sábado, 2 de maio de 2009

10 - Por favor, se é amigo dos animais, envie a sua mensagem aos vereadores da CMMG

No passado dia 5 de Abril, decorreu na Marinha Grande, numa praça portátil montada num campo de futebol, a primeira corrida de touros de que há memória na cidade. Esta foi, e continua a ser, muito contestada socialmente. Porém, já está prevista, para dia 19 de Julho, mais uma tourada para o concelho. Em pleno século XXI, numa altura em que, de acordo com uma sondagem efectuada por uma entidade certificada, a maioria dos portugueses são Anti-touradas é lamentável que comecem a existir touradas no concelho da Marinha Grande, onde não há qualquer tradição tauromáquica, nem praça de touros fixa, e tantas são as pessoas que se têm vindo a manifestar, das mais diversas formas, contra este mal que lhes acabou de chegar à sua terra.

Em inícios de Abril, a associação ANIMAL fez chegar ao Presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Alberto Cascalho, uma Moção a propor que a Marinha Grande seja declarada como cidade Anti-touradas. Este, garantiu, em meados de Abril, à agência de notícias LUSA, que a vai colocar à consideração do executivo municipal. Tal não aconteceu até à data, mas queremos acreditar que acontecerá durante o mês de Junho, assim como queremos acreditar que os senhores vereadores da Câmara Municipal da Marinha Grande, na sua maioria, a vão votar favoravelmente.

Não sabemos se os senhores vereadores terão a capacidade de avaliar o desrespeito a que são sujeitos cavalos e touros em espectáculos organizados por pessoas que não detêm tal capacidade, não sabemos se serão suficientemente sensíveis para perceber que os touros são brutalmente violentados e torturados num espectáculo onde não escolheram participar, mas sabemos que foram eleitos para representar pessoas e temos esperança de que se forem muitas as pessoas a enviar-lhes a mensagem de que são Anti-touradas isso os influencie positivamente.

Já lhes enviou a sua mensagem?

Por favor, não perca tempo. O seu contributo é mesmo importante. Basta enviar por e-mail a mensagem do Bloco 1 que aparece clicando no fim desta página em "mensagens antigas" – é só copiar, colar, escrever o seu nome e cidade e pouco mais. Faça-o pelos Animais, por si e pela maioria dos portugueses que são contra os maus-tratos aos Animais.

128 comentários:

  1. "EL CHINO TORERO" dia 10 de Maio no Campo Lisboa e Marinha. Espectáculo cómico. El Cino Torero apresenta, as maiores tropelias e brincadeiras com "Los Anõesinhos". Rir...rir...rir até fartar!

    ResponderEliminar
  2. Nem vale a pena comentar isto! A quem deixou o "comentário" anterior - fica aqui uma sugestão ao Sport Lisboa e Benfica, apenas uma, porque talvez seja a única que tenham capacidade para entender: removam os cartazes que serviram para publicitar a tourada do dia 5 de Abril, estão afixados há mais de um mes!

    ResponderEliminar
  3. Sr. Helder Serra, estamos no século XXI!

    ResponderEliminar
  4. Eh pá, eu nem queria acreditar que isto fosse o que eu estava a pensar! Então o Sport Lisboa e Marinha começa com uma corrida de touros, em que os touros são espetados, gozados, violentados e torturados, e um mes depois organiza um espectáculo em que há animais que vão ser gozados e também pessoas?! Pessoas anãs?! É muito mau!!! Isto parece mentira! Cada vez tenho mais vergonha de ser marinhense! Alguém trave o Hélder Serra! Alguém ponha o Sport Lisboa e Marinha na ordem (não é na Ordem, geograficamente falando, na Ordem onde se situa o campo) mas na ordem.

    ResponderEliminar
  5. Que espectáculo mais deprimente!

    ResponderEliminar
  6. Então mas a tourada do dia 5 de Abril não deu mundos e fundos ao SLM? Diziam que tinham encaixado tanto dinheiro e em vez de jogarem futebol continuam com palhaçadas?

    ResponderEliminar
  7. Será k a CMMG tb comprou bilhetes p/ esta treta?

    ResponderEliminar
  8. Sr. Anónimo do dia 2 de Maio, das 19:54, então não responde? Não diz nada?!

    ResponderEliminar
  9. Ser anão não é para quem quer, é para quem pode!

    ResponderEliminar
  10. Anonimo de 2/5 19.54.
    Tem a mania que é engraçado.No fundo é um ignorante sem respeito por quem gosta de animais.
    Seria bom inscrever-se numas aulas de educação
    civica

    ResponderEliminar
  11. Não tenho inteligência suficiente para alcançar qual é o objectivo da organização, por parte do Sport Lisboa a Marinha, deste “espectáculo”! Será que tem, subjacente, alguma mensagem para os Marinhenses Independentes Anti-touradas? Que mensagem será essa? Aceitam-se opiniões!

    ResponderEliminar
  12. Provocação aos anti-touradas.

    ResponderEliminar
  13. Concordo plenamente, mas há quem apenas ache que o SLM está no bom caminho! Não sei bem para onde! Em meu entender, se o clube não se está a aguentar e nem quer aproveitar propostas como receber de bandeja um número significativo de sócios, propostas a que nem tão pouco responde, o melhor que tem a fazer é fechar as portas. De resto, é notório que a tourada do dia 5 não deu as receitas ambicionadas pelo clube, e basta comparar a publicidade que fizeram à tourada e a que estão a fazer para promover esta aberração a que chamam de espectáculo cómico. Desta vez, apenas têm um anúncio dos pequenos no JMG, não devem ter dinheiro para mais do que isso. Não vejo cartazes, nem andam por aí carros com megafones a fazer barulho, e ao que parece, até precisaram do nosso blog para tentar publicitar a coisa!

    ResponderEliminar
  14. Então mas o SLM não era um clube de Futebol ?
    Sr Helder Serra tenha vergonha !!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  15. Acho que era uma espécie de cluble de futebol! Agora, tudo indica que é uma espécie em vias de extinção e esta não é uma espécie a preservar. A praça de touros continua lá montada e a Branca de Neve parece, nem ter vergonha, nem estar preocupada!

    ResponderEliminar
  16. AH AH AH
    Branca de Neve e os sete anões.

    ResponderEliminar
  17. Marinhenses anti-touradas não deixem de lutar.
    Força,vão conseguir. Estão de parabens.

    ResponderEliminar
  18. Mas quem é que é a Branca de Neve?

    ResponderEliminar
  19. cabeça pensadora. Quem será?

    ResponderEliminar
  20. Já estou a imaginar, os anõezinhos a espetarem-lhe as bandarilhas naquela pele rosada!

    ResponderEliminar
  21. Só espero que também lhe acertem na perninha morta!!!

    ResponderEliminar
  22. O que é uma perninha morta?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ficam vos muito bem estas conversas... Será caso para perguntar:
      O que é uma pila?

      Eliminar
    2. pila pelo produtivo pontapé!!!

      Eliminar
  23. (Anónimo das 22:35 de ontem, então? Isto sobra sempre para mim!) Reposta à pergunta das 20:05 de hoje: É algo que os frouxos, armados em machos, que infligem maus-tratos aos animais e/ou são coniventes com tal prática e/ou aplaudem (caso dos pró-touradas) se, eventualmente, apenas a têm fraquinha, deveriam tê-la, eu não diria morta, mas, COMPLETAMENTE morta. Talvez assim ficassem com a sua capacidade de procriação comprometida e, acreditando que exista uma propensão genética para este tipo de “atrasadismo” mental que faz com que certos estúpidos não consigam, ou não queiram, distinguir entre o que está certo e o que está errado, esta seria uma excelente forma de passarem a existir menos parvalhões, descendentes de outros que tais. Consequentemente, aumentariam as possibilidades de os animais passarem a ser menos desrespeitados e de passarmos a viver num mundo melhor para todos! Entendeu? Quer que lhe faça um desenho?

    ResponderEliminar
  24. Quanto à Branca de Neve, confira neste blog se já percebeu quem é a Branca de Neve, na próxima semana.

    ResponderEliminar
  25. Eu sei quem é a Branca de Neve...AH...AH...AH...

    ResponderEliminar
  26. Candida! E a foto que me enviáste é LINDA! E está a ficar ainda mais LINDA!!! A evolução de alguns seres que não têm razão de ser é maravilhosa!

    ResponderEliminar
  27. Alguém me enviou uma mensagem a dizer que “El Chino Torero” foi anulado pq os anões não se podem molhar! Isto é verdade? Essa trampa foi anulada?

    ResponderEliminar
  28. Lindo! Espectáculo!!! Passei no campo do SLM às 17:50, às 18:30 e às 19:00, havia ranhosos, desdentados, marrecos, … mas o Chino nem vê-lo, e anões, nada! E não, não encolheram com a chuva porque nem sequer choveu! Ri, ri e ri, até fartar! Lá diziam os cartazes afixados, indevidamente, em cada semáforo desta nossa cidade que era rir até fartar, … e afinal, acertaram – há muito que não me ria assim. Já a Branca de Neve, “coitadinha” deve estar desoladíssima! Temos pena!

    ResponderEliminar
  29. Disseram-me que não houve espectaculo no SLM porque não houve grande afluência na compra de bilhetes... eu tambem nunca comprava uma cena destas...
    Já estou como o anão rezingão: NÃO VÃO CONSEGUIR....

    ResponderEliminar
  30. Mas quem é que quer ver esse espectáculo? para nem os marinhenses quererem ver... podem arrumar as botas...
    Graça

    ResponderEliminar
  31. Mas, por acaso, os marinhenses estão nalgum patamar inferior a alguém de outra zona qualquer do país? De quem é este comentário tão "erudito" para não lhe chamar outra coisa pior?! Quem é a Graça, que de engraçadinha só tem mesmo o nome? A sua sorte, Graça, é que, ao que parece, também não aprova este tipo de "espectáculo",... mas tenha mais cuidadinho com a maneira como coloca as coisas, O.K.? Não vamos fazer deste assunto uma guerra geográfica, porque aqui na Marinha Grande, pelos animais, estamos a precisar da ajuda de todos os portugueses e, quem sabe, se a Graça, e os seus conterrâneos, não irão precisar dos marinhenses alguma vez na vida, em algum assunto semelhante. É de Viana do Castelo, é? Se é de Viana do Castelo, tem atenuantes. Se não é, lembre-se que “amanhã” poderá vir a precisar de nós, ...

    ResponderEliminar
  32. Graça, os Marinhenses na sua maioria são anti-touradas.Esta terra tem gente muito bem formada.
    Não são meia duzia de parvos que alteram a nossa mentalidade, educação e formação.

    ResponderEliminar
  33. Tive conhecimento à poucos dias da existencia de
    ~blog de (independentes anti- tourada).Li alguns comentarios e fiquei extremamente chocada,com o
    pouco nível de alguns adeptos de touradas.Há que respeitar as ideias sem ofender.É muito baixo.Meus amigos anti-touradas não deixem de lutar,Tentem desvalorizar todo tipo de provocações.Os actos ficam comn quem os pratica.

    ResponderEliminar
  34. Olá Maria Armanda. Os pro-touradas agora até estão mais calmos. Em mensagens antigas há comentários realmente baixos deixados por pro-touradas. É o país que temos!

    ResponderEliminar
  35. vejam os vossos comentarios e vejam quem baixa o nivel...
    os marinhenses maioritariamente anti-touradas?? quem disse??

    voces riram no domingo? nós ri-mo-nos no dia 5 de abril... de vocês!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  36. Anónimo 12 Maio 13.26
    Nós defensores de touradas, nunca vos ofendemos.
    Não é o v/caso.Leia com atenção a maioria dos
    V/comentários.De qualquer forma nós somos superiores aos v/desabafos e não podemos esperar outro comportamento da V/parte.Se adoram ver torturar animais, como podem ser humanos e respeitar as pessoas.

    ResponderEliminar
  37. Olhe lá, ó senhor anónimo do dia 12 de Maio, das 13:36, de mim, o senhor pode rir-se à vontade quantas vezes quiser. Eu estive na manifestação porque quis, porque tenho o privilégio de poder decidir onde quero estar em cada momento da minha vida. O que não lhe admito é que se ria dos animais. Os animais que foram torturados no dia 5 de Abril na Marinha Grande, nomeadamente os touros, não escolheram ter esse triste fim e foram gozados, torturados, sujeitos a horas de uma espera angustiante para morrer e, como se não bastasse, durante este processo, não faltaram algumas bestas a aplaudir. E isto é que não é caso para rir, é caso para chorar!

    ResponderEliminar
  38. E não temos qualquer dúvida de que a maioria dos marinhenses são Anti-touradas. De acordo com uma sondagem CIES/ISCTE/MetrisGfk encomendada pela
    ANIMAL feita em Portugal em Março de 2007, 52,4% dos portugueses declaram querer que as cidades e vilas em que residem sejam declaradas cidades e vilas anti-touradas pelos respectivos municípios, através da implementação de compromissos municipais de não autorização da promoção e realização de touradas nos concelhos que administram. Há alguma razão para o senhor continuar a achar que a percentagem de marinhenses Anti-touradas é inferior a esta? O senhor só pode ser muito estúpido, mas contra factos, nem as pessoas menos estúpidas conseguem encontrar argumentos.

    ResponderEliminar
  39. Está triste Branca de Neve?

    ResponderEliminar
  40. Estou convicta que não se vão realizar mais touradas ma Marinha Grande

    ResponderEliminar
  41. Praça de touros continua montada. Que virá a seguir?

    ResponderEliminar
  42. Foi por isso que os juniores do SLM perderam contra os vieirenses, ... não tiveram espaço suficiente no campo deles para treinar!
    O que virá a seguir? Derrotas e mais derrotas, coitados dos jogadores devem estar tão fartos da porcaria da praça de touros, ... e então da Branca de Neve, imagino!

    ResponderEliminar
  43. ganharam no sabado a tarde contra o vieirense... basta agora um empata para subirem de divisao...

    ResponderEliminar
  44. Acho bem que subam de divisão.Enqunto se dedicarem ao futebol, não pensam nas touradas.
    Quando desmontam a beleza daquela praça.

    ResponderEliminar
  45. Anónimo das 21:05 do dia 13 de Maio, ainda bem que vocês estão a entrar no nosso blog. Temos uma surpresa para vocês. Em breve!

    ResponderEliminar
  46. Estou desejoso pela surpresa

    ResponderEliminar
  47. Estou estupefacta com a foto publicada...
    ESTÁ UM ESPANTO!

    ResponderEliminar
  48. Não, não está! E alguém que a aumente para se conseguir ler, s.f.f. (isto é para aqueles aos quais a enviei e-mail com algumas explicaões técnicas que não consigo meter em prática). Agora, por pior que esteja, com um modelo tão bom como o Branca de Neve Serra, a quem qualquer coisinha lhe fica bem, não está assim tão mal! Ele está lindo!

    ResponderEliminar
  49. Humor espetacular.Perfeiro.

    ResponderEliminar
  50. espero que rapidamente o slm organize outra iniciativa deste tipo,para divulgar a nossa cidade.. Força slm

    ResponderEliminar
  51. Para divulgar, o quê?!

    ResponderEliminar
  52. Também espero que sim, que o SLM organize muitas iniciativas como a dos anões E QUE AS MESMAS NÃO SE CHEGUEM A REALIZAR! Trols

    ResponderEliminar
  53. Ou então, que essa bosta de clube morra de vez. Também não seria mau, pois não?

    ResponderEliminar
  54. jÁ FALTOU MAIS.vAMOS ESPERAR POR ELEIÇÕES AUTARQ.

    ResponderEliminar
  55. As autárquicas são lá para Outubro. Espero que a Marinha Grande seja declarada "Anti-touradas" muito antes disso!

    ResponderEliminar
  56. viva o grande slm...acabar com um clube historico destes e que forma centenas de homens?vao para matadouros,ver o k fazem aos animais..sabem porque nao vao?porque voces tambem enchem os bolsos á custa deles,so pode.

    ResponderEliminar
  57. Eu diria mais: Viva o SLM no dia em que se deixar de devaneios. Não é com espectáculos com violência e tortura a animais que o SLM vai «encher os bolsos a custa deles». O que quer dizer quando diz que o clube “forma” centenas de homens? Está a utilizar o termo “formar” em sentido lato e refere-se a “educar” também em sentido lato? Está a referir-se a “formar” por via de "Formação Profissional"? Está a falar de “formação” como sendo um dos 3 tipos de “Educação Profissional”? Responda-me lá s.f.f. para ver se não tenho que gastar muito tempo consigo dando-lhe uma resposta demasiado extensa a este seu comentário. Quanto aos matadouros, o que sabe sobre o que se faz aos animais por lá? Já trabalhou em algum matadouro? É dono ou sócio de algum matadouro? Olhe, eu nunca trabalhei em nenhum e não sou dona/sócia de nenhum. Não tenho qualquer negócio que directa ou indirectamente me torne os “bolsos” mais apetecíveis por existirem matadouros. E, por pior que eu ache que os animais são por lá tratados e, infelizmente, tenho algumas razões para acreditar que são vitimas de uma grande desconsideração e maus-tratos, não só nos matadouros, como também durante todas as suas vidas que antecedem a sua chegada a esses locais, não acredito que alguém me deixe entrar num matadouro e, muito menos, que aceite sugestões minhas no sentido de alterar algumas coisas que, por esses sítios, todos sabemos que acontecessem. Se no dia 6 de Abril liguei para o matadouro de Leiria para perguntar se os touros utilizados na “corrida de toiros” realizada no dia anterior na Marinha Grande já tinham sido abatidos e não obtive resposta à minha pergunta, imagine o que me responderiam se me dirige ao matadouro de Leiria, ou a qualquer outro, e pedisse para o visitar!

    ResponderEliminar
  58. Anónimo 21 Maio 0.59
    Senhor deve-lhe dar prazer ir aos matadouros.Se sabe o que se passa e não faz nada, é porque gosta.Não julgue os outros por si.

    ResponderEliminar
  59. tita,vc é que devia la ir..sao milhares por dia.. e nao vos vejo a fazer manifestacoes.. nao me julgue por si

    ResponderEliminar
  60. Olhe lá, ó anónimo do dia 21 de Maio às 0:59, que possivelmente é o mesmo anónimo do dia 22 às 14:44, diga-nos lá o que sabe - em concreto - sobre o que se passa nos matadouros. Refere-se a manifestações contra o abate dos animais, ou a manifestações contra algo ainda mais grave? É que no caso das manifestações Anti-touradas nós protestamos contra um espectáculo de violência e tortura animal utilizado para algumas bestas se divertirem com algo absolutamente desnecessário e condenável sob todas as formas. O senhor atira para aqui com umas frases e depois alguém lhe faz perguntas, mas respostas suas, nem vê-las! Desta vez, vai responder? O que é que sabe sobre o que se passa nos matadouros e que no seu entender deveria dar origem a manifestações semelhantes às que fazemos para tentar acabar com as touradas? A aguardar pela sua resposta. Osga

    ResponderEliminar
  61. Sr. Anónimo do dia 21 de Maio às 0:59: como não me respondeu à pergunta que lhe dirigi no dia 21 de Maio às 14:40 sobre o que quer dizer com “formar”, talvez porque nem sabe bem o que quis dizer, não vou dar-lhe a resposta que gostaria de lhe dar, mas fica aqui uma resposta de carácter geral: A evolução da nossa sociedade está marcada por um enfraquecimento dos valores éticos. Um dos elementos imprescindíveis na educação é a formação ética. Essa formação é indispensável para que as pessoas respeitem sua própria dignidade e a dignidade dos demais. Um clube de futebol que, como o senhor refere, forma centenas de jovens deveria, se não dar-lhe formação ética, no mínimo, não tomar decisões como aceitar ser palco de espectáculos de tortura e violência contra aos animais, que é um atentado, quer contra eles, quer contra as pessoas que com eles se preocupam (que até correspondem à maioria dos marinhenses e dos portugueses). O SLM deveria ser um Bom Exemplo para os jovens que o senhor diz que forma e, já agora, também, pelo menos, para a comunidade em que se insere.

    ResponderEliminar
  62. Formação ética ,no seu entender resume-se a uma manifestação de 20 pessoas onde 15 0u 16 delas têm menos de 16 anos??? Que nem sabem o que é um Touro,e que espécie é essa?? Sendo a Marinha Grande uma cidade de centenas e centenas de habitantes,porque houve uma manifestaçao com 20 pessoas?Será que 20 é que estão bem e milhares é que sao senis(como voces apelidaram). Viva a liberdade de expressao meus amigos!!

    ResponderEliminar
  63. Ai!!! Que dizer?!!! Não quer que lhe diga aqui o que significa "ética", pois não? Quem é que fez o paralelismo entre "formação ética" e “manifestações”, nomeadamente, a manifestação de que fala (retirando-lhe 14 pessoas), senhor? Onde é que o senhor estava no dia da manifestação? Crianças com fartura foram assistir à tourada, o que é vergonhoso! Isso sim é negligenciar a educação delas. E não é por os Anti-touradas estarem, garantidamente, em maioria que se deve acabar com as touradas, porque as minorias também devem, em muitas situações, ser respeitadas - é porque as touradas são uma tradição maligna! Tradição não é lei! Há boas tradições e más tradições, e as más, nas sociedades modernas, tem mais é que ser abolidas. Não estamos na era dos circos romanos, senhor! E, claro que, sendo as touradas uma tradição má, estando também os Anti-touradas em maioria, tal factor deveria, neste caso, servir de reforço para surgirem leis que as proíbam em todo o país. Ambos estamos de acordo numa coisa (que bom!): viva a liberdade de expressão.

    ResponderEliminar
  64. Eu como pai de uma criança que esteve na tourada comigo,venho aqui dizer que nao é este ultimo comentario que prevalece a tal "liberdade de expressao".Sou só eu que vou guiando a educaçao do meu filho,e portanto sei o que acho bem e mal para ele.Portanto vergonhoso é o seu comentário,tentanto influenciar pessoas que nao sao da sua alçada.Vergonhoso sim,é chamá-las para uma manifestacao,que nem sabem do que se trata,crianças muito novas. Se quer guiar alguem,guie um filho seu,nao critique os pais que nao conhece de lado nenhum. Viva a LIBERDADE DE EXPRESSAO

    ResponderEliminar
  65. Não, meu caro senhor, está equivocado, não é só o senhor que vai guiando a educação do seu filho, a menos, que o tenha prisioneiro e completamente privado de comunicar com outras pessoas, aceder à Internet, ler, ouvir rádio e ver televisão, e que ele apenas tenha saído de casa uma vez sem exemplo, para ir assistir à tourada da Marinha Grande. A formação do seu filho quando ele já for adulto, querendo acreditar que o senhor não o mantém prisioneiro, não vai ser resultado exclusivo da educação que o senhor lhe está a dar - FELIZMENTE. Daí que seja importante o modo como, outros intervenientes nesse processo actuam, como, por exemplo, os clubes de futebol que, também eles, contribuem para a formação dos homens que neles praticam desporto enquanto jovens. Seria importante era que o senhor soubesse o que é a educação da vontade e não a descurasse e soubesse dar convenientemente aquela que de si depende. Como a formação é imprescindível para que o homem seja livre, a educação da vontade é necessária para a promoção da autonomia. A educação da vontade é uma das coisas necessárias para uma educação democrática, para uma educação em que os sujeitos possam fazerem-se com autonomia e reconheçam a dos demais como legítima. Quanto à “liberdade de expressão” de que tanto fala, a liberdade de expressão sobretudo sobre política e questões públicas é o suporte vital de qualquer democracia. Mas, antes que o senhor me diga que em democracia se aceita que se realizem touradas porque alguns querem ver, e só vai quem quer, devo convidá-lo a reflectir sobre o seguinte: A realização de qualquer tourada não é um acto de democracia mas de OPRESSÃO.

    ResponderEliminar
  66. Já agora, Anónimo do dia 23 às 17:18, o senhor devia estar alterado quando olhou para a nossa manifestação do dia 5 de Abril na Marinha Grande. Não estava nenhum menor de 16 anos na mesma. A maioria dos manifestantes tinha mais de 40 anos, o que até nem é muito usual em manifestações do género e havia até alguns com mais 50 anos. Já na tourada estiveram demasiadas crianças. Quando estiver são entre em http://www.regiaodeleiria.pt/?lop=conteudo&op=9cfdf10e8fc047a44b08ed031e1f0ed1&id=701a79c08de6191e12493b4498fa35aa&drops[drop_edicao]=501
    e veja lá bem onde é que estão os menores de 16 anos. Insisto que crianças inocentes não deveriam assistir a espectáculos indecentes. Acabo de participar numa manifestação linda Anti-touradas que decorreu nas Caldas da Rainha e foram muitos os paizinhos que levaram com eles crianças, e até bebés, para a tourada – é lamentável!

    ResponderEliminar
  67. apareçam nos Marrazes também e vão ver como vao ser recebidos...

    ResponderEliminar
  68. ESTÁ BEM NÓS VAMOS, MAS NÃO SE ESQUEÇA DE LEVAR FLORES PARA NOS OFERECER, OK?
    BEIJINHOS

    ResponderEliminar
  69. Anónimo das 21.43
    Realmente você de bem formado tem pouco.Vai bater-nos? É muito fraco,resolve as contrariedades com ameaças. Estou cheia de medo

    ResponderEliminar
  70. Anónimo das 11h42m
    Pai exemplar.Dono do filho

    ResponderEliminar
  71. E já repararam que a mulher deve te-lo deixado! Não aguentou mais, pudera! Se é só ele que vai guiando a educação do filho. Onde estará a mãe da criança? Não participa na educação do filho?

    ResponderEliminar
  72. Ouvi dizer que a ACÇÃO ANIMAL vai promover uma manifestação nos Marrazes! Vai ser o Bom e o Bonito!

    ResponderEliminar
  73. Acho que era importante alguém propor à Associação Zoófila de Leiria "Fiéis Amigos" ser esta associação a promover uma manifestação Anti-touradas nos Marrazes. Se assim for, nem eu, que não contava ir tão cedo para aqueles lados, vou deixar de ir aos Marrazes, freguesia do concelho de Leiria!

    ResponderEliminar
  74. Olha, eu ouvi dizer que quem vai promover essa manifestação é a Associação PELOS ANIMAIS. Candidatos a promotores não faltam, pelos vistos.

    ResponderEliminar
  75. Eu não percebo estas ameaças...Será que o pessoal das touradas já está a ficar nervoso com a nossa presença...será que não lhes chega o sangue dos infelizes dos touros? Querem mais sangue? Ponham umas pantufas, engasguem-se de pipocas e vejam filmes de terror pá.....

    ResponderEliminar
  76. Não têm argumentos. Ameaçam.

    ResponderEliminar
  77. Cão que ladra, não morde!

    ResponderEliminar
  78. respeitem quem gosta e nao ofendam...porque ao ler o k leio aqui,acho que a violencia nalguns casos é pouco para voces

    ResponderEliminar
  79. e mais,se têm coragem,comentem o porquê de estarem algumas pessoas na manifestação, que mais tarde estavam na praça a ver a tourada... ( e nao,nao eram os toiros)

    ResponderEliminar
  80. ESTIVE NA MANIFESTAÇÃO.CONHECI PRATICAMENTE TODOS OS MANIFESTANTES. O QUE O SR DIZ NÃO CORRESPONDE A VERDADE, MAS JÁ QUE O DIZ, GOSTAVA MUITO QUE ME DISSESSE QUEM FOI. SEI QUE NÃO VAI CONSEGUIR A NÃO SER QUE INVENTE.

    Gostava que me explicasse qual é o seu prazer em ver espetar ferros nos tristes dos animais?
    Será que consegue explicar a si proprio?

    ResponderEliminar
  81. Não percam tempo com este infeliz

    ResponderEliminar
  82. Anónimo do dia 25 de Maio, às 18:13: Acredito - sinceramente - que algumas pessoas que estiveram na praça tenham estado na manifestação – em pensamento! Não tenho a menor dúvida de que há pessoas que são contra os maus-tratos aos animais e que só vão assistir a touradas por serem facilmente influenciáveis por outras pessoas sem escrúpulos que tudo fazem nesse sentido. Quem sabe, se algumas dessas pessoas que estiveram na nossa manifestação apenas em pensamento, um dia não irão crescer e passar, efectivamente, para o nosso lado, sem irem para a praça de seguida.

    ResponderEliminar
  83. Anónimo do dia 25/05 ás 18.08, sesnte-se ofendido com o que lê neste blog? Tem um bom remédio: não entre. Quem não gosta, não lê!

    ResponderEliminar
  84. Anónimo de 25 de Maio de 2009, 21:43, se ele é infeliz, ou não, isso eu não sei. Não tem é o direito de fazer os outros infelizes! E se até aplaude o sofrimento que se inflige sobre os touros nas arenas, talvez valha a pena gastar (não necessariamente, perder) algum tempo com ele, na esperança de o conseguirmos convencer de que pode ser uma pessoa melhor para os animais e por conseguinte, uma pessoa melhor.

    ResponderEliminar
  85. Como pode ser uma pessoa melhor para os animais. Se não é para as pessoas. Diz que a violencia é pouca para os amigos de animais.Não acham que é perder tempo e paciencia para este tipo de pessoa.DEle deve precisar de apoio psiquiatrico.

    ResponderEliminar
  86. Nem tudo o que se diz é sentido! É sempre possível melhorarmos e fazermos com que os outros melhorem e é importante não deixar de acreditar nisto. Ter paciência é, em alguns contextos, nem todos, uma virtude. Quanto às pessoas que aplaudem espectáculos de violência animal precisarem de apoio psiquiátrico, até concordo, o problema é que é capaz de haver psiquiatras que não o sabem dar. O convite que faço às pessoas que não se preocupam com a forma como os animais são tratados no nosso país é que imaginem que são animais não pertencentes à espécie humana. Quem tiver a capacidade de fazer este exercício passará, seguramente, a tratar melhor os animais com os quais se vai cruzando e a preocupar-se mais com um conjunto mais vasto de animais.

    ResponderEliminar
  87. Já vi que aqui não passam de uns frustrados que até hoje nada fizeram pela cidade, congratulem-se aí todos juntos (devem ser uns 3 ou 4) pelo vosso bom comportamento (injurias ao SLM e aos seus dirigentes), já que os outros é que sao mal comportados e uns ignorantes, esses que até levam o bom nome da Marinha a todo Portugal.

    A realização das Touradas nao passaram de poder ajudar o clube no melhoramento das suas infrastruturas, porque não foi a câmara que nos fez o Sintetico, nem será a Câmara ou uma duzia de gatos pingados como vocês que acabará com uma história de 70 anos.

    Juntos por um SLM mais Forte!
    Connosco quem quiser, contra nós quem puder...Sem Tréguas!

    ResponderEliminar
  88. Sr. João Matias, posso perguntar-lhe qual é a sua ligação, além de afectiva (isso é claro), ao SLM?

    ResponderEliminar
  89. A meia duzia de gatos pingados , luta e defende todos os animais, não suja o nome de Marinha Grande, antes pelo contrário.

    Não è o V/caso.

    ResponderEliminar
  90. João Matias está muito nervoso.Porquê?

    ResponderEliminar
  91. A minha relação com o SLM será sempre afectiva, se ja ultrapassou esse aspecto não o vou revelar, se ajudo o clube nas suas actividades? É verdade, sempre com toda a dedicação e empenho possível.

    Agora os senhores que defendem a vossa causa (Animais, que a mim é me completamente indiferente), falham em determinadas circunstâncias, essas são, quando pura e simplesmente caem na cantiga da injuria e provocaçao, se querem defender os vossos argumentos lutem contra quem de direito, o SLM foi, é e sempre será uma grande instituição, quer faça actividades desportivas ou de angariação de fundos.

    Quando os senhores, alguns bem identificados, insistem em criticar quem trabalha em prol do bom nome da cidade (SLM) apenas por realizar uma tourada, podem crer que por minha vontade serão sempre mal recebidos onde paire o grande SLM (esta é a minha vontade, se outros serão mais compreensivos, so demonstra a qualidade das pessoas em volta do clube)

    ResponderEliminar
  92. gostei do seu discurso joao matias... querem ofender,ofendam dentro das vossas casas.

    ResponderEliminar
  93. Sr. João Matias, a pergunta que atrás lhe dirigi (qual a sua ligação com o SLM) faz todo o sentido e no final deste meu comentário vai perceber porquê.

    Tem razão quando diz que nós defendemos a nossa causa – eu e mais algumas pessoas que partilham os mesmos ideias que eu, e que têm coragem, fazemos o que está ao nosso alcance para tornar, se não o nosso país, pelo menos, a nossa cidade, uma local melhor para os animais. E, é por isso que estamos a fazer o que está ao nosso alcance para que a Marinha Grande seja declarada cidade ANTI-TOURADAS. Não sei se sabe, já que nos diz para «lutar contra quem de direito», que estamos a tentar que a CMMG se comprometa a, de futuro, não autorizar a realização de qualquer espectáculo tauromáquico no concelho da Marinha Grande, sempre que ele dependa, em alguma medida, de qualquer autorização a ser concedida pelo Município. Penso que isso o faz perceber que nos dirigimos, sim, a quem de direito.

    E também tem razão quando diz que criticamos o SLM “apenas” por realizar uma tourada. É que, nessa tourada houve uns (?) 5 touros que foram violentados. Pensando no medo, na exaustão, nas hemorragias profundas, nas gravíssimas lesões e no sofrimento extremamente severo que a esses touros foram causados, no SLM, só podemos mesmo é criticar esse clube e as pessoas que o dirigem. Há outras formas de angariar fundos! (Se me disser que faz parte da Direcção do clube terei todo o gosto em sugerir-lhe algumas.)

    ResponderEliminar
  94. Já agora, sr. João Matias, o que quer, exactamente, dizer com: cair «na cantiga da injuria e provocação»?

    ResponderEliminar
  95. Sim, mas uma situação é estar contra quem protagoniza estes eventos, têm esse direito, apesar de ser um evento realizado por todo o país. Outra situação é provocar/injuriar quem está a tentar tirar partido económico destes eventos.

    Respondendo ao anónimo anterior, bastou-me dar uma vista de olhos pelos comentários deste post, e por todo o forum no geral.

    ResponderEliminar
  96. Pois, mas em relação aos comentários deixados no blog, a maior parte dos quais de anónimos, nem sempre sabemos quem os deixa, nem com que intenções. Corremos o risco de levar demasiado à letra alguns comentários e de os atribuir a pessoas deste grupo de amigos dos animais da Marinha Grande que as próprias pessoas do grupo nem sabem quem os deixou. E aproveito para lhe dizer o seguinte: em relação aos marinhenses organizadores da tourada, embora não consiga aceitar as atitudes deles ao organizarem um espectáculo tão cruel, quando me abstraio disso, tenho a maior consideração por alguns deles que conheço e, mais uma vez abstraindo-me do terror a que eles permitem que os animais fiquem sujeitos, considero-os pessoas de bem. Quanto aos homens do SLM, creio que não conheço nenhum, mas lamento que o nosso grupo tenha feito, por via do JMG e do EXPRESSÔES, uma proposta que me parece aliciante, ao Sr. Helder Serra, e da qual o clube até poderia tirar partido económico, e que ele nem sequer tenha respondido.

    ResponderEliminar
  97. O Clube entrou em litígio com o JMG (esses sao outros artistas), agora no que toca a essa proposta, é natural que nao fosse aceite à primeira, após a iniciativa da 1ªtourada os vossos esforços para que ela nao se realizasse foram imensos, isso não se perdoa sem mais nem menos.

    Querem apresentar alternativas em relação à Tourada, basta apresentarem-nas ao SLM em sede própria (Campo da Ordem), numa reunião da direcçao. (isto é a minha opinião sobre esse assunto, nao façam das minhas palavras as palavras de alguem da direcçao).

    ResponderEliminar
  98. Não estou a perceber o que querem os anti-touradas? Não gosto de touradas na Marinha nem noutro sitio qualquer.Não é só SLM que organiza touradas.Francamente.....

    ResponderEliminar
  99. Caro Sr. João Matias, fica também aqui a minha opinião sobre este assunto, sem também poder, para já, faze-la do resto do nosso grupo: acho que foi muito bom trocarmos estes comentários e que se podem ter criado condições para um futuro entendimento. Da minha parte não tenho mesmo nada contra o SLM, o Sr. Helder Serra também não foi propriamente carinhoso para algumas pessoas deste grupo quando umas duas semanas antes da tourada deu uma entrevista ao Diário de Leiria, mas somos todos adultos, certamente que queremos todos o melhor para a nossa cidade e suas instituições, e para já vou convidar as pessoas deste grupo de animais a reflectirem sobre tudo isto. Aceite, desde já, os meus melhores cumprimentos.

    ResponderEliminar
  100. Anónimo das 0:37: O que é que nós queremos? O fim das touradas. Quando? Agora!

    ResponderEliminar
  101. Nao tenho agora em mente o teor dessa entrevista, mas creio que tenha estado relacionada com o inicio dos protestos para com a realização da Tourada. Quanto a isso, surgiram rumores (talvez até bem certos) sobre quem estaria na iniciação do protesto, pois o SLM sempre criou muita inveja pela marinha fora, vá-se la saber porquê. Com certeza lembram-se vocês de que em 2008 uma mesma tourada organizada da mesma maneira, com patrocinios semelhantes e infrastruturas iguais teve lugar na Praia da Vieira, alguem viu o surgimento de todo um movimento contra a suposta Tourada!? Eu nao vi, e voces tambem nao. Um argumento com certeza para muitos reflectirem...

    ResponderEliminar
  102. A tourada que decorreu na Praia da Vieira passou-nos completamente despercebida. Não tem comparação a publicidade que foi feita relativamente a essa tourada e a que foi feita em relação à vossa. E não é por acaso que a vossa teve maior afluência de público do que nos constou que a da Vieira teve. Além de que, embora haja pessoas da Vieira que fazem parte do nosso grupo, as pessoas deste nosso grupo que tiveram um papel mais activo desde o início são da Marinha Grande e é normal que uma tourada na sua cidade (tenha lugar onde quer que seja na Marinha Grande) não lhes passe despercebida. É esta a única razão de só nos termos manifestado agora. Quando alguns de nós vimos cartazes na Praia da Vieira pela primeira vez essa tourada já tinha decorrido mesmo.

    ResponderEliminar
  103. Anónimo das 22:03 de 27/Maio, se é anti-touradas, como pode aceitar as opiniões dos organizadores das touradas?

    ResponderEliminar
  104. Não disse exactamente nesse meu comentário (ou noutro) que aceito as opiniões dos organizadores das touradas, isso é tão somente uma dedução sua. Mas, por acaso, posso dizer-lhe que respeito as opiniões de toda a gente, logo, respeito as opiniões das pessoas que são a favor da realização de touradas - SOU É CONTRA A REALIZAÇÃO DAS MESMAS!

    ResponderEliminar
  105. Não gosto de touradas.Fique bem claro.Não aceitei opinioes dos que são a favor das turada.Não concordo com a prosta de me fazer sócia de um clube para acabar com a tourada.
    Então as outras touradas que se organizam no resto do país.O facto do Sr. Helder aceitar a V/proposta não quer dizer que não organize em outros locais.
    FIQUE BEM CLARO QUE SOU CONTRA TOURADAS.

    ResponderEliminar
  106. Desculpem os erros (proposta e tourada)

    ResponderEliminar
  107. Pois, todos nós Anti-touradas concordamos que era bom que as touradas acabassem em todo país e em todo o mundo, mas enquanto tal não se consegue é bom que o número de cidades Anti-touradas vá aumentando. «Grão a grão enche a galinha o papo»

    ResponderEliminar
  108. Felizmente não há touradas em todo mundo.

    ResponderEliminar
  109. Acabar com as touradas em todo o mundo, significa acabar com as touradas nos sítios do mundo onde ainda há touradas, claro!

    ResponderEliminar
  110. E também não há touradas em todo o país. Viana do Castelo é o exemplo perfeito de uma cidade que acabou com esse mal. A Marinha Grande vai ser o segundo exemplo, mais do que perfeito!

    ResponderEliminar
  111. E o ideal é que deixe de haver touradas em todo o país - em todos os sítios de Portugal onde ainda há touradas! Cidade a cidade, contribuindo para isso uns mais do que outros, um dia chegaremos lá!

    ResponderEliminar
  112. A Candidinha anda muito nervosa.

    ResponderEliminar
  113. NÃO PERCEBO...QUER SER MAIS EXPLICITO/A POR FAVOR?

    ResponderEliminar
  114. Ao anónimo (ou anónima) das 23:32: Conheço bem a Cândida e não vejo qualquer sinal de nervosismo. Pelo contrário, até acho que anda tranquilíssima.

    ResponderEliminar
  115. Sócio do SLM e anti-touradas6 de junho de 2009 às 20:45

    Anónima das 14h09m do dia 28 de Maio: O rigor é uma coisa muito bonita! O SLM nunca organizou qualquer tourada. A corrida de touros de Abril na praça montada no campo do SLM foi organizada por António Morgado que é um organizador deste tipo de espectáculos. Teve ainda, embora de forma menos participativa, um apoio à sua organização por parte de familiares dos sócios de uma empresa patrocinadora do evento situada na Marinha Grande. Não acredito que, venha a Marinha Grande a ser, ou não, anti-touradas, o SLM, ou o Sr. Hélder Serra, se tornem organizadores de touradas, porque não há ninguém do SLM com experiência para isso e no SLM a actividade é o Futebol. Quanto a organizarem touradas fora do campo do SLM isso ainda é mais disparatado. Sou sócio do SLM e sou anti-touradas. Não sei quem é, nem quem lhe fez a proposta para se tornar sócia deste clube com a condição de deixarem de existir touradas no SLM, mas não pude deixar de prestar grande atenção a uma carta identificada como sendo de um grupo de amigos dos animais que saiu no "Expressões da Marinha Grande". Achei essa carta brilhante e tiro o chapéu aos que a escreveram – Bem escrita, com um cheirinho a provocação de grande subtileza, e ao mesmo tempo com uma proposta que poderia ser muito proveitosa quer para os anti-touradas, quer para o meu clube de futebol. Se a anónima é mesmo anti-touradas, mesmo que alguém da sua família seja do ACM, acho que se essa proposta algum dia se concretizar deverá repensar a sua posição. Seria bom o Sr. Hélder Serra pedir à Câmara para dar razão aos anti-touradas porque talvez isso desse frutos e a Marinha passasse a anti-touradas e seria ainda melhor que assim o clube arranjasse dinheiro e sócios sem ferir a susceptibilidade de alguns sócios anti-touradas. Seria bom para todos.

    ResponderEliminar
  116. Estranho comentario. Como sabe que foi alguem do sexo feminino a escrever comentario das 14.09 de 28 Maio.

    ResponderEliminar
  117. Como afirmou "Não concordo com a prosta de me fazer sócia" a menos que se tenha enganado e escrito "sócia" em vez de "sócio".... foi isso que me levou a concluir que tinha que me dirigir a uma anónima em vez de a um anónimo. Mas não acho nada estranho o que lhe escrevi não vejo qual a diferença entre estar a falar com alguém do sexo feminino ou masculino. A minha mulher e a minha filha também são sócias do SLM e conheço mais outras mulheres que são sócias do clube.

    ResponderEliminar
  118. Não perco mais tempo com esta conversa da treta.
    No Blog também não espero escrever mais, para não haver más interpretações.

    ResponderEliminar