quinta-feira, 2 de abril de 2009

2 -

37 comentários:

  1. com tanta assunto para resolver preocupam-se com a tourada, sinceramente.
    Em que se baseiam para falar em maioria de marinhenses.

    ResponderEliminar
  2. Eu digo não à tourada de 5 de Abril porque até acho que com as eleições tão próximas seria um desperdicio de dinheiro gasto no bilhete podendo assistir às campanhas eleitorais de graça...

    ResponderEliminar
  3. Comentarios anonimos...........
    Não comento. Eu dou a cara. Sou, sempre fui e sempre serei contra as touradas !
    Numa altura em que tanto se fala de humanismo, continuamos com acitividades Barbaras, chamadas espetaculos !

    ResponderEliminar
  4. Parece impossível que em pleno século XXI ainda haja pessoas que tenham prazer com o sofrimento dos animais. Que maneira é esta tão estranha de angariar fundos? Não havia outras iniciativas? Que falta de imaginação! Como marinhense e filha de um fundador do Lisboa e Marinha que deu muito dinheiro e trabalho para este clube, repudio veemente a organização desta tourada neste concelho. Parabéns aos que estão contra.

    Ivone Vitória

    ResponderEliminar
  5. Como defensora da ética do cuidado,fundamento da vida cívica que deve nortear a conduta da humanidade no séc. XXI e cujo princípio radica no respeito por uma visão ecossistémica da vida (Leonardo Boff), subscrevo inteiramente este manifesto anti-touradas.

    Isilda Silva (Prof. de Filosofia da ESEACD)

    ResponderEliminar
  6. Eu sinceramente acho que estao a perder tempo com estas atitudes...Quantas e quantas vacadas pegas e coisas do genero ja se fizeram na amieirinha comeira ordem lisboa e marinha etc? lembraram-se agora que nao se podia fazer que ficava mal?
    E que tal fazerem uma manifestaçao pela cultura pela dinamizaçao do centro da marinha grande pelo investimento em comercio, pelo recuperaçao do mono que esta construido no centro da marinha(antigo mercado), pela Ivima (o centro comercial da toxicodependencia) pela presença de familias ciganas acampadas na cidade(realojem-nas em lugar decente), pelo mercado novo que nunca abriu, pela privatizaçao do pinhal de leiria, por todos os problemas da marinha grande...Epa tudo bem coitado dos animais nao merecem serem toureados eu tambem sou contra a tourada em sitios onde nao exista tradiçao, mas sinceramente, Epa façam pelo que é importante nao com tretas sem jeito nenhum. Sinceramente esta atitude toda parece uma das noticias sensionalistas da tvi, ou seja quando mais nada se tem para dizer agarra-se o minimo e rega-se para ver se cresce a porporçoes decentes....Tanta miseria tanto desemprego e é com os touros que estao preocupados? senao forem toureados aqui sao toureados noutro lugar...

    ResponderEliminar
  7. Concordo com o mário.
    Sou contra essa manifestaçao.
    Tourada é a grande tradiçao portuguesa e voces vêm com essa conversa dos animais.
    Á ai muitos animais a serem torturados pelo homem noustras circunstancias e voces nao protestam.
    Marinha Grande teve a iniciativa de começar a fazer touradas e apelo. Para começarmos a ter tb tradiçao na tourada.
    Falam em a marinha ser conhecida por ser uma cidade protestante, pois bem atam pq nao protestar pelo mercado municipal ser feito naquelas barracas e não nas novas instalaçoes do atrium, pq nao protestar pelo nosso teatro stepnhens, pela despreocupação da camara face ao comercio da marinha...
    Pensem..

    ResponderEliminar
  8. O que muitos dos que estão a criticar a manifestação, não sabem é que a Câmara Municipal gastou uma verba bastante avultada ao adquirir bilhetes para esta tourada quando essa verba podia ser gasta em beneficio de melhoramentos para este concelho.

    Maria Santos

    ResponderEliminar
  9. Sinto vergonha de ser marinhense, ao pertencer a um Municipio que gasta uma verba avultada para este evento que vai contra todos os principios que diz defender.

    Filipe Teixeira

    ResponderEliminar
  10. Ainda não percebi como é que o Lisboa e Marinha sobreviveu tantos anos sem estes eventos tão violentos! Espero que seja a última vez, para que eu e outros associados não tenhamos de entregar o cartão de sócio.

    José I.

    ResponderEliminar
  11. olhem isto e uma vergonha.tourada nao é crime por isso nao teêm nada de se manifestar se nao gostao
    ao nao vem e pouco xareu.

    os anti toradas k vao pa merda

    ResponderEliminar
  12. Viva as Touradas em Portugal, só espero que não seja a I e última Tourada cá na Marinha.
    A Tourada é paga só vai quem quer não chamam lá ninguém, por isso quem não gosta não vai, por isso existe a liberdade de expressão, eu também não gosto que matem os animais fofinhos para fazer os casacos de peles que muitas Senhoras usam cá na Marinha Grande e eu nunca vi os Srs. dos direitos dos animais a fazer manifestações, será que isso não é crime.
    Dou também os parabéns aos Srs. dos direitos dos animais pois devem ser todos vegetarianos, pois são contra a morte dos animais ( e touro é a carne de vaca que todos os que comem compram no talho ou supermercado, não será? )
    Agradeço que respeitem os gostos de cada um, estamos no século XXI, num país democrático e penso que desenvolvido

    ResponderEliminar
  13. Sou contra touradas mas respeito o direito que há em fazê-las. Falo com conhecimento de causa porque já assisti a uma.

    Aceito e respeito que seja uma tradição, mas não o é na Marinha. Não estarei na manifestação mas acho que o direito de expressão existe e há tanto o direito de ir assistir como de se exprimirem contra.

    Essa do vegetariano... As vacas são insensibilizadas antes do abate e não espetadas com facas durante uma hora antes do abate... logo aí há uma grande diferença não?

    E sim, concordo no entanto que há assuntos e situações com animais, que até poderiam ter solução, muito mais importantes e que não geram sequer metade da preocupação que esta tourada gera. É pena que assim seja...

    ResponderEliminar
  14. "olhem isto e uma vergonha.tourada nao é crime por isso nao teêm nada de se manifestar se nao gostao
    ao nao vem e pouco xareu.

    os anti toradas k vao pa merda"

    Em resposta a este comentário:
    1º não se escreve gostao caro amigo/a mas sim gostam
    2º se falam na liberdade de expressao nao tem de dizer que nao temos nada que nos manifestar porque segundo consta ainda vivemos num país democrático
    3º aqui se vê o nível de algumas pessoas que gostam de tourada " vao pa merda"?! que tipo de educação é a sua?
    4º e já agora com que direito uma pessoa que nem português sabe escrever como deve ser nos vem dizer o que devemos ou não fazer? ganhe juízo e em vez de ir a eventos como a tourada vá a umas aulas de formação cívica

    ResponderEliminar
  15. O marinhense, nascido e criado3 de abril de 2009 às 22:51

    Lamentável é, uma Câmara dita “de esquerda”, numa situação de crise como a actual deixar de lado os problemas sociais que afectam o concelho e canalizar verbas que poderiam servir para ajudar outras situações para patrocinar um espectáculo degradante e que tem estado a ser banido em diversas cidades portuguesas.

    “E que tal fazerem uma manifestaçao pela cultura pela dinamizaçao do centro da marinha grande pelo investimento em comercio, pelo recuperaçao do mono que esta construido no centro da marinha(antigo mercado), pela Ivima (o centro comercial da toxicodependencia) pela presença de familias ciganas acampadas na cidade(realojem-nas em lugar decente), pelo mercado novo que nunca abriu, pela privatizaçao do pinhal de leiria, por todos os problemas da marinha grande...”

    Relativamente a este comentário só posso dizer: “OK, porque não canalizar as verbas do patrocínio à tourada para ajudar a promover o que mencionou?”

    ResponderEliminar
  16. Com ou sem tourada....SLM Sempre!3 de abril de 2009 às 23:34

    Eu que sou do S.L.Marinha e que apoio a realização da tourada quero esclarecer os ignorantes que aqui têm trazido tanto disparate, tanta patetice, tanta incoerência, que a Câmara Municipal e a Junta de Freguesia da MªGrande não contribuíram com um unico cêntimo para a realização deste evento.

    Estão esclarecidos?..Ou é necessário convocar uma manifestação anti-ignorância?

    ResponderEliminar
  17. Se é do Lisboa e Marinha e não sabe que a Câmara comprou bilhetes para oferecer então a ignorância é a duplicar da sua parte.

    ResponderEliminar
  18. Maria da Conceição4 de abril de 2009 às 00:23

    Como é que uma Câmara de esquerda ignora tantas dificuldades presentes no nosso municipio (desemprego, pobreza, fome, desigual distribuição de rendimento) e apoia uma tourada (evento elitista)? Cada vez me decepcionam mais, não esperava isto de vós.

    ResponderEliminar
  19. Resposta ao anónimo das 0:13,

    Talvez seja ignorante em muitas coisas, mas tenho de lhe devolver o amável pirôpo que fez o favor de me enviar, não lho remeto em duplicado mas antes em quadriplicado pois o estimado anónimo fala do que não sabe e curiosamente não sabe do que fala.
    Repito sou do Sl Marinha, aceito que o sr. não goste de touradas, mas dizer que a cãmara pagou bilhetes para oferecer, já não é ignorãncia nem teimosia da sua parte é BURRICE.

    A CÃMARA NÃO ENTROU COM UM CHAVO PARA A GRANDIOSA PRIMEIRA TOURADA DA MARINHA GRANDE

    ResponderEliminar
  20. Cá para mim estes da manifestaçao sao mas é dum partido da oposição, e aproveitam esta tourada para fazer propaganda ANTI-CAMARA.
    Não sei se já repararm num promenor mas este blog está todo direcionado para a camara municipal, mal falam aqui do slm que foi a institiuçao que organizou esta tourada. Se querem escrever uma carta então que escrevam ao slm.
    Isto na minha opniao, claro.

    ResponderEliminar
  21. apoio o anónimo das 0.33.

    A camara nao ajudou nada e eles aproveitam isto para dizer que a camara apoiou e assim por a populaçao comtra a camara pois ta a gastar dinheiro onde nao deve. Este jogo sujo já eu conheço á muito. GUERRAS ENTRE PARTIDOS

    ResponderEliminar
  22. Maria da Conceição4 de abril de 2009 às 00:40

    Pois, acontece que o slm organizou e a camara aprovou,logo a culpa é dos dois! Vocês ainda não perceberam que isto não é política, não é contra a camara nem contra os partidos, nem contra o slm, É CONTRA A BARBARIE QUE SÃO AS TOURADAS.

    ResponderEliminar
  23. Sei de fonte segura que o Vereador da Cultura adquiriu muitos bilhetes com o dinheiro da autarquia. Foi este tipo de apoio que vem no cartaz da tourada. Se têm dúvidas compareçam na Assembleia Municipal, dia 30 e perguntem directamente. Aí não haverá dúvidas porque também lá estarei com provas.

    Paulo Marques

    ResponderEliminar
  24. Sr. Paulo Marques, espero que o que acaba de escrever neste blog nao seja mais uma de tantas levianidades com que nos tem presenteado ao longo dos ultimos tempos.

    Lá estarei igualmente na Assembleia Municipal e aí terei oportunidade de lhe dizer na cara que o que escreveu neste blog é uma enorme mentira e uma grande ofensa à idoneidade do Sr. Vereador da Cultura.

    É mentira, melhor dizendo é uma enorme mentira afirmar que a Câmara Municipal gastou dinheiro com a realização da tourada. Nem aquisição de bilhetes nem qualquer outro tipo de apoio.

    Sr. Paulo Marques tenha juízo!

    ResponderEliminar
  25. "Sei de fonte segura que o Vereador da Cultura adquiriu muitos bilhetes com o dinheiro da autarquia."

    Meu caro Paulo Marques até parece que quando se organiza qualquer outro tipo de evento a camara não faz o mesmo. é ou nao é verdade???
    Nao me venham aqui com conversas.. uma coisa é querem se manifestar pcausa dos Touros outra é pegaram na camara para criticarem SÓ POR TER COMPRADO MUITOS BILHETES.

    ResponderEliminar
  26. Ultima Hora:

    Tenho lido com muita atenção estes comentários aqui publicados.

    Pois bem, hesitei muito antes de participar nesta discussão quero esclarecer os briosos lutadores que tudo têm feito para impedir a realização dessa miseravel tourada que a mesma só foi possivel realizar-se dado o apoio recebido das instituições oficiais.

    Segundo as ultimas noticias o grande ponto de discordia da cimeira dos paises do G20 foi definir qual o montante do subsídio a atribuir à tourada da MªGrande. O Obama propôs 1 milhão, o Durão achou que não era preciso tanto, o Sarkozy....bem...com uma mulher daquelas pensou que era dar um subsídio grande antes que tivesse comichão na testa.

    E para terminar quem nasceu primeiro: O Ovo ou a Galinha?

    Assim vai a querida MªGrande.

    ResponderEliminar
  27. Será que estes bravos lutadores / defensores dos direitos dos animais não encontram nada de mais útil para fazer?

    È que vendo os nomes das pessoas envolvidas ninguém de bom senso acredita nisto, nem os touros de certo ficam contentes por serem defendidos por pessoas de tão fraca conduta moral.

    Olhem, seguramente que com esta vossa publicidade os organizadores estão a esfregar as mãos de contentes porque vão ter casa cheia, e até a mim já me apetece ir ver o espectáculo depois de ler todas estas lições de moral.

    Ganhem juizo e se querem protagonismo façam algo de útil a bem das pessoas e da cidade, assim sim talvez o consigam ter.

    ResponderEliminar
  28. Ora cá estou eu a comentar esta palhaçada que é a contestação á tourada do GRANDE SLMARINHA,meus caros isto não é os Toiros,que são criados para este fim,mas sim a rivalidade do ACM,com pessoas da nossa praça que tambem querem dar umas marradelas no MEU SLM,porque há muita dor de corno por ser uma receita em parte a reverter para o nosso clube,eu até podería compreender porque as pessoas têm o direito de se manifestarem mas só se fossem vegetarianas(os) não comessem e matassem galinhas,porcos,patos coelhos,ovelhas e carneiros,que as suas madames não ostentassem ao pescoço animais MORTOS e não houvesse em casa animais em cativeiro e tudo o resto é como tudo na vida:"QUEM NÃO GOSTA NÃO COME",revejam a vossa mentalidade e neste caso concreto não marrem com o SLM.
    VIVA AS TOURADAS

    ResponderEliminar
  29. Ó Bernardes! Uma coisa é matar para comer outra é matar para nos divertirmos.

    ResponderEliminar
  30. Olá a todos (defensores dos direitos dos animais e aficionados das touradas). Faço parte de um grupo muito grande de pessoas que têm feito os possíveis e os impossíveis para cancelar ESTA tourada e garantir que não existirão FUTURAS touradas na Marinha Grande. Somos pessoas simpatizantes de partidos do mais à esquerda até ao mais à direita. Há pessoas do Sporting, do Benfica, …, do ACM, do SLB,…e até há aquelas que nem gostam de futebol! Há mulheres e há homens. Nunca vi nenhuma das pessoas que fazem parte deste grupo a usarem vestuário fabricado com peles de animas, mas como não estou sempre com todas elas, falo por mim – nunca vesti nada fabricado com peles de animas nem nunca o farei, isto porque não morro se não usar peles de animais e assim evito que haja ainda mais animais a serem esfolados vivos. Entre nós, há vegetarianos, há quem não seja vegetariano mas não coma carne, apenas peixe, e há os que realmente têm uma alimentação onde está incluída carne (que por acaso, até o meu caso mas só porque que odeio legumes e vegetais e não quero morrer à fome – como carne de animais, sim, mas não os toureio nem gozo com eles antes de os comer). Tudo isto que acabo de dizer porque me parece importante que toda a gente perceba que estes marinhenses INDEPENDENTES, ou este grupo de AMIGOS DOS ANIMAIS, como lhe quiserem chamar, é um grupo bastante heterogéneo. Da minha parte, como não consigo fazer valer os direitos dos animais em todos os cantos do mundo e como sou marinhense, no que respeita a touradas é aqui e agora que estou a lutar, no presente caso pelos direitos e bem-estar dos touros e dos cavalos – AQUI, na Marinha Grande, porque sou marinhense e estou a residir na Marinha Grande e quero que a minha cidade seja uma cidade melhor (de acordo com aqueles que são os meus valores, obviamente); AGORA, porque esta será a primeira tourada que se vai realizar na minha terra e acho que nestas coisas há que "cortar o mal pela raiz". Da minha parte tudo farei para ver a Marinha Grande livre de touradas. QUE SE LIXE O PROGANOMISMO OU O NÃO PROTAGONISMO, TANTO SE ME DÁ SE A CMMG É CDU OU CDS-PP, É-ME COMPLETAMENTE INDIFERENE SE O LOCAL DE REALIZAÇÃO DAS TOURADAS É NO CAMPO DO LISBOA E MARINHA OU NO PARQUE DO POSTO MÉDICO,… Só lamento profundamente que nem todas as pessoas consigam perceber o sofrimento a que muitas vezes os animais que não pertencem à espécie humana ficam sujeitos devido às atitudes dos animais que pertencem à espécie humana. Não vou ofender as pessoas que não têm a mesma sensibilidade que eu tenho e que defendem as touradas – faço um enorme esforço por tentar compreender, mas não posso deixar de me manifestar, até porque felizmente vivo num país democrático em que as manifestações são consideradas direitos fundamentais. Apenas peço a essas pessoas que apreciam as touradas que quando estiverem a assistir à tourada no dia 5 de Abril imaginem que estão no lugar do touro, a serem espetadas pelos cornos do touro, e que ao olharem em seu redor e para as bancadas apenas vêem touros. Será que acham que não iriam sofrer?
    (Não me identifico mas não é por cobardia é porque não quero que alguém se lembre de dizer que estou metida na luta por esta causa por uma questão de protagonismo.)

    ResponderEliminar
  31. Para Ivone Vitória:

    Muitas das touradas têm como objectivo angariar fundos para instituições de pessoas necessitadas ou para casos particulares de alguém da terra. Muito do dinheiro que algumas instituições recebem é pelas touradas, se essa percentagem deixar de ajudar quem DÁ para as instituições? Ninguém! São tantas as vezes que aparecem senhoras nas ruas a pedir para tal instituição e NINGUÉM dá! E ainda dizem que maneira tão estranha de angariar fundos? São protectores dos animais? Vão para os armazéns onde se realizam lutas ilegais de cães, vão aos canis onde animais são maltratados, vão ajudar as dezenas de animais que morrem inocentemente todos os dias nas estradas!

    ResponderEliminar
  32. E quem é lhe que disse, minha senhora, que a pessoa a quem a senhora se está a dirigir nunca ajudou a impedir lutas ilegais de cães? E com que conhecimento, minha senhora, é que diz que ela não salvou já muitos animais de morrerem inocentemente nas estradas, a maior parte das vezes porque foram abandonados por individuos sem escrúpulos que os atiraram porta fora de automóveis em andamento, e muitas vezes porque foram atropelados por pessoas que o fizeram propositadamente? (Eu já testemunhei muitas ajudas por parte da D. Ivone a um sem número de animais dentro desse quadro, minha cara, por isso tenha cuidadinho com o que diz.) Infelizmente, minha cara senhora, a vida é mesmo assim: uns praticam actos de violência e/ou tortura contra os animais e outros, como nós (a D. Ivone e tantos outros) fazemos os possíveis e os impossíveis para os protegermos de pessoas como a senhora, que não sei se os violenta ou tortura mas que me parece que aplaude tais actos em nome da treta da angariação de fundos para instituições. A senhora tenha juízinho, veja lá se pensa no que está a dizer e amanhã, em vez de andar a entrar às 21:23 em Blogs que são um sinal dos tempos modernos fique mas é a lavar a loiça e a arrumar a cozinha e a seguir veja lá se tem roupa para passajar e passar a ferro numa linha de cumprimento das velhas tradições e, muita atenção, esmere-se, não vá o seu marido também ser a favor das tradições e dar-lhe uma coça se o serviço doméstico não ficar bem feitinho. E já agora, quanto aos canis onde os animais são maltratados esses canis ficam tantas e tantas vezes em casas particulares e é tão mas tão complicado, de acordo com a legislação nacional entrarmos em casas particulares para resgatar animais que só espero que a senhora não tenha também um canil desse género em sua casa.

    ResponderEliminar
  33. Não estive na Marinha no fim-de-semana mas ouvi agora falar que houve uma manifestação e deram-me o endereço do vosso blogue. Por isso quero aqui dizer que embora não considere a possibilidade de participar em futuras manifestações, porque tenho uma casa comercial aberta, vou escrever ao Sr. Presidente da Câmara porque acho importante ele perceber que as touradas chocam muita gente e isso é o único contributo que posso dar. Aos manifestantes, não me parece que resolva alguma coisa o que fizeram mas estou impressionada com a coragem de algumas das pessoas que me disseram que estiveram presentes.

    ResponderEliminar
  34. "A tradição é um desafio à inovação" - Siza Vieira

    ResponderEliminar
  35. Pois é! Mas já não é o que era!!! - Eu

    ResponderEliminar
  36. Não posso concordar mais com as duas frases anteriores. Apliquem-se as mesmas ao caso da Marinha Grande:

    «A tradição é um desafio à inovação». Veja-se o caso do vidro da Marinha Grande - nenhum marinhense quer que desapareça a arte com que se trabalha o vidro da Marinha Grande. Porém, não nos esqueçamos da globalização e inove-se em termos de design. Esta fusão entre o passado e o presente dará seguramente os seus frutos.

    «A tradição já não é o que era». Em alguns casos ainda bem que se pode fazer tal afirmação. A opressão foi tradição na Marinha Grande durante, muitos, e muitos anos, na medida em que foi um modo de agir característico de uma época. Aí, felizmente, pode dizer-se: «A tradição já não é o que era».

    Agora, sobre as touradas: as touradas nunca foram tradição na Marinha Grande. Se esse argumento dos patetas que experimentam a associar “touradas” e “tradição” cada vez mais cai por terra, mesmo em cidades em que, infelizmente, foi havendo touradas ao longo dos anos, aqui na Marinha Grande nenhum argumento é válido para justificar que se comece agora, em pleno século XXI, a apostar em corridas de touros e muito menos com base nesse argumento da “tradição” que é tão, mas tão, despropositado.

    ResponderEliminar
  37. Não conhecia este documento. Concordo. Espero que a Marinha Grande passe a ser uma cidade amiga dos animais e anti-touradas a um nível oficial. Acho muito bem que assim seja.

    ResponderEliminar