quinta-feira, 9 de abril de 2009

6 - MARINHA GRANDE - CIDADE ANTI-TOURADAS

Qual o significado de “Cidade Anti-touradas”?

Cidade Anti-touradas – Cidade amiga dos animais por via da adopção, por parte da respectiva Câmara Municipal, das 5 decisões aqui propostas no "Bloco 1" (abaixo).

O que fazer para tornar a Marinha Grande "Cidade Anti-touradas”?

Nesta fase é fundamental demonstrar ao Exmo. Sr. Presidente e aos Exmos. Srs. Vereadores da Câmara Municipal da Marinha Grande que os marinhenses, os portugueses, e os estrangeiros, verdadeiramente amigos dos animais, são em grande número e querem ver o concelho da Marinha Grande livre de touradas.

COMO FAZER para contribuir para a declaração da Marinha Grande como “Cidade Anti-touradas”?

Transmita claramente a sua posição sobre este assunto - por exemplo, enviando por e-mail o texto do “Bloco 1” abaixo. Um minuto é suficiente e, mesmo que não faça mais nada, o seu importante contributo fica dado.

55 comentários:

  1. Como é possível que possam ter esta atitude? É a minha pergunta ao receber um E-mail com a hiperligação a este blog na minha caixa de correio electrónico. A tourada é um espectáculo tradicional de Portugal, um dos poucos que melhor ou pior se tem aguentado por ai. Vamos também tentar acabar com as "Revistas á Portuguesa" em Portugal? Vamos acabar com a prática de dança do “Regadinho”? A Marinha Grande já por norma tem NENHUNS eventos culturais, e os que se tentam fazer são chumbados em CM por diversos motivos, faz-se alguns e temos uma população que obstante do entretenimento do gozo dos outros tenta “fechar” ainda mais estes nossos eventos da cidade. Eu pessoalmente não aprecio Torada, mas acho este “movimento” ridículo ao máximo. São mortos animais, em que até são criados para este fim, para este espectáculo. Matar milhões de galinhas, patos, gansos, perus, vacas, entre outros não vos aflige também? Mas comem-nos? Em Espanha alguns touros dos que são mortos em arena são aproveitados para comida. Antes de iniciarem um movimento assim pensem bem, porque CULTURA não são só os joguinhos de futebol de sábado a tarde da Marinha Grande.
    Obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No Nepal matam aos milhares de animais em honra da deusa lá do sítio. Aqui torturamos os touros em nome do espetáculo e tradição. Ainda há mamíferos primitivos e estúpidos em todo o lado.

      Eliminar
    2. Eternamente estúpidos!

      Eliminar
  2. Antes de mais, e falo por mim, estou-lhe muito agradecida por ter entrado no nosso blog. Não acredito que tenha ficado indiferente às fotos que teve aqui a oportunidade de observar e só por isso já valeu a pena que alguém lhe tivesse enviado o link. A tradição? A tradição, já não é o que era! A dança do “Regadinho”, desde que não seja feita com animais, parece-me bem! O “movimento” anti-tourada que está a ser levado a cabo é ridículo? Mas é ridículo para quem? Para o senhor não me parece que seja ridículo, porque o que é ridículo, por definição, provoca riso e parece-me que ao senhor, este movimento, quase o faz chorar! Quanto aos milhões de galinhas, patos, gansos, perus, vacas (já vi que conhece os nomes de alguns animais) também se matam psicológica e fisicamente devagarinho em arenas com parvalhões a aplaudirem? Não será talvez bem a mesma coisa, pois não? Porém, não há dúvida que no mundo ideal seriamos todos respeitadores dos direitos dos animais ao mais alto nível e deixaríamos de incluir carne na nossa alimentação. Da minha parte estou a considerar seriamente a possibilidade de evoluir nesse sentido e passar a ser vegetariana. Quem sabe, talvez algumas pessoas que dizem ser aficionadas das touradas também estejam a considerar a possibilidade de dizerem basta às mesmas, e passo a passo se vá evoluindo rumo a uma sociedade mais justa para todos, incluindo para os animais.

    ResponderEliminar
  3. Todos os grandes movimentos sociais começaram pelo empenho de minorias, as quais foram sistematicamente vilipendiadas e consideradas ridículas. Assim aconteceu com o direito ao voto para as mulheres, para os negros, assim aconteceu com a abolição da escravatura, da utilização de deficientes em circos, com o combate à violência doméstica, com o fim das sevícias nos pelourinhos (hoje em dia não nos passa pela cabeça que levar a família ao pelourinho a ver um qualquer desgraçado a ser açoitado, mutilado ou enforcado fosse dos poucos eventos culturais a que as populações tinham acesso). As sociedades evoluem e os padrões éticos pelos quais se regem vão mudando.
    A tourada não pode ser considerada um evento cultural apenas porque uns senhores vestem collants cor-de-rosa, uma jaqueta de lantejoulas e se saracoteiam pela arena enquanto torturam 5 ou 6 animais até à morte.
    A população da Marinha Grande deve exigir e promover espectáculos teatrais, musicais, de dança, exposições, debates, performances, enfim, acontecimentos que nos façam reflectir, já que deve ser esse o papel da arte e da cultura; e não promover a violência gratuita e perpetuar negócios de sangue.

    Quanto à autora do blog, parabéns pelo mesmo, é sempre difícil assumir papéis de charneira nas mudanças de costumes. Relativamente à sua vontade depassar ao vegetarianismo, só tem que deixar de considerar os legumes como acompanhamento. Parece muito complicado porque os hábitos alimentares são dos mais arreigados, mas vai ver que é extremamente gratificante. Uma sugestão: comece por eliminar algumas refeições de carne ou peixe por semana, substituindo estas por outras só de vegetais, leguminosas e um cereal; substitua o leite ou iogurte matinal por um batido de frutas (maçã, banana, kiwi, morangos e sumo de laranja, por exemplo, batidos com a varinha e acompanhados por 2 torradas dão-lhe energia para toda a manhã). Ao fim de algum tempo vai olhar para os vegetais como um mundo de possibilidades e apreciá-los pelos seus sabores e texturas únicos. Combine com um grupo de amigos ou familiares um jantar vegetariano semanal em que cada um põe à prova os seus dotes e em conjunto criem e apurem novos pratos. As natas de soja, aveia ou arroz para culinária fazem o mesmo papel das outras mas não implicam exploração animal e não aumentam o colestrol.
    Ainda me atrevo a dar mais um conselho: não faça do vegetarianismo uma meta, procurando o caminho mais curto para lá chegar; vá com calma, apreciando o percurso e, quase sem dar por isso, verifica que já lá está. Uma alimentação mais saudável, mais ética e mais económica.

    ResponderEliminar
  4. "A tourada é um espectáculo tradicional de Portugal, um dos poucos que melhor ou pior se tem aguentado por ai."
    Não é argumento usar uma tradição como desculpa, isso não a torna mais ou menos certa.

    "Matar milhões de galinhas, patos, gansos, perus, vacas, entre outros não vos aflige também? Mas comem-nos? Em Espanha alguns touros dos que são mortos em arena são aproveitados para comida."
    Sou vegetariano. Mesmo sendo aproveitados para comida, é uma questão de consciência o modo como os animais são tratados para abate, e uma tourada e o tratamento antes da tourada nada tem de dignificante.

    "Antes de iniciarem um movimento assim pensem bem, porque CULTURA não são só os joguinhos de futebol de sábado a tarde da Marinha Grande."
    Não gosto de futebol. Mas se há algo que não é cultura certamente é tourada.

    Basicamente, pense antes de falar.

    ResponderEliminar
  5. E ser vegetariano não será ser fundamentalista?

    ResponderEliminar
  6. Coitado do Mário ...
    Santa ignorancia.

    ResponderEliminar
  7. Vocês são todos fundamentalistas. Os vegetarianos e os carnívoros k condenam as corridas de toiros são todos uns ranhosos fundamentalistas e IGNORANTES !! Viva os toiros. Viva as touradas. Muhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh

    ResponderEliminar
  8. Sr.Mário só pode ser ignorado pela sua pouca formação e falta de educação.
    Realmente é bem verdade quem nao respeita os animais tambem não respeita as pessoas.

    ResponderEliminar
  9. Meu caro senhor Mário: Pegue num dicionário, veja o significado de "fundamentalista" e diga-me lá o que acha do fundamentalismo tauromáquico. Ou, se não quiser, não diga, não diga mais nada, que já se disseram disparates suficientes neste blog. Pare para reflectir, reveja a sua posição relativamente às corridas de touros e quem sabe se "amanhã" em vez de andar a tentar provocar as pessoas amigas dos animais não será mais um a agir em defesa dos animais - dos animais e das pessoas que com eles se preocupam, obviamente. Parece-me que há quem não consiga compreender que quem tortura os animais também tortura as muitas pessoas que com eles se preocupam e é preciso que isso fique claro. Talvez assim os defensores das corridas de touros, alguns dos quais até dizem ter uma forte componente humana, se preocupem com as pessoas (o que socialmente é muito mais bem aceite) e dessa forma se consiga, consequentemente, ajudar os animais, acabando, por exemplo, com a porcaria das touradas, acabando nesta fase em concreto com as "corridas de toiros" no concelho da Marinha Grande. Mais, senhor Mário: tem toda a razão, VIVA OS TOUROS (e os TOIROS também) - contribua para que eles possam viver e em paz. Veja neste blog como pode ajudar alguns touros/toiros a escaparem a futuros actos cruéis na nossa cidade e envie também o senhor um e-mail para a CMMG. Conto consigo!

    ResponderEliminar
  10. as touradas sempre fizeram e sempre farao parte da cultura portuguesa..... nao queram apagar a cultura portuguesa deviam ter vergonha!!
    viva as corridas de toiros espetaculo da lide do toiro bravo!!

    ResponderEliminar
  11. «as touradas sempre fizeram e sempre farao parte da cultura portuguesa», OU NÃO! Teria vergonha de mim se em vez de ser quem sou fosse a Ana Baptista! Viva as corridas de toiros? Viva é alguns touros que ficaram para a história. Gostava de ter conhecido, por exemplo, num belo campo verde, o que deu a uma história um final muito feliz - aquele que acabou com a vida do José Cubero Sánchez "El Yiyo". Se alguém souber como se chamava o touro diga-me para eu sugerir aos administradores deste blog que se lhe faça uma merecida homenagem. Ainda assim, esse torturador vivia no século passado, os dos nossos dias ainda são mais detestáveis. Aos actuais desejo-lhes bem pior - a eles e a quem os aplaude.

    ResponderEliminar
  12. Se a direcão da Assoc. Prot Animais pedisse ao Sr Pres. Camara donativo igual ao que deu para a tourada,para esterelizar as cadelas que andam pela n/cidade e S. Pedro de Moel abandonadas?

    ResponderEliminar
  13. Acho muito bem que a APAMG o faça. E também acho bem que a APAMG colabore o mais possível para que a Marinha Grande seja declarada cidade "ANTI-touradas". Todos juntos chagamos lá!

    ResponderEliminar
  14. Apoio! Bem dito!! Aos sócios da APAMG, por favor, enviem o texto que está no Bloco 1 deste blog para os destinatários lá mencionados. Ninguém vos pode penalizar por isso.

    ResponderEliminar
  15. APAMG nunca irá ser penalizada, quem gosta de animais não deixará de ajudar. Nao pensem que as
    pessoas que pertenceram a organizaçao de touradas vos prejudicará, era o que faltava.
    Não são os Senhores (quero,posso e mando).

    ResponderEliminar
  16. A alguém que entre neste blog e me saiba dizer: o que aconteceu e que levou um cão na Marinha, que até donos tinha (não que seja mais do que os outros mas deveria ter quem o protegesse) a ser ontem abatido a tiro pela polícia? E será verdade que depois de o desgraçado levar 7 tiros esteve uma hora a sofrer até morrer. Só quero uma resposta de quem saiba ao certo o que se passou.

    ResponderEliminar
  17. Levou o facto de ter atacado dois dos donos, um dos quais não conseguia sequer sair de dentro de casa onde se encontrava ferido e o outro ter ido para as urgências. Foi por vontade da dona (compreensivel) que o cão foi abatido, pois embora não fosse a primeira vez que tinha demonstrado agressividade, foi a primeira vez que atacou e com grande violência. O cão não conseguia ser dominado pelo que teve de ser abatido de forma segura para as pessoas que estavam presentes... Infelizmente não caiu ao primeiro tiro, mas em 10 minutos (se tanto) o cão estava morto

    ResponderEliminar
  18. E dizem estas pessoas que gostam de animais...
    O que seria se não gostassem...
    PARECE IMPOSSIVEL...Matar a tiro...
    E depois defendem os touros! Mas que protecção...

    ResponderEliminar
  19. Percebi o porquê da APANG (Associação Protectora de Animais da Marinha Grande), nunca se ter manifestado neste Blog, contra as touradas, nem publicamente noutros locais. Pensei inicialmente que era por medo de perder alguns dos poucos apoios dados pela CMMG, mas não, é mesmo pela falta de humanismo e vontade de defender os animais. Se não, vejamos:
    Foi abatido a tiro (incrível) pela Polícia ontem na Ordem, um cão, presente ao que me disseram e a concordar e a apoiar esta acção estava alguém APAMG.
    Nos n/ tempos é inadmissível e desumano agir desta forma, existem outros meios de resolver situações como esta, por mais agressivo que o cão esteja, seja por meio de Redes ou armas com tranquilizantes, mas nunca desta forma, 7 tiros para acabar com a vida de um desgraçado cão, que se escondeu e fugiu para debaixo de carros, tendo estado a sofrer durante cerca de uma hora, pois nenhum dos tiros foi terminal.
    Senhores da APAMG tenham vergonha.
    Touradas não, mas barbaridades destas tambem não!

    ResponderEliminar
  20. E onde estão esses meios? as redes e as armas de tranquilizantes? Desgraçado cão que só tentou atacar uma criança, deixou uma cabeça esburacada de uma senhora e ainda conseguiu atacar outro membro da familia.

    Foi infeliz a maneira como foi feito o abate mas preferia ter esse animal à solta na rua? É que duvido que o conseguissem apanhar sem essas armas das quais falou....

    ResponderEliminar
  21. Sou uma pessoa que tem deixado por aqui alguns comentários, muitos deles anónimos, alguns com nomes de código, e confesso que algumas vezes até brinquei com alguns assuntos que só mesmo para brincar.
    Desta vez estamos a lidar com um assunto demasiado sério para brincarmos com ele!
    Ao ver aqui neste blog o primeiro comentário sobre este assunto efectuei alguns telefonemas para me inteirar da situação. Fiquei então conhecedora de que efectivamente houve um cão que foi abatido (pior do que abatido, abatido a tiro), dia 22 à noite (ou 23 de madrugada) na Marinha Grande. Uma vez que não estive presente no local e em relação a alguns detalhes há divergências (cada qual relata os acontecimentos à sua maneira), não vou, pelo menos nesta fase, dar a minha opinião sobre este assunto, porque não estive lá e porque gostava de perceber melhor o que realmente se passou. Para já considero o esclarecimento da Catarina importante. Gostava que alguém me respondesse à seguinte pergunta: alguém sabe o que levou o cão a ter um acesso de agressividade de tal ordem?

    ResponderEliminar
  22. sou anti tourada.Não tive conhecimento dssta triste cena.se soubesse teria impedido.
    No caso de sar ´verdade estar presente alguem da APAMG,só lamento.

    ResponderEliminar
  23. Se eu fosse dono de um cão desses, teria por certo tomado medidas para o abater de uma forma menos cruel e desumana. Não existem desculpas. Existem outras formas,não há desculpas, para esta barbarie... 7 tiros ??????????? para abater um cão ?????????? ele tava armado ????

    ResponderEliminar
  24. Catarina ? quem é? um dos membros da APAMG? eu tb houvi varias pessoas que assitiram e a historia não é igual....

    ResponderEliminar
  25. Se o cão era agressivo,porque é que os donos não tentaram solucionar o problema de outra forma.

    ResponderEliminar
  26. Redes antigamente o Canil da CMMG tinha e agora não ? Ou será que é mais facil o espectaculo do tiro ao alvo ????

    ResponderEliminar
  27. Protegem os touros mas não protegem os caes

    ResponderEliminar
  28. D. Catarina, gostava de ser morta a tiro e demorar 10 minutos a morrer ?

    ResponderEliminar
  29. Cara Ana:

    Não tendo estado presente mas tendo falado com quem esteve e falou com a dona não penso que se tenha encontrado a causa para o episódio de violência do cão. A dona gostava do cão e viu-se numa situação que não se deseja a ninguém....

    Caros anónimos ou anónimo (há tantos neste blog).... acho que o episódio em questão não foi em nada fácil quer para os donos do animal quer para o pobre do policia sobre quem recaiu a terrivel tarefa de abater o animal. Não sei quantos disparos foram ao certo, mas se eu me visse numa situação idêntica e o primeiro não fosse certeiro, não pararia enquanto o animal estivesse morto de modo a tentar que fosse o mais rápido e indolor possível.... Por isso para mim a quantidade para além de 1 é irrelevante, apenas o tempo que demorou me interessa.

    Digo eu.. pq é fácil falar sem estar naquela situação e no local

    ResponderEliminar
  30. Á pessoa que diz: protegem os touros, mas não protegem os cães. A quem se refere quando diz "protegem" os touros mas não "protegem" os cães?

    ResponderEliminar
  31. Já ouvi dizer que esta APAMG que se diz protectora não tem qualquer problema em abater os animais... está mal
    vão embora trabalhar meu...

    ResponderEliminar
  32. Mas a APAMG é Anti-touradas ?

    ResponderEliminar
  33. Gostaria que protegessem todos os animais.

    ResponderEliminar
  34. Este blog não tem nada a ver com APAMG

    ResponderEliminar
  35. Olá Catarina.

    É a primeira vez que estou a subscrever o que escrevo no blog. Se o faço é porque quero assumir tudo o que aqui escrever sobre este assunto e porque também não quero ser apontada como eventual autora de alguma coisa menos ponderada que alguém possa escrever estando de cabeça quente. Percebi pelo primeiro comentário sobre este assunto que não iam faltar pessoas a opinar. Acho que até me expressei mal relativamente à quebra com o anonimato, mas isso também não é o que mais importa.

    Pareceu-me importante saber em que contexto o cão se tornou agressivo. Algo que ouvi me levou a colocar a hipótese de este cão poder ter sido vítima de maus-tratos. Se estivéssemos perante um típico caso de maus-tratos em que um animal deixa de os suportar e se manifesta agredindo os donos da única forma de que é capaz de o fazer (mordendo, no presente caso) não teria qualquer pena dos donos nem que ele os tivesse morto.

    Como já disse não estive lá, ainda ninguém me disse quem são essas pessoas que supostamente até gostavam do cão e não souberam lidar com o assunto de outra forma (por acaso até já morei na Ordem e conheço muita gente que vive lá e até gostava de saber), e isso faz com que não seja a pessoa mais indicada para emitir opiniões. Mas, nem que seja como sendo uma das administradoras do blog, também não posso ignorar completamente tudo isto!

    É obvio que por este cão nada mais haverá a fazer e neste contexto esta discussão está terminada. Mas é sempre importante discutirem-se assuntos como este com seriedade e sem nos andarmos a insultar uns aos outros e dá sempre para ganhar experiência para situações futuras e isso a mim parece-me o mais importante.

    ResponderEliminar
  36. Alguem me informa quem são as pessoas responsaveis por este sitio. Isto é um local sem rosto e não vejo nomes de ninguem....

    ResponderEliminar
  37. Um grupo de amigos dos Animais24 de abril de 2009 às 21:15

    Caro Sr. Luís Santos,

    O seu comentário é bastante pertinente. Em breve a resposta a esta sua questão será publicada em destaque neste blog.

    Com os melhores cumprimentos,
    Um grupo de amigos dos Animais

    ResponderEliminar
  38. Sr Luis, "este sítio" é um Blog.
    Um Blog é um registo cronológico e frequentemente actualizado de opiniões, emoções, factos, imagens ou qualquer outro tipo de conteúdo que o autor ou autores QUEIRAM disponibilizar.
    O assunto deste Blog tem sido largamente discutido, adorado por uns e odiado por outros.
    Os Anti Touradas têm sido acusados de fundamentalistas, de protagonismo,etc.
    No meu caso se eu quisesse protagonismo até a minha foto o Sr podia ver neste Blog, mas não é o caso nem é isso que nos interessa.
    Vale muito mais uma boa opinião de uma pessoa sem rosto do que uma má opinião de alguem com rosto...

    ResponderEliminar
  39. Subscrevo inteiramente o que acabei de ler. Ainda assim, este senhor não perde pela demora! O blog está a ser actualizado e estou convencidíssima de que o Sr. Luís vai adorar o que aí vem! E se não vier a gostar, temos pena!!! Não podemos, nem queremos, agradar a gregos e troianos, não é verdade?

    ResponderEliminar
  40. Em relação ao cão, se ele atacou é porque se sentia ameaçado, e se a dona do animal concordou em abatê-lo, é porque essa senhora não gostava do animal. A APAMG não se manifesta neste caso das touradas, porque pelo que sei esta ass. nem foi à manifestação! Se calhar ainda foi assistir À tourada!!!! Concordo com quem disse neste blog que falta humanismo e vontade de defender os animais a esta ass... Infelizmente é o que temos !!!

    ResponderEliminar
  41. D. Catarina:
    Gostaria de expressar o meu descontentamento ao ler os seus comentários. Apercebi-me que é a favor do abate...Apesar de fazer parte da APAMG. Nâo sabia que uma associação que se considera amiga dos animais, poderia ter membros que são a favor de matar animais. E nem se manifestaram no assunto das touradas.

    ResponderEliminar
  42. Sou Português sou aficionado.
    Orgulho lusitano

    ResponderEliminar
  43. Outro que eu já pensava que tinha morrido! É Português e aficionado? Também eu sou portuguesa. Eu e a maioria dos portugueses, não só NÃO somos aficionados, como queremos que as touradas sejam proibidas por lei em todo o país. Quanto ao seu orgulho lusitano, neste caso, “orgulho” é sinónimo de “arrogância”. Os aficionados são muito arrogantes, … e umas grandes Bestas Também!

    ResponderEliminar
  44. Tendo lido, novamente, o comentário, tão pobre, do Bruno Clemente, ainda acrescento o seguinte:

    Os lusitanos constituíam um conjunto de povos de origem indo-europeia, habitando a porção oeste da Península Ibérica (hoje grande parte de Portugal e da Extremadura espanhola). A Extremadura espanhola é é uma das regiões mais pobres de Espanha, dividida em latifúndios, onde predomina a pecuária ovina e suína, e, afinal, não somos espanhois e por isso deixemos a Extremadura espanhola em Paz.

    Nós, portugueses (e lusitanos),

    Demos novos Mundos ao Mundo, criamos diariamente novas descobertas, temos uma das melhores Selecções de Futebol do Mundo, Prémios Nobel, Atletas Olímpicos Medalhados, Descobertas na Medicina e na Informática, uma Histórica quase milenar feita de grandes nomes e conquistas, e o Bruno reduz o seu orgulho lusitano ao seu fanatismo pelas touradas? (Embora não diga neste comentário, de que é aficionado, tendo em conta outros comentários que deixou deduzo que se refira às touradas.) É um facto que no vale do Tejo (Estremadura portuguesa) são criadas as melhores raças de cavalos e touros utilizados nas touradas portuguesas, mas o seu destino é serem torturados em espectáculos colectivos, enquanto alguns sádicos, como o Bruno, aplaudem! Afinal, Bruno, que orgulho lusitano é esse que apregoa?

    ResponderEliminar
  45. Tourada é TORTURA, não é arte, nem cultura!

    ResponderEliminar
  46. Tradição? Aqui, na Marinha Grande, NÂO!

    ResponderEliminar
  47. Continuem a perder tempo a defender os touros em vez de se preocuparem com muitos problemas que a marinha grande tem em relação a protecção dos animos e voçês seres não fazem nada.
    O dinheiro que gastam em paginas de jornais já dava para arranjarem melhores condiçoes para os animais que muita gente parva abandona.
    Gosto muito de animais e nada disto me tira o prazer pelas touradas.
    Fomos os primeiros do mundo a pegar touros.

    ResponderEliminar
  48. O tanas é que fomos os primeiros do mundo a pegar os touros! Não, não gosta de animais. Eventualmente, pensa que gosta. Ninguém que goste de animais tolera o que se faz aos cavalos e aos touros nas touradas. Quem é que lhe disse que gastámos dinheiro em páginas de jornais? Não fale do que desconhece! «animos» não sei o que é. Ó Bruno, não tem nada melhor para fazer do que andar a chatear-nos?

    ResponderEliminar
  49. Bruno, está um dia lindo. Com o tempo todo que têm para nos andar a chatear presumo que seja desempregado (não deve haver quem ature alguém tão retorgrado e ignorante) ou reformado. Conselho: vá para a praia!

    ResponderEliminar
  50. Graças a deus trabalho e com os meus descontos pago o ordenado a função publica que pouco fazem e muito reclamam.
    Será que está na moda ser anti tourada
    Sou Português Sou Aficionado

    ResponderEliminar
  51. Não sou funcionária pública e tampouco costumo usufruir de serviços pagos com dinheiro do Estado. Por isso, com o dinheiro que desconta, a mim, não me paga nada! E sabe que mais? Também faço descontos com fartura – os que se referem ao meu salário e não só; porque, além de, graças a Deus (o meu “Deus” com maiúscula), também eu trabalhar, sem a graça de Deus sou também empregadora. E, é revoltante andar a fazer tantos descontos e depois ver pessoas que se magoam por causa delas próprias em circunstâncias em que atribuem, injustamente, a culpa aos touros, irem ser tratadas em hospitais públicos, cujos funcionários, equipamentos e afins são pagos com o dinheiro desses tais descontos (e não só) que pessoas como eu geram.

    ResponderEliminar
  52. Eu só acho é que voçês parecem uns parolos ao fazerem estas coisas.
    Se não gostam não vêm e ficam em casa respeitem as tradições e deixem cada um ter a sua opinião.
    Ganhem vergonha na cara e fiquem calados.
    Tanta publicação no jornal e a rua saiem meia duzia de parolos lool
    Ai se vê a força da Tauromaquia ;)
    Sou Portugues Sou aficionado

    ResponderEliminar
  53. Parola, era a sua tia e casou-se!

    ResponderEliminar