terça-feira, 30 de junho de 2009

14 - Por favor, peça ao Presidente e Vereadores da Câmara Municipal da Marinha Grande para não autorizarem tourada em Julho na Praia da Vieira

Por favor, peça ao Presidente e Vereadores da Câmara Municipal da Marinha Grande para não autorizarem tourada em Julho na Praia da Vieira e para responderem às centenas de apelos que receberam para declarar a Marinha Grande "Cidade Anti-Touradas"

Por favor, envie a mensagem sugerida abaixo – ou escreva a sua própria mensagem, se preferir – ao Presidente e aos Vereadores da Câmara Municipal da Marinha Grande, pedindo-lhes, não só, para não autorizarem a corrida de touros que está, lamentavelmente, anunciada para o dia 19 de Julho, às 17h, na Praia da Vieira, no concelho da Marinha Grande, como também, para responderem – e para o fazerem positivamente – às muitas centenas de apelos que estes decisores autárquicos receberam, em Abril passado, enviados por centenas e centenas de cidadãs e cidadãos residentes na Marinha Grande e em diversas outras zonas do país, pedindo à Câmara Municipal da Marinha Grande para não voltar a autorizar qualquer espectáculo tauromáquico neste concelho, declarando-a oficialmente “Cidade Anti-Touradas”, tal como proposto na moção-proposta “Marinha Grande a Cidade Anti-Touradas” que a este Executivo Municipal foi enviada pela ANIMAL – e que, até hoje, ficou também sem resposta.

Por favor envie a sua mensagem para: alb.cascalho@cm-mgrande.pt; gap@cm-mgrande.pt; relacoes.publicas@cm-mgrande.pt; sergio.moiteiro@cm-mgrande.pt; joao.pedrosa@cm-mgrande.pt; artur.oliveira@cm-mgrande.pt; geral@cm-mgrande.pt
Com Conhecimento (Cc) a: campanhas@animal.org.pt
Com Cópia (Bcc) a: marinhenses.antitouradas@gmail.com

Mensagem Sugerida pela Associação ANIMAL

Exm.º Senhor Presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande

Ex.mos Senhores Vereadores da Câmara Municipal da Marinha Grande

Excelências,

No passado mês de Abril, muitas centenas de pessoas, residentes na Marinha Grande e em diversas outras zonas do país, assim como muitos estrangeiros amigos dos animais, escreveram a V. Ex.as apelando à Câmara Municipal da Marinha Grande para que não autorizasse a tourada que, nessa altura, infelizmente nesse concelho acabou por ser permitida pelo Município que V. Ex.as administram. Subsequentemente, e apesar da realização dessa tourada, as mesmas pessoas voltaram a contactar V. Ex.as pedindo a não-autorização de qualquer outra tourada no concelho da Marinha Grande depois dessa, apoiando, de resto, a moção-proposta “Marinha Grande a Cidade Anti-Touradas” que a Associação ANIMAL submeteu, nessa mesma altura, à apreciação do Executivo Municipal de V. Ex.as – e que, até hoje, ficou sem resposta – e apoiando também a notável e importante acção cívica local do Movimento Cívico Independente pela Abolição das Touradas na Marinha Grande.

Agora, passados mais de dois meses, surge anunciada uma nova tourada no concelho da Marinha Grande, estando prevista para decorrer na Praia da Vieira, no dia 19 de Julho, às 17h, numa praça de touros desmontável. Não posso deixar de manifestar a minha estupefacção por notar que esta tourada está a ser anunciada para decorrer no concelho da Marinha Grande, sem que a Câmara Municipal da Marinha Grande tenha, até ao momento, respondido, pelo menos, aos muitos apelos para que, à semelhança do que fizeram as Câmaras Municipais de Viana do Castelo, Braga, Cascais e Sintra, não voltasse a autorizar a realização de touradas no concelho – nomeadamente por meio da não-autorização da instalação de praças de touros desmontáveis com esse fim em qualquer lugar da Marinha Grande.

É, pois, a este respeito que ora venho contactar V. Ex.as, pedindo a resposta mais célere possível. Em Portugal, nos concelhos onde não existam praças de touros fixas ou onde as praças de touros fixas sejam propriedade e/ou administradas pelos municípios, cabe aos municípios decidirem se autorizam ou não a realização de espectáculos tauromáquicos. Não têm poder legislativo para os proibir, é certo, mas têm poder administrativo para os não autorizar. Têm, além do mais, e é isso que está aqui principalmente em questão, o poder, o dever e a responsabilidade política, social e moral de decidir sobre se aceitam que animais sejam barbaramente torturados num espectáculo público nas vilas e cidades que administram – ou se não aceitam nem autorizam essa vil actividade que é a tauromaquia, que suscita, hoje em dia, uma tal repulsa social, que até já vários municípios e tribunais a condenaram, além da sociedade civil portuguesa estar, de forma cada vez mais declarada, consciente e viva, a dar passos no sentido de exigir o fim das touradas em Portugal – fenómeno ético-civilizacional que, de resto, se repete em todos os poucos países do mundo onde as obscuras touradas ainda são permitidas e onde enfrentam cada vez maior contestação, restrições e mesmo proibições.

Face a este pedido e a estas palavras claras, sérias, fundadas nos melhores princípios, numa ética racional e no desejo de que Portugal seja cada vez mais um país moderno e progressista que não admita a crueldade contra animais, peço a V. Ex.as uma decisão célere e clara sobre esta matéria – e saliento que a decisão que peço a V. Ex.as é a única moral, social e politicamente aceitável: a de não autorizarem a tourada que está a ser anunciada para 19 de Julho na Praia de Vieira, ou qualquer outra tourada, em qualquer altura ou lugar, no concelho da Marinha Grande.

Agradecendo antecipadamente a atenção de V. Ex.ª e ficando na expectativa de uma resposta a esta mensagem,

Com os meus melhores cumprimentos,

[Indique o SEU NOME AQUI]
[Indique a SUA CIDADE AQUI]
[Indique o SEU ENDEREÇO DE E-MAIL AQUI]

53 comentários:

  1. Uma marinhense activa30 de junho de 2009 às 20:44

    Eu já enviei esta mensagem! Por favor, não deixe de enviar também a sua. Ou isto de se andar a torturar animais em touradas no concelho da Marinha Grande acaba agora, ou daqui a uns anos já vai haver quem comece a argumentar que já é algo habitual e daqui a mais uns tantos anos, passa a ser tradição enquanto as touradas não acabarem definitivamente no nosso país. A sua mensagem conta! As mensagens dos marinhenses e vieirenses são mesmo muito importantes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os denominados anti taurinos não mandam se os outros vão ou não, se eu gosto vou e não admito tão pouco que se insurjam contra aquilo que EU faço. Também não gosto de espectáculos pornográficos e não pretendo proibi-los, mesmo vendo a raça humana na maior degradação que existe.

      Eliminar
  2. Outra marinhense activa1 de julho de 2009 às 00:39

    Também já enviei a minha! E você, porque espera para enviar a sua?

    ResponderEliminar
  3. Só vai à tourada quem gosta quem não gosta não vai. Não percebo porque isto tudo.

    ResponderEliminar
  4. Os touros e os cavalos NÃO gostam e não têm outro remédio senão ir!!! Tudo isto é por eles. Já percebe agora?

    ResponderEliminar
  5. Só vai a tourada quem gosta de ver sangue, tortura e tem prazer nisso... Isto é normal? NÃO,NÃO É...
    Só sabem evoluir nos carros, nas casas, nos telemoveis topo de gama e só isso interessa a esta gente...MIOLOS NADA...
    Por isso este Pais com TRADIÇÃO DE TERCEIRO MUNDO...
    EVOLUÇÃO DE MENTALIDADES PRECISA-SE...

    ResponderEliminar
  6. Porque dizem que os touros não gostam de ir a touradas? Já lhes perguntaram? Falam a lingua deles?

    ResponderEliminar
  7. ÒH anormal vai dormir.

    ResponderEliminar
  8. Aparece cada gente mais estúpida ...que tristeza...mais vale nem acordarem mesmo...

    ResponderEliminar
  9. Uma Anti-taurina portuguesa4 de julho de 2009 às 00:39

    Ó taurino estúpido das 23:09, a tua língua é que eu não falo de certeza! Já em relação à LINGUAGEM dos touros ela é suficientemente explicita para que qualquer pessoa inteligente que, nem que seja por uma vez na vida olhe para um touro durante uma tourada perceba que ele não está a gostar nada daquilo que algumas bestas sádicas, ditas humanas, lhe estão a fazer enquanto outras bestas estão a aplaudir. Conclusão: os touros não gostam de ir às touradas! E, já agora, caso entendas a minha língua materna – o português – fica a saber que os touros não gostam de touradas e a maioria dos portugueses também não, e que pessoas como eu odeiam taurinos estúpidos como tu, ignorante!

    ResponderEliminar
  10. Nós não odiamos ninguém. Tourada é tradição e é arte e vocês não sabem do que falam. Deviam ir e só assim começarem a compreender.

    ResponderEliminar
  11. ANTI-taurinos e ANTI-touradas marinhense4 de julho de 2009 às 13:01

    TOURADA É TORTURA – NÃO É ARTE NEM CULTURA!!!

    ResponderEliminar
  12. Continuo a dizer que TRADIÇÃO É O PAÍS QUE TEMOS .... TERCEIRO MUNDO...

    ResponderEliminar
  13. OH taurino mas qual é a arte?
    Tortura é arte?

    ResponderEliminar
  14. A arte do toureio tem que ser percebida para ser sentida. É normal que vocês não a sintam porque não percebem nada de touradas.

    ResponderEliminar
  15. Perceber de touradas não tem nada de extraordinário. Qualquer pessoa que saiba ler consegue ficar a perceber de touradas! Quanto a uma pessoa tornar-se inteligente e sensível, ó meu caro taurino, isso é que na idade adulta já não se conquista! Ou se é, ou não se é – vocês, taurinos, não são nem inteligentes, nem sensíveis! Aquilo que vocês consideram arte até pode ter algum mérito artístico e, principalmente, técnico. Porém, perde toda a legitimidade quando necessita de fazer sofrer física e psicologicamente animais para ser executada. Tal sofrimento não se pode impor a um animal que não escolhe participar naquilo a que vocês chamam arte. É injusto, prepotente e cobarde fazê-lo. A arte de lutar até à morte dos gladiadores era considerada bastante mais honrosa e bonita por quem assistia. Mesmo essa acabou. Evoluam!!!

    ResponderEliminar
  16. Taurino explique-me então essa arte.

    ResponderEliminar
  17. Explico na corrida da Praia da Vieira. Vamos juntos?

    ResponderEliminar
  18. OH amigo.Nunca, até tinha vergonha de o acompanhar.Pelo que percebo você não percebe nada de arte.Senão explicava-me.

    ResponderEliminar
  19. Olá Tita! O taurino é completamente imbecil! E, a tourada que está a ser anunciada para a Praia da Vieira para 19 de Julho ainda não foi autorizada pela CMMG. Se a CMMG não emitir a obrigatória licença ele bem que pode ir à Praia da Vieira à procura de arte. Há por lá umas lojas de artesanato!

    ResponderEliminar
  20. OH Taurino estou à espera da sua explicação.

    ResponderEliminar
  21. Tourada é arte e cultura. Ainda bem que chegou á Marinha Grande e á Vieira.

    ResponderEliminar
  22. Mais uma anormalidade de um anormal já seguidor deste blog, ou mais um anormal!!!

    ResponderEliminar
  23. TOURADA É TORTURA – NÃO É ARTE NEM CULTURA!!!

    ResponderEliminar
  24. O que menos importa é se a tourada é arte, cultura, ou tortura. Não se esqueçam que a tourada na Vieira vai servir para os bombeiros comprarem uma ambulancia.

    ResponderEliminar
  25. Nem que fosse para comprar um Hospital – está errado!!! «O que menos importa é se a tourada é arte, cultura, ou tortura», tem toda a razão – o que importa são os animais: os cavalos que, depois de passarem por treinos violentos são aterrorizados durante o espectáculo cruel, e os touros que são barbaramente violentados e torturados em nome do entretenimento, que no caso da corrida da Praia da Vieira vai estar camuflado de boa acção – angariação de fundos! Não sei se essa ambulância será necessária, mas o método utilizado para a comprarem não é eticamente aceitavel. Que farão os BVVL se a verba angariada não chegar para comprar a boa da ambulância? Vão traficar droga? (Talvez seja rentável!)

    ResponderEliminar
  26. Subscrevo inteiramente o que acabei de ler no comentário anterior. É tempo das pessoas reflectirem e pensarem com a cabeça delas. É um crime o que se faz aos touros nas touradas. Os bombeiros não deviam ser coniventes com a prática de crimes.

    ResponderEliminar
  27. Pode ser k 1 dia precisem 1 ambilancia e n exista.

    ResponderEliminar
  28. Ni-nó-ni-nó-ni-nó-ni-nó-ni-nó-ni-nó-ni-nó.....

    ResponderEliminar
  29. Espero ouvir este barulho (ni-nó-ni...) quando estiver na Praia da Vieira dia 19! Espero que uma das várias ambulâncias que os BVVL têm vá buscar um cavaleiro após uma grande marrada de um touro lindo!

    ResponderEliminar
  30. Em resposta ao anónimo das 13:09 devo dizer-lhe que é uma pena que as pessoas vão em cantigas. Os fins nem sempre justificam os meios. A ambulância pode até fazer falta (não sei se faz, ou não) mas aos touros que vão ser sacrificados, nem uma ambulância lhes vai valer, e também têm (ou seria justo que tivessem) direito à vida. Acima de tudo não devia ser permitido violentá-los, torturá-los e matá-los aos poucos e muito menos enquanto algumas pessoas batem palmas! Não há justificação para tamanha crueldade! Há outras formas de obter ambulâncias. O Estado? A CMMG? A JFVL? Bailes? Concertos? Rifas? Será que não há mesmo outro meio de conseguir essa ambulância? Será que a indústria tauromáquica não estará a ser muito boazinha para os Bombeiros para que consiga justificar que se torturem animais em publico contra a vontade da maioria dos portugueses? Pense nisto!

    ResponderEliminar
  31. Aproveitameto.
    Ainda não acredito que Dr.Cascalho e sua comitiva
    autorizem.

    ResponderEliminar
  32. Vão meter outra vez o vereador da cultura a autorizar e depois atiram-lhe com as culpas para cima. O Presidente vai assinar aquilo que o vereador pre-autorizou e nem vai reparar no que está a assinar! Como o vereador da cultura nem faz parte da lista da CDU não tem importância nenhuma. Aposto que o pedido de autorização da tourada vai chegar numa altura em que não vai haver qualquer reunião de câmara entre a sua entrada e a realização da tourada. Esta gente pensa que somos mais estúpidos do que aquilo que somos. A minha vontade é mandar este comentário para o e-mail do vereador da cultura, mas, enfim... vamos esperar para ver. Vamos também esperar que ninguém desista desta luta por uma causa tão nobre como é a luta contra as touradas no concelho da Marinha Grande. Vamos conseguir o que queremos - a declaração da Marinha Grande como cidade anti-touradas. Somos muitos, somos inteligentes e somos fortes e estamos cheios de razão!

    ResponderEliminar
  33. Amigos, ouvi dizer que a tourada não decorrerá no dia 19 de Julho e que há uma grande polémica instalada. Será que não vai haver tourada na Praia da Vieira?

    ResponderEliminar
  34. Parece que a tourada foi mesmo adiada. No entanto, falta-nos ter uma confirmação para o podermos afirmar com segurança. Também ainda não é 100% certo que se realizará (noutra qualquer data). É importante que se continue a pressionar a CMMG. Uma das maneiras é enviar, por e-mail, a mensagem sugerida pela ANIMAL que apela ao cancelamento dessa tourada e que está disponível para copiar, colar, e enviar, neste blog. Se vier a realizar-se a tourada na Praia da Vieira está confirmado que também vai haver manifestação anti-touradas. Desta vez não será silenciosa, como a que decorreu na Marinha Grande, e terá algumas outras características diferentes. É importante estarmos preparados para uma manifestação e irmos passando palavra.

    ResponderEliminar
  35. UMA AMIGA DOS ANIMAIS16 de julho de 2009 às 00:03

    SE INFELIZMENTE HOUVER TOURADA IRÁ CERTAMENTE HAVER MANIFESTAÇÃO E EU QUERO PARTICIPAR.
    POR FAVOR AVISEM QUANDO SOUBEREM A QUE HORAS É A MANIFESTAÇÃO... EU NÃO QUERO FALTAR!

    ResponderEliminar
  36. Marinhenses Independentes Anti-touradas16 de julho de 2009 às 18:42

    Estamos apenas à espera de obter uma confirmação para actualizarmos o Blog. Se houver tourada vai haver manifestação. A tourada não será dia 19 de Julho, isso é certo.

    ResponderEliminar
  37. só espero que quando estiverem a fazer manifestação, os touros venham para a rua e vos faça correr mais que os aficionados de san fermin em pamplona!!

    por causa de gente como vocês é que as tradições estão todas a desaparecer por todos os países fora...

    ResponderEliminar
  38. Também eu espero que os touros venham para a rua. Quem sabe se, dessa forma, não conseguiremos ajudá-los a livrar-se dos sanguinários filhos da P… que estiverem na praça.

    E, se tal vier a acontecer, não correremos à frente deles (touros) porque nós não somos estúpidos.

    Há tradições maléficas que estão, de facto, a desaparecer. A tourada, graças a Deus e a pessoas como nós é uma delas.

    ResponderEliminar
  39. Paulo Marques, Vieira de Leiria18 de julho de 2009 às 11:15

    Chamar cultura ao sadismo organizado, à violência, à morte e à dor é um insulto à própria inteligência, ao desenrolo da nossa evolução. Tradições sangrentas são aberrações à moral, um disfarçar de irracionalidade com cultura.. É esta a imagem que oferecemos.. A nossa indiferença faz desta "gente" mais poderosos, por isso, manifesta a tua repugnancia à festa criminal.. Não colaborem com jogos de dementes.. Taurinos ao código penal..

    ResponderEliminar
  40. acho muita piada quando dizem sadismo... mas só se lembram da palavra em relação à tourada...
    nem vou mais longe, as pessoas que aqui escrevem e são contra a tourada, não devem comer peixe...
    é muito lindo ver o peixe aos saltos não é? mas estão em maior sofrimento que os touros nas praças/arenas e não vejo nenhum auto-intitulado movimento para que se acabe com a pesca no concelho...

    ResponderEliminar
  41. Muito bem, ora aí está o que o anónimo poderá iniciar: uma luta contra o sofrimento dos peixes... Acho muito bem. Olhe e até lhe posso dar uma dica, os hipermercados grupo Jeronimo Martins tais como Pingo Doce não estão a respeitar as normas e regras respeitantes as especies pescadas. Poderá começar por aí.

    Inicie a luta e entenderá rapidamente o que as pessoas que defendem a vida animal sofrem e assim talvez dê o valor....

    ResponderEliminar
  42. mas quem disse que estou a iniciar uma luta contra o sofrimento dos peixes??
    todos pertencemos a uma cadeia alimentar...

    apenas referi que se não gostam de ver os touros sofrer é porque também não gostam de ver os peixes aos saltos a tentar respirar, os frangos a espernear a tentar respirar, o grito dos porcos quando os estão a matar...

    se fossem vocês a serem "toureados" por outra espécie, os touros não faziam petições nem manifestações para que vos deixassem em paz...

    é o chamado ciclo da vida...

    ResponderEliminar
  43. Anónimo das 16:45 e das 12:30:
    Nem todas as pessoas que aqui escrevem comem peixe. O ideal seria que nenhuma das pessoas que aqui escrevem, bem como todas as outras que aqui não escrevem, não comessem peixe, nem outros seres sencientes, nem outros alimentos de origem animal. Para a generalidade das pessoas existem alternativas. Porém, a Biologia e a História fizeram de nós animais comedores de cadáveres e até lá há um longo caminho a percorrer (que, em meu entender, passa por um trabalho sério de informação/sensibilização e não por qualquer tipo de crítica negativa às pessoas que incluem na sua alimentação, por exemplo, peixe, frango, ou carne de porco). E enquanto a maioria dos mamíferos humanos não deixar de comer alimentos de origem animal importa realçar a grande diferença que existe entre comer carne e FAZER DA AGONIA E MORTE DE UM ANIMAL UM ESPECTÁCULO, TIRANDO SÓRDIDO PRAZER DE O VER ESPETAR, MARTIRIZAR, VOMITAR SANGUE. Há muitos animais que comem outros por uma questão de sobrevivência, mas nenhum animal pertencente a qualquer espécie que não a humana faz da morte um espectáculo. As touradas são espectáculos cruéis em que se mata devagarinho animais, humilhando-os, torturando-os e violentando-os, gratuitamente e com aplausos. E é, essencialmente, contra isso que as pessoas que repudiam as touradas e aqui escrevem estão a lutar. Não quer isto dizer que estas pessoas gostem de ver «os peixes aos saltos a tentar respirar, os frangos a espernear a tentar respirar, o grito dos porcos quando os estão a matar...», ainda que algumas os comam, nem quer isto dizer que todas as pessoas que aqui escrevem os comem, mas seja como for, todas elas têm toda a legitimidade para tentar acabar com as touradas. Se fossem as pessoas as “toureadas” é obvio que os touros não fariam petições nem manifestações, pois se tivessem essa capacidade também teriam capacidade para não serem, afinal, eles os toureados.

    ResponderEliminar
  44. Anónimo
    Como peixe e carne para viver.
    Não gosto de touradas e custa-me a compreender como determinadas pessoas com alguma cultura e sensibilidade assistem a este mau espectaculo.
    Parabens a todas as pessoas que contribuem para a não realização de touradas. Da minha parte muito obrigado.

    ResponderEliminar
  45. Parabéns às que contribuem para a não realização de touradas e também às que tentam dar o seu contrbuto nesse sentido, mesmo que ele nem sempre resulte, acrescento eu. Sempre deixam trabalho preparado para os que vierem a seguir.

    ResponderEliminar
  46. Bem dito.Corajosos não desistam

    ResponderEliminar
  47. Olá Maria Armanda. Não desistiremos. Não desista também.

    ResponderEliminar
  48. Filha ou filho não tenho idade para manifestações.

    ResponderEliminar
  49. Maria Armanda: Há pessoas de todas as idades a manifestarem-se, das mais diversas formas, contra as touradas, até mesmo em protestos de rua. Se há situações nas nossas vidas em que a idade é uma barreira, outras há em que a idade é o que menos importa. Qualquer pessoa que esteja em condições de sair de casa pode, e deve, independentemente da idade que tiver, manifestar-se, por exemplo, em protestos de rua anti-touradas. Mas há outras formas de as pessoas se manifestarem sem ser participando em protestos de rua. Se a Maria Armanda sente que este meio de protesto não é aquele que mais a seduz neste momento da sua vida tem outras maneiras de o fazer. Uma é deixando aqui comentários anti-touradas (coisa que tem feito e que agradecemos) e isso já é suficiente para lhe pedir que não desista, outra será, por exemplo, enviando uma carta ou e-mail para a CMMG a dar a sua opinião sobre a realização de touradas no concelho da Marinha Grande, e há muitas outras - por exemplo, passando palavra sempre que tiver conhecimento de que determinada manifestação anti-touradas está prestes a decorrer tentando convencer pessoas suas amigas, conhecidas, e outras, a participarem,... Por isso, volto a pedir-lhe que não desista de se manifestar, seja de que forma for, como anti-touradas, Ok?

    ResponderEliminar
  50. A tourada é para os aficcionadas, quem não é cale-se. Vão tomar conta da vossa vida. Nós AFICCIONADOS continuaremos sempre a sê-lo, nasce connosco minha gente, está-nos no sangue, está colado à pele, não se arranca, não é um bandeco de anti-taurinos que muda quem somos, ok.

    ResponderEliminar