quinta-feira, 9 de abril de 2009

5 - BLOCO 1 - Mensagem sugerida pela Associação ANIMAL

Por favor, envie a mensagem sugerida pela ANIMAL ao Exmo. Sr. Presidente e aos Exmos. Srs. Vereadores da Câmara Municipal da Marinha Grande.

Instruções para principiantes (ler primeiro quais são os procedimentos a seguir e proceder depois): (1) Seleccionar o texto abaixo a enviar; (2) copiar; (3) Minimizar o blog; (4) abrir o seu e-mail; (5)escrever/compor mensagem; (6) clicar na zona onde costuma escrever o texto; (7) colar. O texto a enviar fica no sítio. (8)escrever os seus dados pessoais que lhe são solicitados no fim do mesmo. (9) Maximizar o blog; (10) copiar e colar, de modo idêntico, os endereços "Para", "Cc" e "Cco" ou "Bcc". (11) enviar. Agradecimentos pelo seu valiosíssimo contributo!

Para: gap@cm-mgrande.pt; alb.cascalho@cm-mgrande.pt; relacoes.publicas@cm-mgrande.pt; artur.oliveira@cm-mgrande.pt; joao.pedrosa@cm-mgrande.pt; sergio.moiteiro@cm-mgrande.pt

Com Conhecimento (Cc) a: campanhas@animal.org.pt

Com Cópia Oculta (Cco) ou (Bcc) a: marinhenses.antitouradas@gmail.com

----------------------------------- Mensagem a enviar, sugerida pela ANIMAL -------------------------------------

Exm.º Senhor Presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande

Ex.mos Senhores Vereadores da Câmara Municipal da Marinha Grande

Excelências,

A Marinha Grande é uma bela cidade, com uma importante história e cultura de luta social pela justiça e por direitos fundamentais. Não é, por isso, estranho que não tenha qualquer tradição tauromáquica - não tendo também uma praça de touros - e que a recente organização de uma tourada neste concelho tenha sido - e esteja ainda a ser - tão contestada socialmente.

Porque há tradições boas e tradições más, porque a tradição por si só não é justificação para legitimar as touradas, porque as touradas implicam, necessariamente, a tortura cruel de tantos animais que sofrem horrivelmente em cada corrida de touros , este é um assunto sobre o qual acredito ser preciso marcar uma posição firme, racional, científica e moralmente justificada - a única posição certa: a de defender que a Marinha Grande não volte a ser palco da tortura de animais, fazendo, assim, jus à sua histórica busca pela justiça e luta contra a opressão.

Por uma Marinha Grande ainda mais justa e compassiva, venho por este meio pedir à Câmara Municipal da Marinha Grande, na pessoa de V. Ex.as, que adopte as seguintes decisões:

Primeira. – Declarar a Marinha Grande oficialmente uma cidade amiga dos animais e respeitadora dos seus direitos.

Segunda. – No âmbito da primeira decisão, declarar a Marinha Grande uma cidade anti-touradas, ou seja, oficial e simbolicamente oposta à promoção e realização de corridas de touros e de quaisquer actos de violência ou tortura contra animais que lhes possam causar ansiedade, angústia, medo ou sofrimento físico ou psicológico e emocional de alguma ordem.

Terceira. – No âmbito da primeira e segunda decisões, expressar a vontade institucional do Município da Marinha Grande de que não sejam promovidas ou realizadas quaisquer corridas de touros na cidade, em qualquer espaço, público ou privado, e não autorizar a realização de qualquer espectáculo tauromáquico no concelho da Marinha Grande, sempre que ele dependa, em alguma medida, de qualquer autorização a ser concedida pelo Município.

Quarta. – Expressar, junto do Parlamento e do Governo, a vontade do Município da Marinha Grande de ver as corridas de touros proibidas em todo o país através de uma Lei da República, a bem de Portugal enquanto país que se quer moderno e continuamente progressista, a bem da sociedade portuguesa, que não admite a violência contra animais, e a bem dos animais em Portugal.

Quinta. – Expressar, junto de outros Municípios da região de Leiria, bem como junto de outros Municípios com os quais o Município da Marinha Grande tenha uma maior proximidade institucional, a vontade de vê-los a acompanhar a presente declaração de princípios e tomada de medidas para concretizar um passo importante na protecção dos animais, como é o caso da implementação de compromissos municipais anti-touradas nos concelhos sob a administração dos municípios que os estabelecem oficialmente.

Agradecendo antecipadamente a atenção de V. Ex.ª e ficando na expectativa de uma resposta a esta mensagem, que espero que seja positiva,

Com os meus melhores cumprimentos,

[Indique o SEU NOME AQUI]
[Indique a SUA CIDADE AQUI]
[Indique o SEU ENDEREÇO DE E-MAIL AQUI]

15 comentários:

  1. OS MEMBROS DAS ASSOCIAÇÕES DE DEFESA ANIMAL, SÓ PODERÃO TER CREDIBILIDADE, QUANDO DEIXAREM DE OS COMER COM SATISFAÇÃO E PRAZER.
    Paulo Peres

    ResponderEliminar
  2. NÃO PERCEBO PORQUE NÃO PUSERAM FOTOS DE UMA TOURADA À PORTUGUESA, EM VEZ DESTAS FOTOS DE TOURADA À ESPANHOLA COM TOUROS DE MORTE! NÃO SERÁ CERTAMENTE PELA VIA FÁCIL DO SENSACIONALISMO BARATO QUE VÃO CATIVAR MAIS ADEPTOS PARA A VOSSA CAUSA, QUE DESDE A NASCENÇA É PERDIDA, UMA VEZ QUE A MARINHA GRANDE, APESAR DE SER TERRA DE ALENTEJANOS, NÃO TEM TRADIÇÕES TAUROMÁQUICAS.O VOSSO TRABALHO SÓ TERÁ VALIDADE NO ALENTEJO E RIBATEJO, MAS PARA ISSO ERA PRECISO TER CORAGEM COISA QUE NÃO ME PARECE QUE TENHAM.

    ResponderEliminar
  3. É lamentavél e triste de ver a pobresa do sentimento humano,de se divertir com o sofrimento dos animais. Sou totalmente contra a tourada.

    ResponderEliminar
  4. Sr. Paulo Peres, se acha que os membros das associações de defesa dos animais só poderão ter credibilidade quando fizerem, ou deixarem de fazer, o que quer que seja, o melhor que tem a fazer é entrar em sites e blogs de associações e enviar-lhes e-mails a dizer-lhes o que lhe apetecer, ou deixar-lhes os comentários que entender – se tal for permitido, claro, porque há blogs que não permitem que neles se deixe comentários.

    ResponderEliminar
  5. Sr. Anónimo das 15:10 do dia 5: Tem toda a razão! Satisfeito? E quanto a termos, ou não termos "coragem", há outros atributos mais importantes do que esse, que, indiscutivelmente, temos, entre eles, "paciência" para não perder a calma em determinadas situações!

    ResponderEliminar
  6. Matilde, já somos duas contra as touradas. Ainda bem que temos isso em comum. Por favor, envie o texto do bloco 1 deste blog para os destinatários indicados no mesmo. A Marinha Grande não pertence ao Alentejo, nem ao Ribatejo, mas os touros que alguém quer que se comecem a torturar e violentar por cá, não estão sujeitos a um sofrimento menor pelo facto de estarmos na Estremadura ou na Beira Litoral. Não deixe de enviar a sua mensagem, pelos animais.

    ResponderEliminar
  7. Gostava de saber qual a diferença entre as fotos dos touros feridos em Espanha e em Portugal?
    Não são todos espetados no mesmo sítio? ou em Portugal levam anestesia?
    Não acabam todos por serem mortos? uns na arena outros com muitas horas de sofrimento depois?
    SÃO TORTURAS DIFERENTES...E NÃO SENSACIONALISMO BARATO!
    ALEM DISSO SOU MARINHENSE E NÃO ALENTEJANA...
    Coragem é coisa que não tem o ANONIMO das 15.10...

    ResponderEliminar
  8. Anonimo das 15.10
    Sensacionalistas não somos.Mas lutaremos dentro do possivel e legalmente para evitar touradas na
    Marinha Grande.Será que ser sensacionalista é não ofender e não responder às V/provocações?

    ResponderEliminar
  9. Anonimo de 15.10
    Se é tão corajoso vá para a arena lutar com o touro em igualdade.

    ResponderEliminar
  10. E tem aqui uma candidata para lhe ir espetar, a si, anónimo das 15:10, uma bandarilha! Olé!!!

    ResponderEliminar
  11. Então, ó anónimo do dia 5 às 15:10, afinal quem é que não tem coragem? Chegou aqui, deixou um comentário parvo, e agora já nem coragem tem para entrar neste blog e manifestar-se? Está com medo que a amiga Osga lhe espete a bandarilha? Nem dói nada, pois não? (Os pró-touradas dizem que não!) Diz que a nossa causa é desde a nascença perdida, acha? A mim, o anónimo é que me parece um caso perdido!

    ResponderEliminar
  12. O SENHORES/SRAS. DO BLOGUE DESCULPEM LÁ MAS TÊM QUE ALTERAR A DATA DA TAL MANISF. DA PARIA DA VIEIRA PARA O DIA 19. É QUE ENGANEI-ME NO ANUNCIO, NÃO ERA NESTE BLOGUE QUE DEVIA ANUNCIAR, SE FOR NECESSÁRIO MANDEM-ME A CONTA DA PUBLICAÇÃO NO JORNAL JÁ QUE COITADOS FORAM GASTAR DINHEIRO EM VÃO. SE CALHAR DAVA PARA DAR DE COMER A ALGUMA GENTE NECESSITADA. COITADOS DOS NECESSITADOS E DE VOCÊS, TRISTES E AMARGURADOS DA VIDA.

    ResponderEliminar
  13. Sem comentários!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  14. Anónimo das 18:10 - explique-se melhor, se lhe apetecer, porque nem sei se percebi qual a sua triste mensagem.

    ResponderEliminar
  15. Anónimo das 18:10, quem é que gastou dinheiro em vão? A que se está a referir? Gastámos dinheiro em quê? COITADOS é dos touros, senhor.

    ResponderEliminar