunião anterior foram 38 pessoas a esta temoas que chegar às 50. Entre todos os presentes vão de certeza surgir ideias boas para meter em prática. Até amanhã.

    ResponderEliminar
  27. Já está marcada a data da próx. reunião?

    ResponderEliminar
  28. Em princípo será mo próximo Sábado à noite. Depois confirmamos. Por favor, vão pensando em formas de pressão que façam com que o nosso Presidente da Câmara cumpra mesmo o que prometeu à LUSA.

    ResponderEliminar
  29. Gente boa e trabalho sério. Uma combinação rara. Desejo-vos que consigam a declaração da vossa cidade como anti-touradas.

    ResponderEliminar
  30. Agradecimentos, Isabel. Continuaremos a fazer por isso, pelos animais. Esperemos que muitas pessoas de todo o país colaborem, quanto mais não seja com pequenos gestos como o seu de deixar aqui uma mensagem e de se tornar seguidora do nosso blog. São pequenos grande gestos que podem fazer a diferença.

    ResponderEliminar
  31. Só para desejar bom trabalho e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  32. Eh, eh, eh. Recebi um convite de amizade e confesso que não conhecia o blog dos anti-touradas. O cascalho que se cuide que tem aqui pano pra mangas. Força aí, acabar com as touradas por cá é que tá a dar. Voto em vocês!

    ResponderEliminar
  33. Caro Dylan,

    É, há estórias com finais felizes,...

    o comentário que aqui deixou valeu-lhe a minha primeira entrada no seu blog. Parabéns pelo mesmo.

    Abraço,
    A.

    ResponderEliminar