terça-feira, 4 de agosto de 2009

22 - Tourada solidária com criança acaba em tribunal

João Oliveira, o empresário que pretende organizar uma tourada na Praia da Vieira é notícia, pelos piores motivos.

Liliana Costa. In “Jornal de Notícias”, 3 de Agosto de 2009:

Tourada solidária com criança acaba em Tribunal. Organizador desapareceu com o dinheiro da bilheteira e ainda deixou várias dívidas

O pai de criança com paralisia cerebral vai apresentar uma queixa-crime contra o organizador de uma tourada solidária por alegada burla. A família não viu um tostão das receitas do evento e ainda ficou sem 2000 euros.

A história de Tozé, cinco anos, portador de paralisia cerebral, já comoveu muitas pessoas que, solidárias com a família do menino, contribuíram para um fundo que já atingiu cerca de 27 mil euros, ao longo dos últimos anos. Há uns meses, o caso ganhou maior visibilidade quando Tozé foi à televisão pedir ajuda. No mesmo dia, o pai do menino, Alexandre Pereira, recebeu um telefonema de João Oliveira que se apresentou como empresário de tauromaquia, oferecendo-se para realizar uma corrida de touros solidária.

"Reunimo-nos e prontifiquei-me a ajudar no que fosse preciso para que a corrida solidária se realizasse", recorda Alexandre Pereira. A 5 de Julho último, a praça de touros montou-se em Vizela, com 2100 lugares sentados, a casa "estava com mais de metade da lotação preenchida" e o espectáculo tauromáquico aconteceu. "Tínhamos combinado que, no intervalo, o dinheiro angariado seria entregue ao Tozé, mas tal não aconteceu", conta o pai.

Confrontado, o empresário justificou que "tinha tido prejuízo, só tinha vendido 800 bilhetes e que, ainda por cima, tinham roubado algum dinheiro das bilheteiras", relata Alexandre, inconformado. "É mentira porque o homem da praça disse que no mínimo estariam 1150 pessoas, o que significa que com bilhetes a 15 e a 20 euros, daria, pelo menos, 17250 euros. Não vi um tostão. E ainda por cima ele não pagou a ninguém, nem ao homem dos touros, nem ao que montou a praça, tão pouco à GNR", afirma, indignado.

A família não só não recebeu qualquer ajuda para os tratamentos do menino, como ainda por cima ficou sem quase 2000 euros, dinheiro que adiantou a Oliveira para pagar as licenças e ao pessoal que ia montar a praça.

Alexandre sente-se burlado e quer avançar com uma queixa-crime contra o alegado empresário tauromáquico. "Estou só à espera de ver se consigo reunir mais lesados, nomeadamente restaurantes, tipografia e outras casas comerciais que deram 50 e 100 euros a esse indivíduo para fazer camisolas com a fotografia do meu filho e que nunca apareceram. Se puder dividir as despesas da advogada, tanto melhor", revelou o progenitor. Os pais temem ainda que "ele possa estar a servir-se da fotografia do meu filho que ele levou para conseguir enganar mais alguém".

O JN tentou contactar João Oliveira mas ninguém atendeu as chamadas.

Segundo apurou ainda o nosso jornal, o responsável pelos touros, António Nunes, reclama uma dívida que rondará os 12 mil euros e já fez saber que irá recorrer aos tribunais para reaver o dinheiro. E a acção será interposta contra os Bombeiros Voluntários de Vizela, instituição que apareceu nos cartazes como entidade organizadora.

11 comentários:

  1. Esta notícia em nada me espanta. É o reflexo da falta de honestidade dos taurinos.

    ResponderEliminar
  2. Sobre o empresário em questão, partilho da mesma opinião do anónino das 14:54, tb não fico supreendida!
    Um outro desafio aproxima-se...

    Há alguns anos que o lobby das touradas tem vindo a trabalhar com o objectivo de colocar a tourada sob a protecção do Património Mundial Imaterial da UNESCO. “Proyecto Tauromaquia de la UNESCO”, assim se chama o projecto com o qual, através de meios dúbios, tentam obter o selo de qualidade da UNESCO de forma a poderem continuar a torturar touros até à morte nas arenas, sem medo de reprimendas ou objecções, para praticar um dos desportos sangrentos mais cruéis do mundo. As organizações pelo mundo fora que apoiam este projecto desastroso têm trabalhado fervorosamente para apresentar à UNESCO um pedido de inclusão na lista dos Bens Culturais Imateriais a proteger.
    No entanto, o pânico está a surgir entre os apoiantes da tourada, à medida que as vozes de protesto contra a barbárie e a crueldade que ocorrem nas arenas se tornam mais fortes e numerosas. Os que apoiam esta tortura de animais receiam acima de tudo que as suas fontes de receita, incluindo subsídios estatais relacionados com a tourada, comecem a ser afectadas. Tal como é, a tauromaquia - como preferem chamar ao seu desporto sangrento - é uma máquina de fazer dinheiro muito rentável.
    O lobby das touradas, usando a sua influência sinistra e os seus relacionamentos políticos, criou uma rede através da qual vai silenciosamente e passo-a-passo ficando cada vez mais próximo do seu objectivo.
    As organizações mais importantes que apoiam que a tourada fique ao abrigo do Património Cultural da UNESCO são:
    -Asociacion Internacional deTauromaquia (AIT)
    -Mesa del Toro Asociación Taurina Parlamentaria (ATP)
    -Union Latina.
    O próximo encontro da UNESCO será a 31 de Agosto, data em que serão decididas novas admissões de Bens Culturais Imateriais.
    Será uma altura de expectativa em que aguardaremos para ver se o lobby das touradas apresenta um pedido oficial e qual será a decisão da UNESCO.

    ResponderEliminar
  3. Vergonhoso! Será de esperar que esteja em duscussão para atacarmos, ou haverá alguma forma de sermos pro-activos? Aceitam-se sugestões. Sugiro aos que costumam deixar comentários neste blog que se concentrem neste assunto. Venham dicas a este respeito.

    ResponderEliminar
  4. O grave problema a que se assiste é que os taurinos, com todos os defeitos que têm trabalham. Ou seja, trabalham para manter as touradas vivas. Neste caso que relata a Mané existem organizações pelo mundo fora que apoiam este projecto desastroso e que têm trabalhado fervorosamente para apresentar à UNESCO um pedido de inclusão na lista dos Bens Culturais Imateriais a proteger. Trabalhar fervorosamente, é algo que muitos dos portugueses que estão contra a realização de touradas, infelizmente, não fazem – esperam que alguém que seja anti-touradas o faça por eles. Por vezes, nem, sequer, apoiam o trabalho que alguns anti-touradas desenvolvem (já para não falar dos que o criticam de forma negativa só porque criticam tudo e mais alguma coisa). É urgente que as pessoas que não concordam com a realização de touradas estejam atentas a estes detalhes como aquele que a Mané refere. É urgente que em Portugal as pessoas que são amigas dos animais se tornem mais activas. A essas pessoas: pelo menos vão vendo na Net como podem ajudar a acabar com as touradas, s.f.f. Não é preciso acolherem temporariamente touros em vossas casas, mas há tanto que se pode fazer!

    ResponderEliminar
  5. Concordo com todos estes comentários! Não é habitual entrar num blog e concordar com o que todos dizem! Parabéns a todos.

    ResponderEliminar
  6. As touradas já estiveram quase a acabar em Portugal. Mas temos que estar atentos. Estas praças portateis não ajudam nada a que as touradas acabem. Enquanto houver localidades em que as touradas não são tradição a continuarem a permitir que as touradas se começem a instalar lá, estamos mal. Os marinhenses são um bom exemplo da não aceitação das touradas, neste caso, na Marinha Grande. Se algum autarca ler este meu comentário peço-lhe que entenda que as pessoas da Marinha Grande não querem tortura na cidade. Espero que os autarcas não andem a dormir.

    ResponderEliminar
  7. Optimo Blog. Já está nos meus favoritos. Concordo com todos os comentários que aqui foram postos. O problema em Portugal, é que os defensores dos animais estao muito divididos. Há uns que só protegem os caes e gatos, outros que tentam mesmo lutar contra este flagelo e outros.

    ResponderEliminar
  8. Eu sou um daqueles que protejo caes e gatos e que tento lutar contra os problemas a que estão sujeitos. Também tenho lutado contra as touradas. Sou da Figueira da Foz, fiquei hoje a saber deste grupo anti-touradas e espero que este grupo tenha todo o apoio das várias organizações de protecção dos animais existentes. Concordo com Mancholas, as associações têm que se unir mais. Este grupo de pessoas que estão a lutar por uma cidade anti-touradas é fantástico. Espero que consigam, com maior ou menor apoio de organizações, atingir aquilo estão a lutar. Vou começar a estar mais atento a este blog para sempre que houver apelos de ajuda tentar ajudar.

    ResponderEliminar
  9. Gentinha miserável é o que vocês são todos. Não queiram acabar com as tradições. Espero que a UNESCO proteja as touradas. Essas é que precisão de ser protegidas.

    ResponderEliminar
  10. Para o Anónimo que gosta de touradas.... Escreve-se PRECISAM e não PRECISÃO....
    Estamos sempre a aprender não é?

    ResponderEliminar
  11. Pois é, ó anónimo das 22:01, a tauromaquia está em declínio, não é verdade? É por isso que acha que as touradas precisam de ser protegidas, certo? Olhe, a maior parte das pessoas acham que elas devem ser é abolidas! Não é "protegidas" é ABOLIDAS! E quanto aos touros, quem acha que os deve proteger? É que, miserável é o estado em que eles ficam quando são toureados por haver miseráveis como você.

    ResponderEliminar