sábado, 25 de abril de 2009

8 - AQUI E AGORA - SIC - 23/04/2009 - Direitos dos Animais

No passado dia 23 de Abril, o programa “Aqui e Agora” da SIC foi (ou, pelo menos, era suposto ter sido) dedicado aos “Direitos dos Animais”. Os telespectadores foram convidados a enviar comentários/testemunhos/perguntas para o programa cujo mote foi o seguinte:

«O Presidente da Câmara de Viana do Castelo proibiu corridas de toiros no concelho, em Cascais anuncia-se também a retirada de apoio autárquico a espectáculos com animais. Entretanto, a crise faz crescer o número de animais abandonados. Canis e gatis estão repletos de bichos que enfrentam a morte com poucas possibilidades de adopção. E há ainda as apostas em lutas de cães, os maus tratos, e os que consideram que o circo não precisa de explorar animais.»

Os Marinhenses Independentes Anti-touradas não podiam deixar de enviar o seu comentário. Não foi lido, mas fica aqui para quem o quiser ler:

Somos um grupo de cidadãs e cidadãos residentes na Marinha Grande.

Permitam-nos expressar o seguinte:

» Exmo. Sr. Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo: Parabéns por ter declarado o seu concelho como “Anti-touradas”. Houvesse mais decisores como o senhor e viveríamos num país mais civilizado!

» Exmo. Sr. Presidente da Câmara Municipal de Cascais: Agradecimentos pela sua conduta que esperamos que culmine na declaração de Cascais como segunda cidade “Anti-touradas” portuguesa - seremos alguns, entre muitos, a ficar-lhe eternamente gratos.

» Srs. Autarcas da Marinha Grande: por favor, sigam os bons exemplos e votem a favor da Moção que vos foi recentemente proposta pela ANIMAL. Não permitam que, de um dia para o outro, esse grande mal que é a tauromaquia se instale também na nossa cidade - que se quer ainda mais moderna, desenvolvida e progressista!

» Srs. das touradas: os animais que vão violentando e torturando talvez não tenham conseguido desenvolver a capacidade de odiar. Porém, são em grande número os portugueses que vos odeiam - cada vez mais -, por eles. E, por vezes, até de onde menos se espera, surgem sinais claros e inequívocos disso mesmo. Entendam a mensagem do recente protesto de rua Anti-touradas decorrido na Marinha Grande que teve a particularidade de ser promovido por comuns cidadãos locais.

» Sociedade portuguesa e Estado: A “crise” económica e financeira instalada tem vindo a ser invocada para justificar demasiados desaires - não a utilizemos ainda mais em contextos descabidos. Não é a crise que faz, por exemplo, aumentar o número de casos de abandono de animais domésticos - é a ausência de valores. É urgente educar em diversas vertentes, e educar, não é, de modo algum, levar as crianças a assistir a deploráveis espectáculos como os dos circos com animais. À falta de ética é imperativo juntar-se legislação que garanta a adequada e eficaz protecção dos animais não-humanos sencientes, e também console os muitos humanos que os respeitam. A associações como a ANIMAL, autora de uma proposta orientada para um Código Português de Protecção dos Animais: Bem-haja. Aos verdadeiros amigos dos animais, que seremos muito possivelmente a maioria dos portugueses, deixamos, aqui e agora, o seguinte apelo: sejam os seus mais activos defensores, começando por mostrar que, de facto, existem – é o que também nós temos vindo a tentar fazer.

Um grupo de amigos dos animais

11 comentários:

  1. Foi uma pena o vosso comentário não ter sido lido no programa da SIC. O debate foi desinteressante e, a meu ver, pouco contribuiu para sensibilizar as pessoas para a problemática da falta de direitos dos animais que todos os dias sofrem em silêncio em território nacional. Acho que pela primeira vez alguém na Marinha Grande está a desenvolver um trabalho meritório nesta matéria, na medida em que as touradas significam um abuso para os animais realizado à sombra de leis que também elas deveriam ser proibidas, e ir conseguindo, aqui e ali, que as autarquias se declarem anti-touradas é um avanço muito positivo, sem dúvida alguma. Se bem percebi quem são os marinhenses que são as aves de arribação disto tudo, não tenho qualquer dúvida de que a Marinha Grande vai ser cidade anti-touradas. Força, não se deixem intimidar, e não desistam, nem por um segundo, dessa luta tão digna. Vocês vão conseguir que se chegue lá.

    ResponderEliminar
  2. Olá EA! As "aves de arribação" agradecem-lhe pela mensagem de apoio deixada.

    ResponderEliminar
  3. Um texto Muito Bom. Espero que os senhores das touradas o leiam, já que os autarcas já devem ter por lá mto. p/ ler. Já lhes enviei a minha carta. Boa dica a das cartas.

    ResponderEliminar
  4. Como é que se faz para mandar a carta para os autarcas? A quem se dirige e para onde se envia?

    ResponderEliminar
  5. Anónimo das 21:10, o seu comentário foi aquele que mais gostei de ler até hoje! Boa! Dê-nos o seu testemunho, diga-nos, por favor, como fez exactamente. Inspire-nos...

    Entretanto, quem quiser avançar com o envio de cartas, o quanto antes, pode enviar para todo o executivo, ou seja, ao Exmo. Sr. Presidente e aos Exmos. Srs. Vereadores da Câmara Municipal da Marinha Grande. Uma cartinha para cada um deles para a CMMG. A direcção desta e os nomes de cada um estão em http://ww2.cm-mgrande.pt / Município / Câmara / Executivo. O assunto pode ser, por exemplo: Por favor, vote favoravelmente à Moção "Marinha Grande a cidade Anti-touradas"; o texto,..., convincente q.b., s.f.f.

    ResponderEliminar
  6. Recebi uma mensagem a pedir para enviar E-mail para a Câmara e só tenho pena que o E-mail de onde me chegou já não exista porque é só covardes. Ajudei na organização da tourada e vou continuar a organizar mais e não é com patetices que vão conseguir nada porque há mais aficionados na marinha do que voces pensam e podem ter a certeza que vou descobrir de quem é a mensagem que só pode ser vossa e que isto nao fica assim.

    ResponderEliminar
  7. Estamos cheios de medo!!

    ResponderEliminar
  8. Anónimo a que se está e referir? Que mensagem?

    ResponderEliminar
  9. Anónimo das 18:20, o seu computador ardeu?

    ResponderEliminar
  10. Anonimo das 18.20 não temos medo das s/ameças. Não vamos cruzar os braços, continuaremos a lutar contra as touradas.

    ResponderEliminar
  11. Numa fase inicial, anterior ao dia 5 de Abril de 2009 – data em que a nossa cidade ficou manchada pelo sangue dos animais nela torturados durante a primeira tourada de que há memória na Marinha Grande, e também data de um protesto de rua Anti-touradas –, foram enviados e-mails do nosso e-mail oficial para alguns contactos de amigos e conhecidos do grupo inicial destes amigos dos animais. Porém, a partir dessa data apenas temos vindo a enviar mensagens electrónicas a algumas organizações, às pessoas que estiveram presentes no protesto de rua referido, e às muitas pessoas que vão enviando a carta proposta neste blog para a Câmara Municipal da Marinha Grande, cujos endereços de e-mail nos chegam através de cópia.

    Assim sendo, declinamos qualquer responsabilidade sobre e-mails que sejam enviados em nosso nome que não sejam directamente provenientes de marinhenses.antitouradas@gmail.com.

    Ainda assim, não podemos deixar de ficar muito agradecidos a todas as pessoas que recebem mensagens nossas e as reenviam aos seus contactos.

    Não sabemos se terá sido esse o caso que aqui foi apresentado da forma errada, até porque além de o seu autor preferir manter o anonimato (embora chame cobardes aos outros) não apresenta detalhes suficientes sobre a mensagem que diz ter recebido e prefere ameaçar-nos. Seja como for, quem recebe e-mails e desconhece a sua origem tem sempre a opção de os não abrir e quem os abre só os reenvia se quiser.

    Apelamos às pessoas que receberem e-mails a solicitar o envio para o executivo camarário de uma mensagem de oposição às touradas, para que o façam, e pedimos-lhes, encarecidamente, que os reenviem o mais possível, dando dessa forma um valiosíssimo contributo para que a Marinha Grande seja declarada cidade Anti-touradas.

    ResponderEliminar